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Como controlar conscientemente o estresse e ter uma melhor qualidade de vida?

Que eventos estressores acontecem a todo o momento e de uma maneira desordenada não é novidade para ninguém, não é mesmo?

O problema está no grau de intensidade que tornam esses eventos tão intensos e desajustados, a ponto de bloquear a sua capacidade de lidar com eles e controlar o caos, que existe dentro da sua cabeça. (Sim, você tem essa capacidade, é só uma questão de autocontrole).



Então, para que as coisas fiquem mais claras, inicialmente vamos entender o que é o estresse em si.

O estresse, de uma forma resumida, é um conjunto de estímulos internos e/ou externos, que geram um acúmulo de adrenalina, e consecutivamente ansiedade e estresse. Os efeitos do estresse são vários e nem um pouco agradáveis.

Os efeitos colaterais gerados por alguém extremamente estressado são vários, mas entre os mais observados está a falta de sono, aumento de dor nas costas, tensão muscular, cansaço extremo e irritabilidade.

O estresse pode causar muitos prejuízos para a saúde, como transtornos mentais, doenças cardiovasculares, musculoesqueléticas, e problemas comportamentais.


As causas do estresse são várias e podem estar associadas à pressão no trabalho, ao excesso de informações que a internet proporciona, aos vários papeis sociais desempenhados ao longo dos dias, entre outras.

Agora que já sabemos um pouco sobre o estresse, vamos falar sobre como controlar esses sintomas e adquirir uma melhoria na qualidade de vida.

A primeira coisa essencial é identificar qual ambiente você o deixa com mais estresse e quanto tempo você leva para se sentir calmo (se é que isso acontece).


Para tornar mais fácil, você fará uma lista a fim de caracterizar o estresse de acordo com os ambientes e eventos internos e externos, em uma escala de um a sete, sendo sete a resposta mais alta.

Por exemplo, em uma escala de 1 a 7 quantas vezes eu me senti extremamente estressado em meu trabalho hoje?

Em uma escala de 1 a 7 quantas vezes hoje eu me senti estressado por não estar bem comigo mesmo?

Em uma escala de 1 a 7 quantas vezes eu descontei em outras coisas meu estresse hoje?

Ordene as perguntas de acordo com o seu dia a dia e de acordo com a sua realidade, esse exercício em si, já será uma forma de fazer com que você compreenda estatisticamente as causas do estresse e torna-se mais fácil para você identificar porque, quando e como você se torna mais estressado.

Após você ter acesso a essas informações sobre você e o autoconhecimento sobre a sua relação com o estresse, partiremos para algumas técnicas que podem auxiliá-lo nessa caminhada de autocontrole.


Elimine o excesso de informações nos dias em que você se sentir muito estressado.

Isso vale para internet, ambientes com muitas pessoas e tudo o que de alguma forma lhe proporciona excesso de informações. Em dias que estiver muito estressado opte por lugares mais calmos e serenos, isso ajuda a acalmar a mente.


Crie o hábito de meditar diariamente

A meditação é uma ótima saída para mentes estressadas, visto que tem o intuito de acalmar a mente e relaxar, auxiliando de uma forma positiva na diminuição do estresse.

Comece aos poucos. No início pode parecer quase impossível controlar a mente, mas com persistência você estará controlando seus pensamentos e relaxando enquanto faz isso.


Faça terapia

Isso pode parecer clichê, mas garanto a você que não é. Todo excesso, seja de angústia, tristeza ansiedade ou estresse, precisa ser liberado de alguma forma. Se isso não acontece, o corpo psicossomatiza, ou seja, converte em patologias. Essa é a forma que seu organismo encontra de alertá-lo de que algo não está bem.

O falar é uma habilidade que se tornou esquecida diariamente, isso porque o fazemos com as pessoas erradas, que ou não escutam ou não dão os melhores conselhos.

Converse abertamente com alguém capacitado a ouvi-lo, sem julgamentos e com o intuito único de ajudar você a lidar com esse problema.


Pratique atividades físicas e coma saudavelmente

Lá vem mais uma frase que parece ser clichê, mas que não é. A prática regular de atividades físicas e alimentação saudável mantém o corpo ativo e diminui a sensação de esgotamento gerada no fim de um dia todo de trabalho.

O mais importante de tudo o que foi citado aqui é você ter a consciência de que o estresse é um assunto sério, e muito pouco falado a respeito.

A vida cotidiana, com todo seu caos, arrasta tudo e todos em uma velocidade assustadora.

Observe seu corpo, perceba-se e dê a atenção necessária para sua saúde. Desta forma, os problemas serão enfrentados com mais calmaria e você tomará decisões conscientemente e assertivamente.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123rf / Imagens

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