Como conviver com pessoas que só sabem criticar:



Pessoas críticas demais são aquelas que não conseguem ver nada de positivo nas pessoas e nas coisas.

Elas criticam todas atitudes com furor e são ainda mais rígidas quando se trata da opinião que têm delas mesmas.

Falar tudo o que pensa acerca de outra pessoa, sem ter sido consultado é, no mínimo, deselegante. Na maior parte dos casos, é agressivo.

É curioso observar que as pessoas ditas sinceras, que se sentem à vontade para falar das outras, raramente dizem palavras elogiosas a elas.

Criticar e falar mal dos outros não é sinal de boa autoestima; falar bem de si mesmo também não o é. Delicadeza e discrição são bons sinais.

Muitas são as vezes em que as críticas, mesmo quando verdadeiras, são uma forma sutil de manifestação invejosa daquele que está falando mal.

Só deveríamos falar algo a respeito do outro se formos insistentemente solicitados: e convém verificar se ele está mesmo pronto para ouvir!

1. Não leve para o lado pessoal

Geralmente, as pessoas que são críticas demais são assim com todos os outros com quem elas se relacionam. Por isso, não há motivos para levar essas críticas para o lado pessoal. Se essa pessoa parece estar sempre desencorajando-o e criticando ferrenhamente tudo que você diz, esteja certa de que ela também faz o mesmo com os outros.

Na dúvida, faça um teste. Tente presenciar uma conversa dessa pessoa com outra e observe se ela também é crítica demais nessa situação. Sendo assim, nada de levar esses comentários para o lado pessoal.


2. Entende as mensagens de forma objetiva

Para que o que você ouve deste tipo de pessoa não lhe faça mal, é preciso ouvir essas mensagens de forma objetiva sem tentar relacionar sentimento a elas. Em vez de reparar em como a pessoa está dizendo algo, preste atenção no que exatamente ela quer dizer.

Desta forma, em vez de ouvir e reagir, você ouve e capta a mensagem correta que a pessoa quis passar. Por exemplo, se uma amiga que é assim responde que a sua roupa não está bonita ou combinando, isso não quer dizer necessariamente que ela esteja querendo ofendê-la dizendo que você não entende nada de moda.

Quando alguém fizer comentários extremamente secos e diretos, não veja isso como uma ofensa, mas entenda que essa é a forma que aquela pessoa usa para se comunicar e, talvez, até seja a única maneira que ela domine para se comunicar.


3. Considere essa pessoa uma fonte de feedback verdadeiro

Em geral, pessoas críticas demais podem ser uma fonte de opinião sincera. Se não gostam de algo, certamente não vão esconder isso de quem quer que seja – mesmo sabendo que podem magoar alguém. Por isso, essas pessoas podem ser uma boa fonte de feedback verdadeiro.


4. Descubra porque certos comentários o (a) abalam

Quando algo magoá-lo (a), vá até a raiz do problema. Se alguém criticou seu visual e você se ofendeu, será que foi realmente por causa do que a pessoa disse ou sua opinião própria sobre seu visual anda meio abalada? Descubra quais são seus pontos fracos – seu calcanhar de Aquiles – e invista na recuperação da imagem que você tem de si. Desta forma será mais fácil não ser atingida por esses comentários e críticas.


5.  Não peça opiniões se não estiver pronto (a) para ouvir

Uma coisa é certa: se você pedir opinião a pessoas críticas demais, terá que ser forte para encarar a resposta. Caso você já esteja inseguro (a) quanto ao assunto, é melhor deixar para perguntar para outra pessoa. Porque um comentário negativo a respeito de algo que já está incerto, pode causar um resultado desastroso.




6. Não dê tanto valor às críticas

As pessoas costumam atribuir um grande valor à opinião alheia e quando isso se refere à opinião de pessoas próximas, o valor é ainda maior. Porém, quando se trata da opinião de pessoas próximas, mas que são críticas demais, essa atribuição de valor pode ter um sério impacto na sua vida.

Valorizar demais a opinião de pessoas excessivamente críticas pode levá-lo (a) acreditar que você não tem nada de bom, que tudo no mundo é negativo e que você não deve investir em tentativa alguma – afinal o que essas pessoas mais fazem é desencorajar as ideias e vontades do outro.

Levando isso em consideração, mesmo que a pessoa seja alguém que você ame muito, procure não valorizar tanto a opinião dessa pessoa – especialmente a seu respeito. E invista em si mesmo, acredite em você e deixe as críticas um pouco de lado.

7 – Seja bondoso (a) com pessoas assim

Essas pessoas críticas demais não são assim porque ficam felizes em fazer comentários negativos a respeito de tudo e todos, elas são assim por terem uma infelicidade tão grande dentro de si, que acreditam ser impossível achar algo de bom no mundo. E o fato de estarem sempre criticando tudo faz com que isso se torne uma bola de neve, porque quando mais ela se autocritica, mais ela destrói a imagem que tem de si. E quanto mais ela critica os outros, mais ela destrói a esperança que o ser humano pode ter de ser feliz.

Em vista disso, podemos perceber que essas pessoas não precisam ser julgadas ainda mais, elas já se julgam em excesso e com muita rigidez. Elas precisam de carinho, afeto e precisam que os outros as mostrem que há coisas maravilhosas para serem descobertas a respeito da vida.

8 – Evite pessoas extremamente críticas

Se mesmo com todos esses conselhos você acha que ainda é muito afetado (a) negativamente pelos comentários e críticas dessas pessoas, o ideal é ignorá-los. Se você não consegue conviver com quem é crítico demais sem sofrer influência do negativismo dessas pessoas, é melhor mesmo se afastar delas e evitar conversas.

Mas, se você não pretende se afastar desse alguém porque ama ele ou ela, invista em atitudes positivas e encoraje uma visão mais positiva do mundo.

Combata a crítica com elogios, isso pode “desarmar” a pessoa excessivamente crítica e vai ajudá-la a conviver melhor com outras pessoas.

__________

Direitos autorais da imagem de capa: jackf / 123RF Imagens






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.