ColunistasDesenvolvimento Pessoal

Como escolher um profissional coach:

Como Escolher um Profissional Coach

Escrevi esse artigo para falar sobre um assunto que nem todos conhecem, pois a carreira de Coach está em alta, e poderá ajudá-los a fazer uma boa escolha.



Diante de tantas ofertas de serviços de Coaching, você já se perguntou como escolher um bom profissional Coach; um profissional que realmente possa orientá-lo corretamente em algumas das diversas áreas da sua vida, nas quais ele se especializou?

Existem algumas questões que precisam ser levadas em consideração antes de contratar um Coach, uma delas é qual a formação desse profissional, quais sãos as suas competências, qual a preocupação desse profissional com relação à ética e ao profissionalismo?

Lembre-se de que esse profissional estará muito próximo a você e terá acesso às diversas informações da sua vida. Procure informações a respeito de pessoas que já contrataram o seu serviço e algumas indicações de Coachees (Clientes) que passaram pelo processo com ele.


O maior objetivo do processo de Coaching é obter a satisfação do cliente em atingir o resultado desejado na área pela qual ele optou em transformar. É muito importante saber que o processo de Coaching compreende o autoconhecimento e desenvolvimento de suas capacidades e do seu potencial.

Eu gosto muito de fazer um trocadilho para explicar o que ocorre durante esse processo, utilizando o livro O Pequeno Príncipe; uma frase onde ele diz o seguinte: “Somos eternamente responsáveis por aquilo que cativamos”, eu sempre afirmo que somos eternamente responsáveis pelas nossas escolhas, sejam elas quais forem, vão nos perseguir por toda a vida.

O objetivo do processo de Coaching é trazer o Coachee para a sua realidade e fazê-lo assumir a responsabilidade pelas coisas que ele realmente deseja para sua vida, sejam elas pessoais ou profissionais, cabe a ele, junto com ao seu Coach, identificar durante esse trabalho qual área quer desenvolver para obter uma maior clareza e alcançar o resultado desejado; aprender a pensar por si próprio e ressignificar o que não tem importância e não agrega nada a sua vida.

Durante os processos de Coaching que realizei, identifiquei que muitos Coachees quando buscam um Coach para sua ascensão ou transição profissional e durante as sessões, descobrem que o seu problema não é profissional e sim pessoal ou emocional. Quando identificado pelo Coach que existe algum problema disfuncional, o mesmo deverá orientar o seu Coachee a buscar ajuda de um profissional qualificado na área, seja um psicólogo; psicanalista ou até mesmo um médico psiquiatra, por se tratar de profissionais capacitados para atendê-los, pois a questão aqui, não é o fator financeiro e sim o fator humano.


Mais um bom motivo para quem contrata esses serviços de Coaching e de extrema importância, fazer uma boa escolha do profissional, pois se deve levar em consideração que lidamos com seres humanos e devemos zelar sempre pelo bem-estar das pessoas e lembrar que se tratam de vidas.

Como disse Carl Gustav Jung: “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana”.

Finalizando, gostaria de ressaltar a importância da reciprocidade e o respeito entre os profissionais Coaches, praticando a Ética profissional entre si, pois nem todos possuem as mesmas qualificações ou obtém a capacitação para atender todas as áreas de um cliente, sejam elas pessoais ou profissionais. Respeitar o colega é respeitar a si próprio, considerar que a forma de atuar de cada um é diferente, mesmo utilizando as mesmas técnicas, pois uns têm maiores habilidades que outros na aplicação da metodologia. Muitos desses profissionais são formados nas melhores universidades e adquiriam experiência ao longo de sua carreira profissional e a capacitação em Coaching veio aprimorar todo um conhecimento já adquirido e praticado ao longo dos anos, é aquele que sabe se reinventar e inovar, que não fica preso a uma única fórmula ou receita já pronta, mas que pode melhorar a cada dia mais o seu conhecimento para ajudar pessoas a serem melhores como pessoas e como profissionais.

Portanto, quando você pensar em contratar um bom profissional Coach e considerar os pontos abordados neste artigo, com certeza terá o melhor resultado e alcançará o sucesso desejado!


_______

Direitos autorais da imagem de capa: gpointstudio / 123RF Imagens

Nada em nossa vida é por acaso. Atraímos e construímos tudo!

Artigo Anterior

Uma vida de espera e de páginas em branco…

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.