ComportamentoReflexão

Como o medo é o seu maior obstáculo:

Como o medo é o seu maior obstáculo site

Como é que uma pessoa pode amar a oportunidade de ficar em um palco na frente de 5000 pessoas, enquanto outra preferiria ter uma dor de barriga antes que fosse a sua vez de falar na frente da multidão?



Se nós permitirmos que esse medo apodreça e se pendure em nossas mentes, então, pense no que isso pode fazer com o seu desempenho?

Vamos continuar usando o exemplo do medo de falar em público, uma vez que ainda é um dos maiores medos do mundo. Ainda temos mais medo de falar do que de morrer. Louco, não é?

Você é convidado a falar com um grande público e a oportunidade tem o potencial de alavancar sua carreira. Se você tem medo de falar em público, então, os pensamentos primordiais estão focados no medo, ao invés de focar em superar a situação e conseguir aquilo que você almeja.


Por exemplo, em vez de pensar: “Esta é a oportunidade que eu tenho esperado e que vai impulsionar o meu sucesso”

É mais provável que você esteja pensando: “Ah não, a maior oportunidade da minha vida e eu vou estragar tudo.”

Para aumentar o seu sucesso de desempenho, você tem que questionar seus pensamentos. Nem todos os medos são óbvios. Alguns podem esconder-se em seu subconsciente por anos e é somente quando você trabalha neles que você se torna ciente de um temor que tenha impactado o seu sucesso e gerado consequências para o resto de sua vida.

4 dicas para superar seus medos:


Ajuste suas suposições

Que estimativa você está fazendo e elas são boas ou ruins para você? Por exemplo, se você supõe que os erros são oportunidades de aprender, então você vai lutar com toda a sua garra. Você vai confiar que até mesmo o fracasso poderá lhe dar a experiência necessária para que você seja bem-sucedido no futuro. Por outro lado, se você acredita que o fracasso é perigoso e danifica a sua reputação e sucesso, então, você, provavelmente,, acabará se afastando das oportunidades que aquilo pode gerar. Com o medo, você tem que pensar como um super-herói de um filme. Esteja preparado para entrar em situações que você teme com a confiança de que você pode vencer no final. Você não vê o olhar do super-herói para o vilão de 20 metros de altura e pensa “Ah, eu não acho que eu vou proteger a humanidade hoje, ele me dá medo, melhor fugir.”


Lembre-se: ninguém realmente se importa


Uma grande razão porque o medo pode impactar no seu desempenho e, portanto, no seu sucesso é porque nós imaginamos o que as pessoas estão pensando. Ironicamente, normalmente isso não é verdade. Assumimos que todo mundo está pensando em nós, enquanto na verdade eles estão pensando na próxima refeição ou em seus sapatos apertados. No entanto, lembre-se que o medo depende da negatividade nos limitando e por isso, se você acabou de aprender a aceitar que todo mundo está tendo seus próprios pensamentos e não estão obcecados em fazer observações sobre tudo o que vocês faz, veste ou fala, você pode parar de permitir estes pensamentos prejudiciais de ocuparem a sua cabeça.


Mude seu foco

O medo nos faz ficarmos presos à nossa zona de conforto. Então, se você tem pensamentos em sua cabeça que dizem “isso não vai funcionar”, ou “Eu tenho medo dos resultados finais”, então, o seu cérebro vai fazer tudo o que puder para provar que este pensamento está certo.


Quando você tem um objetivo claro em vista, então, você deve ir atrás dele, não ficar ponderando sobre como aquilo não dará certo. Certamente existirão obstáculos em sua vida e você fará muito bem em prever ou superá-los, mas isso não significa que o medo pode impedi-lo de ter o que você mais quer.


Não tenha medo de parecer bobo

As pessoas vão pensar o que quiserem independente do que você fizer, a opinião dos outros sobre você é deles, mas quem vive a sua vida é só você. Aprenda a desafiar e parar de assumir esses medos. E, mais importante, confie que você pode fazer isso ou aquilo.


Sabe, o medo realmente deseja prejudicar o seu sucesso. Então, é hora de desafiá-lo.

____

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Life Hack

Direitos autorais da imagem de capa: zigf / 123RF Imagens


Lua nova em virgem: cura de feridas e mudanças!

Artigo Anterior

Eu vejo você!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.