Como lidar com a saudade:

A saudade é um dos sentimentos mais doloridos e presentes que existem.

Podemos sentir falta de alguém que faleceu, de alguém que mora longe, de um animal de estimação que se foi ou até de um local especial.

Às vezes a ausência tem um período limitado, a pessoa em questão está viajando e volta em um ano, por exemplo; mas existe aquela dor que parece não ter fim, que é quando perdemos algo para sempre.

Neste caso, como podemos lidar com a saudade?

Dicas para lidar melhor com a saudade

  • Chore – Coloque para fora toda a dor que você sente. Se para você for complicado chorar do nada, assista a um filme triste, veja fotos antigas ou ouça alguma música emocionante. Este é o melhor gancho para começar a rolar a choradeira. Depois que sentir que colocou tudo para fora, respire fundo, tome um copo de água e toque sua vida. Se precisar fazer isso de novo amanhã, não se acanhe. Chorar só faz bem!
  • Mude o foco –Quando você perceber que não consegue pensar em outra coisa, distraia-se. Vá ao shopping, ao cinema, ao cabeleireiro, enfim, faça o que gosta e tente colocar sua mente em outro lugar.
  • Ouça um mantra –Ao meditar, nossa cabeça se concentra na música e o resto dos pensamentos simplesmente passeiam pela nossa mente, sem se fixar. Quando acabar, você vai sentir o coração mais leve.
  • Coma chocolate –Ou qualquer outra comida que te traga conforto. Só preste atenção para não sufocar sua dor com alimento, pois você só vai atrair mais problemas, como doenças e ganho de peso.
  • Fique com seu animal de estimação –Pode ser o de uma amiga também. A troca de carinho entre o humano e o animal é reconfortante e nos dá mais energia para enfrentar o resto do dia. Que tal dar uma voltinha no quarteirão com seu cachorro?
  • Tenha amigos por perto – Pessoas que nos conhecem e nos entendem são cruciais para esses momentos mais tristes, pois podemos conversar sobre quem se foi e elas podem nos dar uma injeção de ânimo para superarmos essa fase.
  • Florais – Existem florais que nos dão o conforto necessário para enfrentar a saudade. Basta ir a uma farmácia de manipulação ou loja de produtos naturais e procurar a fórmula certa para você. Algumas essências legais são: Forget-me-not; Ervilha lilás e Arbutus.

Se você perceber que a saudade está doendo demais e que não está dando conta, procure um psicólogo. Coloque toda a sua raiva, frustração e dor para fora, assim conseguirá superar melhor e seguir com sua vida, tendo a memória da pessoa querida presente em seu coração, mas sem atrapalhar sua felicidade.



Deixe seu comentário