Como e por que melhorar sua postura



Como você está lendo este artigo? Sentado alinhado com a cadeira (ou poltrona) ou meio jogado para trás, afundado no assento? É hora de melhorar a sua postura!

Antes de entender o como, vamos entender o porquê, caso você ainda tenha dúvidas a respeito do esforço de ter uma postura melhor.

Por que melhorar a postura?

Facilitar a respiração

Com a boa postura, vem a respiração melhor. Há uma grande diferença entre a quantidade de ar inalado quando você tem uma postura correta e quando você está jogado na cadeira. Não é à toa que yoga, meditação e exercícios físicos focam tanto na postura e na respiração correta.


Projeção de imagem

Você já reparou que os servos e lacaios no cinema, livros e TV são curvados, retorcidos e corcundas, enquanto os líderes e heróis normalmente têm a postura ereta e peito estufado?

Esta é a visão extrapolada da realidade que a postura causa na percepção das outras pessoas. Quando você tem os ombros caídos, senta-se jogado e anda com as costas curvadas, você projeta uma imagem de cansaço e desânimo. É assim que você quer ser visto pelas outras pessoas?


Concentração e pensamento

Quando você tem a postura correta e, consequentemente, respira corretamente, você leva mais oxigênio ao cérebro. E ele requer 20% de todo seu oxigênio para trabalhar corretamente. Mais ar, mais oxigênio, mais combustível cerebral, mais ideias e poder de pensamento!


Menos problemas de saúde

Existe uma série de problemas que a má postura traz, complicações que demoram a vir, mas virão. Dor nas costas, má circulação, problemas na coluna, entre outros problemas.


Mais autoconfiança

Melhorar sua postura ajuda você também a se sentir um pouco mais autoconfiante, sem muito esforço.


A tal boa postura

Uma boa postura não é necessariamente manter a espinha totalmente reta. A boa postura consiste em manter as duas curvas naturais das suas costas, delineando os arcos da base das costas à nuca.

Teste as posições, de preferência em frente a um espelho e encontre a posição que seja ereta, e ao mesmo tempo não faça pressão excessiva.



Como melhorar sua postura?

Lembre-se de checar a postura

A maioria de nós deseja ter uma postura melhor, porém, esquecemos da postura! Poucos minutos depois de endireitar as costas, lá estamos jogados na cadeira novamente. É importante que você se policie analisando sua postura, rapidamente corrigindo-a. Depois de alguns dias, o processo será automático.


Elimine os maus hábitos e que atrapalham a postura

Hábitos ruins como assistir TV afundado no sofá, todo torto, trabalhar com o notebook apoiado na barriga, sentar com os ombros caídos para frente, entre outros.


Sente-se no fundo da cadeira

Normalmente fazemos o contrário, sentando na ponta. Isto evita que as costas apoiem no encosto e, normalmente, vamos para a posição de ombros caídos e corpo projetado para frente, lesando a coluna. Uma boa dica para manter corpo no fundo da cadeira é colocar uma almofada no encosto. Caso você mude a posição para frente, a almofada cai, servindo como lembrete para você voltar a posição correta.


Posição dos pés

Especialistas dizem que não devemos ficar com as pernas em posições diferentes para não “contorcer” o corpo, prejudicando a postura. A regra geral é manter os dois pés ao mesmo tempo no chão.

Conclusão

Para uma vida mais plena e duradoura, é essencial ter uma boa postura. Não é nada complicado e melhora as nossas vidas!

Barriga para dentro, peito para fora, soldado! O sucesso é a única possibilidade!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123RF Imagens/rosipro.






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.