ColunistasSuperação

Como lidar com as tempestades da vida:

como lidar com as tempestades

O estudo de Harvard denominado ‘Harvard Grant Study’ é um dos estudos acadêmicos mais extensos já feitos. Nesse estudo, as vidas de centenas de pessoas foram acompanhadas ao longo de um período de 75 anos.



O objetivo dos pesquisadores era encontrar uma resposta para os segredos de uma vida feliz e com propósito.

George Villant, o psiquiatra e pesquisador responsável por supervisionar esse estudo, após estudar e analisar as evidências, concluiu que as pessoas que enxergam os pontos positivos, até mesmos nas situações mais difíceis, são as mais felizes.

Baseado em tudo aquilo que o estudo revelou, Villant sugere que tenhamos um caderno para anotar todos os desafios que enfrentamos em nossas vidas. Ele ainda nos incentiva a fazer quatro perguntas a nós mesmos, quando as coisas não acontecerem conforme planejamos.


Veja abaixo as 4 perguntas sugeridas por George Villant:

1. Quais lições essa situação tem para me ensinar?

Logo que um desafio se apresenta para nós, tendemos a enxergá-lo com um certo temor e desesperança. No entanto, uma pergunta sábia que podemos nos fazer é: “Quais lições essa situação pode me ensinar?”

Nós não vivemos nada “por acaso”, tudo faz parte de nossa jornada, e as situações que enfrentamos diariamente têm o propósito de nos levar a uma vida mais consciente e realizada.



2. De que maneiras posso me fortalecer?

Quando enxergamos nossos desafios como oportunidades de crescimento e fortalecimento, desempenhamos uma positividade que é fundamental para nossa evolução.

Os eventos que vivenciamos desempenham um papel fundamental em fortalecer nossos valores, ideais e caráter. Quando aceitamos este fato, nós nos abrimos para descobrir habilidades e forças interiores que podemos nunca ter imaginado.



3. Em que isso me beneficia?

As pessoas conscientes e abertas sabem que todos os nossos desafios abrem portas para evolução e desenvolvimento. No entanto, para aproveitarmos desses benefícios, precisamos enxergar tudo com mais positividade e otimismo.

Muitas vezes, algo que parece uma perda, na verdade, pode ser uma oportunidade de fazer mais por si mesmo e viver sua vida com mais autenticidade.



4. Como essa situação pode me ajudar a ajudar outras pessoas?

As situações difíceis de nossas vidas, muitas vezes, parecem ser demais para lidarmos. No entanto, quando encontramos a coragem e atitude necessárias para enfrentá-las, podemos ajudar outras pessoas que precisam de uma luz em seu caminho.

Nossos desafios podem ser uma espécie de bênção disfarçada e ajudar na iluminação da sociedade.


Benditos sejam aqueles que nos fazem sorrir!

Artigo Anterior

Eft – terapia de liberação emocional ou tapping

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.