publicidade

Como lidar com críticas injustas…

É muito comum sermos surpreendidos com alguma crítica, embora seja do ser humano a necessidade de fazer julgamentos, classificar, rotular, muitas vezes, as críticas nos atingem de tal forma que perdemos o controle das nossas reações.



Sendo assim, é fundamental termos a clareza da situação para retomarmos o controle das nossas vidas.

Para isso precisamos compreender algumas questões abaixo que nos permitem identificar quando a crítica é injusta:

Será que você não é o bode expiatório? O alvo mais perto?

No sentido figurado, o “bode expiatório” é alguém que foi escolhido para ser responsável para receber culpas alheias.

Muitas vezes, a crítica não é pessoal, mas para perceber isso é preciso ter clareza da situação: “de quem é o problema?” O ataque é pessoal ou você era o alvo mais à mão?



Será que essa pessoa está passando por alguma dificuldade e não está sabendo lidar com ela?

Algumas pessoas por estarem frustradas, acabam “explodindo” com as outras, por nenhum motivo aparente. Neste caso, observe – parecem pessoas felizes? De bem com a vida?

As pessoas só conseguem oferecer o que possuem, sendo assim, se elas estão infelizes, dificilmente conseguirão oferecer algo mais que insatisfação, frustração.



Será que seu comportamento não estimulou a crítica?

Veja bem, dificilmente teremos a humildade de, no primeiro momento, olharmos para nós e fazermos essa pergunta, no entanto, é importante diferenciar a crítica de comportamento e crítica sobre a sua personalidade. Você não é seu comportamento, mas é válido refletir se não há pontos a trabalhar no que foi sinalizado.


A opinião alheia é mais importante do que a opinião que você tem de si mesmo?

Aqui estamos falando de autoconceito, que está relacionado com o item anterior, pois estamos falando da visão que temos sobre nós.

Quando reagimos a uma crítica sem antes pensarmos a respeito, esse comportamento mostra o quanto não temos uma opinião elevada sobre nós mesmos.

Pense um pouco sobre isso: se alguém alega que você é uma pessoa grosseira, desagradável, e você aceita estas críticas como “verdades”, isso demonstra que a opinião dela sobre você, está mais elevada do que a opinião que você tem sobre si mesmo. Como essa pessoa sabe como você é realmente?


Não retribua as críticas

Se alguém faz uma crítica e você opta por não reagir, você quebra o ciclo de retaliação a pessoa não recebe a sua recompensa, pois a sua reação alimentaria a sensação dela de satisfação.

Para muitos, o que acabei de dizer é um tremendo desafio, mas pensem assim, se alguém escolheu ser ofensivo de forma gratuita, não temos como impedi-lo, mas podemos escolher como vamos reagir a isso, afinal, quem está controlando a sua vida?


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: arekmalang / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.