7min. de leitura

COMO LIDAR COM PESSOAS NEGATIVAS (TÓXICAS)!

Se tivéssemos que nos afastar de todas as pessoas negativas, provavelmente teríamos que sair do planeta terra!


Todos nós temos momentos em que nos sentimos mais frágeis e em consequência, negativos. No entanto há pessoas que exageram essa negatividade e parecem permanecer nela a maior parte da sua vida. Infelizmente há alguns que se sentem cômodos nesta posição e faça o que fizer por eles não vai resultar.

Outros aprenderam a viver assim, até que um dia acordam e mudam totalmente a sua atitude… Há ainda alguns que geneticamente foram programados pelas frustrações dos seus antepassados e enquanto não se fizerem conscientes disso, a frustração vai sempre acompanhar a sua vida.

Por outro lado, há aquelas pessoas, como eu e você, que nasceram para ser felizes e não permitem que nada nem ninguém lhes roube a felicidade. Para quem já nasceu com esta capacidade não é fácil perceber quem vive no formato de “vitima” de tudo e de todos.


Mas entende-las e suporta-las faz parte do nosso “Dom”!

Pessoas negativas normalmente são pessoas que já tiveram pais e avós assim, são ainda aquelas pessoas que lhes faltou muito amor da parte da sua mãe… Mas também aquelas que quando eram pequenas tiveram “TUDO” menos limites, não aprenderam a lidar com as frustrações e em adultos sofrem por perceberem que afinal o mundo não é perfeito!

como-lidar-com-pessoas-negativas-capa


Cada um tem a sua história de vida, os seus traumas, medos, frustrações… Lamentavelmente alguns não conseguem fugir disso, e em consequência transformam a sua vida num “inferno” e empurram os outros para o mesmo lugar.

Solução? Afastar-se? Não!

Uma coisa é ser amiga de essa pessoa e outra muito diferente é conseguir lidar com ela. Normalmente encontramos pessoas assim no nosso trabalho, na família, na vizinhança. Não é possível fugir dessas pessoas pois fazem parte da nossa vida!

Já tinha falado de como lidar com este tipo de pessoas no meu livro “ A Arte de Ser Feliz” e também no meu artigo “ Casou com um monstro? Comporte-se como uma princesa! ”

“Se tentar salvar um animal ferido provavelmente ele vai reagir mal e talvez até o ataque, portanto de nada servirá, dizer a uma pessoa que está de mau humor, que a sua atitude é errada, ou pedir a uma pessoa que chega a casa a gritar, que fale mais baixo, isto apenas a vai irritar mais… Sabe o que acontece se deixar de pôr lenha na fogueira? Com o tempo ela apaga-se, certo? Pois essa é a melhor forma de lidar com alguém que se comporta como um monstro.

Primeiro, entenda que na mente de essa pessoa há razões para se sentir mal, mas entenda também que o problema dela não é contra si, simplesmente precisa de despejar o “lixo” que carrega em cima. É nesse momento que chega a sua oportunidade para a influenciar de forma positiva…

Deixe a pessoa desabafar, não a contrarie, deixe-a falar, mostre apenas que entende que a sua má disposição é devida ao dia desagradável que teve. Depois fale de algo bonito que lhe aconteceu a si, ela vai interromper com mais negativismo, não faz mal, deixe-a continuar… Na primeira oportunidade que tiver diga-lhe que tem razão por sentir-se assim, que a admira pela paciência que precisa ter no seu trabalho. Ofereça-lhe um sorriso…!

Se for o seu marido, junte aos ingredientes do jantar algo que sabe, que ele não resiste e que o faz ficar mais bem disposto, dê-lhe um elogio, obviamente de algo que é verdade, não se trata de ser hipócrita.

A questão, é não dar importância à parte negativa, mas sim à positiva. Não espere resultados à primeira, porque a pessoa está muito contaminada com este tipo de atitudes negativas, mas se continuar a comportasse como uma princesa, ou seja, inocente como uma criança, mas esperta como as serpentes, os resultados serão visíveis em pouco Tempo”.

Não se trata de mudar as pessoas, cada um é como é, e só vai mudar quando ela achar que deve fazê-lo!

Pense no seguinte? Quem é a pessoa negativa? Ela ou você?

Comporte-se conforme a sua maneira de ser, seja positiva nas suas palavras e nas suas atitudes, se achar que a sua paciência está a esgotar, arranje um motivo para retirar-se, diga por exemplo “ Estou cheia de fome, acho que vou comer algo delicioso, até já! ”

Mas nunca critique ou ataque as atitudes da pessoa negativa, isso só vai piorar a situação. Se quiser mudar o mundo, já sabe o que deve fazer… Mudar a si mesmo!

como-lidar-com-pessoas-negativas-dentro

A Inveja, a raiva, a tristeza e outras emoções negativas só afetam, QUEM AS SENTE, portanto não diga que as atitudes do outro o deixam mal, porque ficar afetado não depende dos outros, depende de si! Quem é negativo sofre por ser assim, portanto dê-lhe motivos para querer mudar, não através de crítica, mas sim através da sua boa energia e bom exemplo!

Só nós podemos controlar o que sentimos, seja bom o mau. Não se afaste dos negativos mas contribua com a sua boa energia para que essa pessoa possa cada dia ser menos negativa, lembre-se, isso faz parte do seu “dom”!

Sim, ser feliz é um “dom”! Aproveite!





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.