4min. de leitura

Como evitar que o medo te bloqueie?

O medo é um sentimento natural, uma ferramenta para se defender de coisas, pessoas ou situações potencialmente perigosas ou que incomodam o indivíduo.

É a sensação que proporciona um estado de alerta ao fazer alguma coisa, possivelmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente.


Entretanto, quando o medo é muito intenso, a ponto de paralisar as ações, ele se torna um grave limitador do crescimento individual.

Você tem medo de quê?

Você tem medo de perder alguém? Do desemprego? De empreender? De cometer erros? De ser feliz? De ter sucesso? Medo de sair do emprego que não suporta? Medo de terminar um relacionamento que não te faz feliz?

Tudo na vida tem um limite, inclusive para o medo. Se você está preso a uma situação ruim com receio de agir, ou das consequências dessa ação, está limitando a possibilidade de felicidade e sucesso.


Esse sentimento também é uma das principais causas da procrastinação, ou o adiamento de ações. Do mesmo modo, é um grande limitador de felicidade. Muitas vezes ele nos paralisa, impedindo-nos de dar passos importantes em nossa trajetória.

Você tem o direito de se prevenir de erros e dores, mas não pode deixar que uma sensação não real o impeça de agir e criar oportunidades melhores. Portanto, proteja-se, mas não se aprisione.


Como vencer o medo?

Embora não seja uma questão simples, já que cada pessoa tem suas necessidades e limites, que devem ser considerados, algumas técnicas podem ser aplicadas para reduzir o bloqueio causado pelo medo.


Com o intuito de clarificar a mente, você deve se perguntar:

  • Alguém, em similar circunstância, já passou por situação semelhante? Como agiu? Qual foi o resultado?
  • Qual o pior cenário que pode acontecer se eu agir? Posso lidar com ele?
  • Qual o melhor cenário que pode resultar da minha ação? Isso resolverá a questão?
  • Como seria se eu tivesse coragem de fazer isso?

Escreva suas respostas e analise-as.

Sem dúvida, uma das causas mais absurdas desse sentimento limitador é a preocupação com o que as pessoas podem pensar.

Nesse sentido, você precisa entender e aceitar que cada indivíduo tem seus desafios e situações únicas. Ninguém pode influenciar em suas ações ou sentimentos. É sempre uma decisão exclusivamente sua, visto que se trata da sua vida e de seus resultados.

Uma sugestão é você passar por um processo de autoconhecimento, com ajuda profissional, identificar a origem dos medos e trabalhar, assertiva e objetivamente, para eliminá-los.

Também terá a oportunidade de reconhecer suas crenças limitantes e os comportamentos que sabotam seus resultados.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: Anabel F. Zamora on Unsplash





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.