ColunistasRelacionamentos

Como devo me relacionar com meu ex?

como devo me relacionar

Eu sempre recebo dúvidas sobre como se relacionar com o ex ou a ex, então responderei aqui algumas das perguntas mais recorrentes:



1) POSSO TER AMIZADE COM MEU EX, AGORA QUE ESTOU NAMORANDO OUTRA PESSOA?

R: Então, essa é uma questão simples que muita gente não sabe como lidar, claro que também envolve a opinião do seu atual, porém, vamos falar aqui apenas das suas atitudes.

Você sente alguma coisa pelo seu ex? Se resposta é não, então você pode manter amizade, mas quando eu digo não, é NÃO mesmo. Se você ainda tem ciúmes dele, dói um pouco vê-lo com outra pessoa, etc. Então, você ainda tem sentimentos. Quando você não sente mais nada, você tem indiferença pelas atitudes do seu ex. Não é pela pessoa, é pelas ATITUDES.


Situações:

Seu ex viajou para mesmo lugar que vocês viajavam, só que ele foi com a atual. Se essa informação é irrelevante para você, parabéns! É indiferente o que você sente por ele. Caso não, você ainda tem sentimentos por ele.

Seu ex passou mal e foi parar no hospital, você se preocupa e quer saber se está tudo bem. Isso é carinho pela pessoa, não significa que você sente algo a mais que isso por ele.

Quando você atingir a indiferença, as atitudes dele não vão lhe atingir, então é possível sim ter uma amizade.


“Leonam, eu ainda tenho sentimentos pelo meu ex, sim, porém acredito que falar com ele demonstre que estou superando”.

Geralmente minha resposta começa assim: “ESTÁ ERRADO!!! VAI DAR PROBLEMA!”

É simples, se você não o esqueceu, você tem o direito de tentar com outra pessoa, mas você tem que tentar direito. Falar com seu ex, manter contato, ainda nutrindo sentimentos, é alimentar a presença na sua vida de quem precisa ir.

Quem não é visto não é lembrado, se você está tentando com outra pessoa, foque nela, procure saber sobre a vida dela.


Não mantenha contato com seu ex, não tenha amizade, você pode acabar traindo quem está com você, que não tem nada a ver com seus sentimentos mal resolvidos. Não é que você não possa tentar com outras pessoas porque não esqueceu seu ex ainda, só que, se for para tentar, faça isso direito, lembre-se de que do outro lado tem alguém que confiou a você o direito de ser amado (a).

“Amar é dar ao outro o poder de destruí-lo, mas confiar que ele não o fará”.


2) ELE (A) TEM AMIZADE COM A EX, ENTÃO POSSO TER COM O MEU, OU MINHA, TAMBÉM.


Essa é uma afirmação que me falam muito. E não é bem assim.

Voltando ao que foi abordado na primeira pergunta, eu pergunto para a pessoa se seu atual tem amizade com a ex dele. Mas ele tem sentimentos românticos por ela, ou ele já superou?

Aí a pessoa, às vezes, fica sem resposta, exatamente por saber a resposta.

Gente, é simples, direitos iguais, se ele ou ela não tem sentimentos de amor pela ex ou pelo ex, e a ex ou o ex é uma pessoa indiferente para ele ou ela, é só amizade real, então para que os direitos sejam iguais, você deve estar na mesma condição que ele ou ela. Se você ainda tem sentimentos pelo seu ex ou sua ex, então você não está madura (o) emocionalmente, o suficiente para manter contato com o ex ou a ex. Já no caso do seu parceiro (a) ele ou ela está, ou seja, se ele tem contato e não sente nada pela ex, então você também pode ter, desde que não sinta nada pelo ex também.



3) QUERO VOLTAR COM MEU EX, ACHA QUE DÁ CERTO?

Essa é clássica, né?! É a que mais recebo.

Obs: Nessa questão, vou colocar a situação no feminino, visto que meu maior público nesse quesito são as mulheres.


Vamos lá… voltar ou não com o ex.

Opinião minha, particular e pessoal: Não, o tempo que foi para estarem juntos deu certo; quando parou de dar certo, a vida trouxe novas questões. Um já não tinha os mesmos ideais do outro e os caminhos mudaram, então a minha resposta pessoal é não, dê uma chance a alguém novo em sua vida. (OPINIÃO PESSOAL, TÁ, GENTE?! TOTALMENTE MUTÁVEL TAMBÉM).

Opinião profissional: a cada dez casos de “voltar para ex” oito não continuam, um continua, com os mesmos problemas, mas continua, e um dá super certo.

Muitas vezes o que a pessoa não entende é que ela não está voltando para o ex, ela está se separando aos poucos (agora vai usar isso como desculpas para voltar com ex e se separar mais um pouquinho “risos”) assim como sua relação de anos não nasceu da noite para o dia, ela também não vai terminar assim, em um piscar de olhos, então, às vezes, você acha que está tentando voltar, mas você está é se desapegando aos poucos, porque de uma vez só dói muito.


Porém, tem gente que volta com o ex e tudo flui bem, isso acontece com quem não viveu tudo o que tinha para viver naquela relação, então, quando volta às coisas fluem mais facilmente, são bem menos os casais que voltam e ficam bem, casais assim têm o perfil de não terminarem muito. Separam uma ou duas vezes em anos.

Já casais que vão e voltam tendem a estar se desapegando aos poucos, ao invés de tentar novamente, só não sabem disso. E ficam nessa, até que um dia desapegam e terminam de vez, ou aparece alguém novo, como um furacão, tornando-se na sua vida alguém que jamais outra pessoa foi, e aí já era, não tem ex, não tem sogra, não tem cunhado, só o que você quer é aquela nova relação.

E então começa uma nova história na sua vida.

Bom! Galera!!! É isso, espero que ajude!



Direitos autorais da imagem de capa: Radu Florin on Unsplash

O fracasso é um processo natural de aprendizado

Artigo Anterior

A jovem na torre onde ninguém podia entrar…

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.