publicidade

Como detectar um mentiroso em segundos:

A mentira está no topo da lista de traços negativos. Ninguém gosta de descobrir que foi enganado, mas é algo que quase todos nós fazemos todos os dias.

A maioria das pessoas não querem nos enganar por um ganho egoísta. Com entes queridos, é mais provável que mintam para poupar seus sentimentos de serem magoados.



Mas e se você realmente quer saber quando você está sendo enganado? Você pode realmente saber se você conseguir ler os sinais bem o suficiente?

O maior traço de um mentiroso

Como pode identificar alguém que está mentindo? Palavras são difíceis de decifrar quando se trata de mentir. O que alguém diz pode ser ensaiado e controlado, especialmente se uma pessoa é particularmente boa nisso.

Quando se trata de detectar pistas, as ações realmente falam mais alto que palavras, porque está tudo ali nos gestos da pessoa. Ao contrário das palavras, estas tendem a ser incontroláveis e automático. Para saber a verdade, você tem que se concentrar na linguagem corporal.


Quais são exatamente os gestos típicos que as pessoas dão quando contam uma mentira? 

Estes são os sinais mais comuns para buscar:

Eles sorriem menos ao mentir 

As pessoas tendem a sorrir, menos quando estão mentindo, especialmente os homens. Em sua pesquisa, Paul Ekman sentiu que isso reflete a ideia de associar as mentiras com sorrisos e assim entrar em um blefe duplo, reduzindo o sorriso. Se alguém tentar sorrir ao mentir, tende a ser menos genuíno, significa que eles sorriem mais rapidamente e seguram a pose por mais tempo.


Eles coçam o pescoço enquanto se sentem nervosos

Outra dica é quando alguém arranha a lateral do seu pescoço logo abaixo da orelha. Isto geralmente tende a ser feito de uma forma específica, ou seja, com o dedo indicador de sua mão dominante.


Este é um sinal típico de insegurança, dúvida e incerteza que está passando pela mente de alguém que não está dizendo toda a verdade.


Eles cobrem suas bocas inconscientemente

Cobrindo a boca, em particular, é um reflexo subconsciente que pode literalmente significar que alguém está tentando suprimir as palavras enganosas que estão saindo de sua boca. Poderia manifestar-se como uma mão sobre a boca ou mesmo um dedo colocado sobre os lábios em um gesto ‘ Ssshh ‘.


Eles tocam seus narizes enquanto falam

Estamos todos familiarizados com o nariz do Pinóquio e o efeito que a mentira tinha nele. Os cientistas da Fundação da pesquisa em Chicago descobriram que o nariz humano se expande ao mentir. Isto é causado por produtos químicos que estão sendo liberados devido à pressão de dizer uma mentira, causando o tecido dentro do nariz a inchar.

Enquanto nós não somos capazes de ver os efeitos, o que acontece é que este inchaço pode criar uma sensação de formigamento que o mentiroso vai querer coçar, portanto, criando o toque do nariz.


Eles puxam o colarinho do pescoço

Este é um sinal clássico de um mentiroso e a razão atrás dela vem da sensibilidade dos tecidos delicados do rosto e do pescoço. Quando alguém mente, cria uma sensação de formigamento nestas áreas que o mentiroso vai querer tocar. A pressão de mentir também causa o aumento de suor, e é por isso que o puxão do colarinho é tão conhecido.


Eles esfregam seus olhos para evitar olhar para você

Este é, mais uma vez, originado da infância. As crianças frequentemente cobrem seus olhos quando não querem olhar algo e este hábito não nos abandona completamente na idade adulta. Nós ainda, subconscientemente, esfregamos ou tocamos a área dos olhos quando não queremos olhar para algo (neste caso, a pessoa que estamos mentindo). É o mecanismo de lidar com o cérebro para bloquear a falsidade e a pressão de enfrentar a pessoa que estamos enganando.

Conhecendo estes sinais, você terá menos probabilidade de ser enganado, não importando o quão sincero elas soam. E às vezes você não precisa mesmo ouvir a resposta verdadeira porque você já entendeu através da linguagem corporal.

___________

Traduzido pela equipe de O Segredo  –  Fonte: Life Hack

Direitos autorais da imagem de capa: grinvalds / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.