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Como lidar com a raiva, a tristeza, a angústia e outras emoções indesejadas:

COMOLIDAR CAPA

Antes de começar a ler esse post, é importante que você saiba: todos temos medo e coragem, amor e ódio, força e fraqueza, ansiedade e tranquilidade, raiva e paciência, tédio e disposição e todas as dualidades de emoções dentro de nós. E todos nós experimentaremos estas emoções ao longo da vida.



Imagino eu que a maioria das pessoas concorda que medo, ódio, fraqueza, ansiedade, raiva, angústia e várias outras emoções que existem são negativas, indesejadas e não nos fazem sentir bem. Mas elas estão aí dentro de você e podem se manifestar a qualquer momento.

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Existem vários tipos de atividades, tratamentos e terapias que podem te ajudar a diminuir a incidência destas emoções – se elas são frequentes, é importante buscar esse tipo de ajuda – mas o que fazer quando perdemos o controle ou quando elas simplesmente se manifestam sem motivo? O que fazer para voltar para a positividade quando um sentimento indesejado surge?


Primeiro, acho que é essencial falar sobre o que não devemos fazer nestas situações, porque é justamente isso o que a maioria das pessoas faz.

Não reprima suas emoções. Não tente negá-las a si mesmo. Não brigue com você. Não finja que está tudo bem na tentativa de se enganar. Não se proíba de sentir determinadas emoções.

Falso bem estar é pior do que um verdadeiro mal estar. Não permitir que uma emoção sua exista é destruir uma parte de você e impedir-se de ser inteiro. Quando você nega o seu “lado negativo” está rejeitando algo que é seu e que te faz ser quem você é. Sem contar que, cada vez que você luta para combater aquilo que está sentindo, estimula ainda mais o sentimento indesejado.

Quando você está com raiva e começa brigar com a sua emoção, a pensar “não posso sentir raiva porque sou uma pessoa boa” e fingir que está totalmente em paz, atiça ainda mais a raiva e a torna ainda mais desagradável.


Se estiver triste e não aceitar essa tristeza, você não vai ficar triste apenas pelo motivo que te deixou assim, mas também porque não quer aceitar que está triste.

Se estiver se sentindo ansioso e disser a si mesmo que precisa URGENTE parar de se sentir assim e ficar bem o mais rápido possível, estará criando mais um motivo para sua ansiedade crescer.

Quanto mais você tenta forçar a expulsão de uma angústia, mais angustiado ficará ao perceber que não consegue se livrar dela.

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Por outro lado, se você não brigar, não criar uma discussão interna, não reprimir e não apressar a ida da emoção embora, ela não terá estímulos para crescer e seguirá seu caminho natural, que é se dissolver e diminuir até que não tenha mais importância nem te afete mais.

É fácil fazer isso? Pelo menos nas primeiras tentativas não, não é. Mas ter consciência de que você pode escolher uma atitude diferente e menos prejudicial é um bom primeiro passo para aprender a lidar de forma mais inteligente com o seu emocional. Se você tem sofrido com instabilidades de humor, crises de ansiedade e stress por exemplo, vale tentar olhar para si mesmo com essa perspectiva diferente e ver o que acontece.

Da próxima vez que uma emoção indesejada surgir, lembre-se que brigar com ela é uma forma de estimulá-la. Você pode apenas respirar fundo, aceitar e deixar fluir, ou então tentar alguma das ações abaixo (ou outra que te faça sentido para você):


  • Energize o momento presente com amor


Aceite com amor que aquilo esteja dentro de você. Lembre-se de se amar por inteiro. Ame suas imperfeições e dificuldades assim como ama as suas qualidades. Olhe para dentro de si, encontre a energia de amor que existe em você e espalhe-a para todos os lugares, tanto internamente como externamente.

  • Fale


Falar é terapêutico. Alguns anos atrás eu fiz terapia por alguns meses e muitas vezes na consulta eu apenas falava, falava e falava. Tinha dias que a psicóloga não propunha nenhuma atividade, ela apenas me deixava falar. E eu ia embora me sentindo completamente diferente do que cheguei: mais tranquila, mais leve, mais relaxada e mais feliz. Falar sobre o que estava me incomodando fazia diminuir a intensidade daquilo dentro de mim. Quando você desabafa e coloca pra fora aquilo que está remoendo dentro de si, consegue enxergar a questão com mais clareza e sente alívio por poder externar o que te incomoda. Fazer terapia é fantástico, mas você pode também desabafar com alguém da sua confiança, uma pessoa atenciosa que te escute e não te julgue.


  • Expresse


Grite, chore, se movimente, se recolha… faça o que seu corpo e seu coração estiver te pedindo. Quando você se reprime e não se permite expressar aquilo que está sentindo da forma que necessita, cria um conflito dentro de si. Em algumas situações infelizmente temos que usar nosso corpo para fingir estarmos bem, mas, sempre que puder, expresse suas emoções. Para a sua paz interior, é sempre melhor se permitir sentir e expressar do que reprimir.

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  • Lembre-se de duas coisas: 1) você não é e não tem que ser perfeito, 2) tudo passa

A menos que você sofra de uma patologia como depressão e ansiedade (nestes casos, é indispensável procurar um profissional), saiba que estas emoções são passageiras. Às vezes elas passam mais rapidamente, outras vezes mais lentamente, mas sempre passam. Saiba também que você está fazendo o melhor que pode para lidar com o que está acontecendo. E que é muito mais importante ser quem você realmente é, com seus problemas, dúvidas, inconstâncias e tristezas, do que viver para provar para os outros (e para si mesmo) que você é perfeito.

20 ações e atitudes para combater a ansiedade:

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