5min. de leitura

Como a gratidão mudou a minha vida…

A gratidão mudou minha vida!

Sabe aquela época da vida em que parece que tudo está dando errado? Você trabalha em um emprego que não se identifica. Você acorda em um horário que seu corpo não gosta. Acredita que não tem o reconhecimento que merece. Passa mais tempo no trânsito e no trabalho do que na sua própria casa.



Você acha que a família dos outros é mais “perfeita” que a sua. Você sonha com o final de semana, mas quando ele chega, parece que voou e toda segunda-feira é uma tortura.

Enfim, nada está acontecendo como você sonhou um dia e parece que a tendência é sempre piorar.

Eu já passei por isso, mas a gratidão mudou a minha vida!

Eu já tive uma época dessas, e muitas pessoas que conheço também já tiveram, ou ainda estão vivendo isso. Mas em um certo dia, vi um vídeo sobre o poder da gratidão e tudo começou a mudar.


Também conversei com uma amiga e ela me falou que todos os dias pensava em pelo menos 3 motivos novos para agradecer e comecei a fazer o mesmo e depois dessa simples atitude, parece que minha vida passou a ter outro sentido.

Comecei a perceber que, mesmo não gostando de acordar cedo, eu podia ver o sol nascendo todos os dias, e aquilo já era um presente para mim.

Comecei a agradecer às pequenas coisas, como ter um emprego, mesmo com tantas pessoas desempregadas. Agradecia por ter amigos verdadeiros, mesmo com tantas pessoas falsas no mundo.


Ter minha família é um grande motivo para eu agradecer, pois mesmo com seus pequenos defeitos (que toda família tem), eu sabia que tinha ali o amor mais puro e verdadeiro.

E passei a ser muito grata pelo dom da vida, que é o que temos de mais valioso, mas perdemos tanto tempo reclamando das coisas, que não percebemos quão maravilhosa é nossa existência.

E agora, quero que assim como eu, todas as pessoas comecem a ver a vida com outros olhos, e aqui está meu simples ritual matinal, no qual pratico a gratidão todos os dias.

Meu ritual matinal de gratidão

Hoje eu acordo em um horário que meu corpo está acostumado e sei que posso ter um dia produtivo e feliz, e sempre durmo pelo menos 7 horas por noite.

Depois de lavar meu rosto para despertar, sempre medito, pois a meditação me dá mais foco e me ajuda a prestar mais atenção em mim mesma, então… penso na intenção principal para o meu dia.

Depois de meditar, tomo meu café da manhã e pratico a gratidão de uma forma muito simples:

Comprei uma caderneta e ela é o meu “caderno da gratidão”.

Primeiro escrevo 3 coisas novas que tenho a agradecer nas últimas 24 horas, pois escrever me ajuda a expressar esse sentimento, e amanhã um dos motivos pelos quais serei grata certamente será por ter escrito esse texto, compartilhando com mais pessoas sobre o poder da gratidão na minha vida; e se uma pessoa for impactada, tenho certeza de que terei mais mil motivos para agradecer.

Escrevo também uma experiência positiva nas últimas 24 horas e essas simples atitudes me ajudam a começar o dia com pensamentos positivos, em um nível elevado de energia e felicidade.

E com essas simples atitudes posso dizer que a gratidão mudou a minha vida.

Como você pode começar

Se você simplesmente parar de reclamar de cada situação e começar a enxergar um simples motivo de aprendizado ou algo a agradecer, certamente a gratidão começará a mudar sua vida também.

Se você quer começar a praticar a gratidão (sim, primeiro você precisa praticar, para então se tornar algo natural), recomendo o livro  “A Magia” de Rhonda Byrne. Nesse livro você vai praticar a gratidão durante 30 dias, com simples ações e prestando atenção no seu dia a dia.

Gratidão por ler esse artigo! Espero tê-lo(a) ajudado a dar o primeiro passo para sua mudança de vida!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: milkos / 123RF Imagens

Você sabia que O Segredo está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.