Desenvolvimento Pessoal

Como a gestalt pode ajudar a promover seu crescimento pessoal:

As técnicas utilizadas na teoria Gestalt nos incentivam a focar no momento presente para que possamos trabalhar de forma mais consciente rumo a decisões mais positivas e autorrealização, o que nos leva a evoluir corretamente de acordo com nossas necessidades.



É direito de todos os seres humanos construírem sua própria realidade de vida, e a Gestalt pode nos ajudar a fazer isso.

O precursor da Gestalt, Frtitz Perls disse que a principal angústia dos seres humanas é o espaço que deixamos entre o agora e depois. Nossas mentes funcionam com muita energia, vinte e quatro horas por dia, e por isso, muitas vezes, nós antecipamos coisas que podem acontecer e nos prendemos a coisas que já aconteceram. Esse hábito cria ansiedade, medo e limitações em nossas vidas.

Entre os princípios da Gestalt está a incentivar as pessoas a perceberem seus problemas de forma mais unificada, para ao invés de nos perguntarmos porque algo aconteceu, possamos focar em entender como essas coisas nos afetam.


Técnicas Gestalt que promovem o crescimento pessoal

As técnicas abaixo têm o objetivo de nos ajudar a nos tornarmos mais conscientes do mundo ao nosso mundo redor, para incentivar nossa consciência e maturidade:

1. Questões pendentes

Esse tópico se refere a eventos passados que não foram corretamente resolvidos e por isso afetam nossas vidas no presente. Podem ser emoções, problemas, relacionamentos. A Gestalt diz que todos nós temos questões pendentes com as pessoas ao nosso redor, sejam amigos, parceiros ou ex-parceiros e pessoas que podem ter partido de nossas vidas. Os problemas são naturais da vida, não podem ser evitados, mas podemos lidar com eles de forma madura para não nos apegarmos a sofrimentos e ressentimentos desnecessários.


Para nos ajudar, podemos realizar uma simulação, conversando mentalmente com a pessoa que nos feriu e dizer tudo o que precisamos para nos libertarmos de sentimentos negativos. Nós iremos despir as dores, armaremos as desconsolações, as falhas ou mesmo o rancor. Uma vez que isso estiver concluído, poderemos finalmente avançar.


2. Técnica da cadeira vazia

A técnica da cadeira vazia é usada muitas vezes para favorecer encontros e projeções imaginárias de outras pessoas, para resolver traumas e despertar uma melhor qualidade de vida. Quando focada para o desenvolvimento pessoal, é usada para incentivar um diálogo interno onde nossos lados opostos são encenados. Como um exemplo, podemos promover um diálogo com nós mesmos, em que em um lado estará aquilo que nos causa desconforto, e no outro lado a motivação de ter uma vida mais produtiva e feliz.



3. Assumir a responsabilidade

Para assumirmos a responsabilidade por nossas vidas, precisamos ter um alto nível de compromisso e estarmos conscientes do que se passa em nosso interior, para que possamos fazer movimentos mais certos em direção à mudança. Por exemplo:

“Eu entendo que estou sofrendo dor de cabeça e estômago, provavelmente porque estou o tempo todo pensando nas coisas e antecipando problemas. Sou responsável por isso e tenho que mudar as coisas para viver melhor.”



4. Manter uma prática saudável de consciência

Quando o trabalho é realizado com a teoria Gestalt, é essencial o terapeuta entrar em contato com o “como” da experiência da pessoa ao invés de com o “porquê”. O profissional precisa compreender como o seu paciente lida com a vida, como enfrenta os seus problemas. Para que isso seja possível, é preciso que haja um espaço para identificar as emoções e sensações presentes, por meio de perguntas como “Explique-me como você se sente”, “Fale como você se sente aqui e agora.”



5. Transformar as perguntas em afirmações

A Gestalt nos propõe transformar questões em autoafirmações. Veja exemplos abaixo:

  • Por estou me sentindo tão mal hoje? ⇔ Estou me sentindo mal hoje, vou fazer minha parte para mudar esse sentimento, para que amanhã seja um dia melhor.

  • Por que estou sentindo meu parceiro está cada vez mais distante? ⇔ Meu parceiro está muito distante ultimamente, vou perguntar para ele se há um problema.

________________

Direitos autorais: miss_j / 123RF Banco de Imagens


A black friday e o imediatismo do ser humano:

Artigo Anterior

Sobre cuidados e promessas vãs: ninguém deve “cuidar” de você, exceto você mesmo.

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.