ColunistasComportamentoPerdoar

Como o perdão cura?

Perdoar é um dos, senão o mais difícil dos atos. Perdoar requer total desprendimento de julgamentos, expectativas e medos.



Perdoar vem de uma elevação natural de alma e inteligência, que transcende a lógica, transcende o óbvio e transcende a razão.

A palavra perdão vem do Latim perdonare, de per-, “total, completo”, mais donare, “dar, entregar, doar”. O ato de perdoar não é somente um presente para quem está pedindo perdão, mas é um presente para quem está perdoando também.

Quem perdoa não carrega ressentimentos, quem perdoa ama, quem perdoa é mais feliz, quem perdoa reconhece no outro a humanidade do erro, da falha e da imperfeição. Entrega para o outro a cura e cura a si próprio no processo.


COMO O PERDÃO CURA - FOTO 01

Perdoar de coração e alma requer a renúncia do orgulho, a renúncia da vingança e a renúncia da mesquinharia. Perdoar é um ato de amor puro, é reconhecer no outro a si próprio e ter compaixão pelos deslizes e falhas.

Já dizia Shakespeare “Guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra.” Viver alimentando mágoas, situações mal resolvidas e rancores nos paralisam. As pessoas parecem viver neste contexto diariamente, remoendo, se amargurando e disseminando esse comportamento de insatisfação, mal humor e agressividade por onde passam.

Como seria viver sem mágoas e rancores? Que sociedade seríamos se todos nos propuséssemos a perdoar? E que fique claro que perdoar e desculpar não são as mesmas coisas. Desculpamos um erro, um atraso, uma pisada no pé. Perdoamos agressões, maldades, traições, falhas de caráter, egoísmo, falta de caridade.


O perdão para o ciclo da maldade, da violência, do egoísmo e da falsidade. O perdão propõe a paz, o recomeço. O perdão ensina a humildade, a caridade e pratica o amor.

COMO O PERDAO CURA - FOTO DE CAPA E FOTO 02

Quem não perdoa faz ao outro o que está sendo feito a si próprio. Quem não perdoa alimenta o ciclo do medo, do ódio, da vingança e da crueldade. Negar o perdão, mesmo quando não solicitado investe na cultura do eu ou você, e não na cultura do eu e você. Negar o perdão é manter a liberdade de recomeço prisioneira.

Algumas vezes nem notamos o rancor e a mágoa que estamos carregando, por isso faça um exame de consciência e crie uma lista de pessoas ou situações que você não possui bem resolvidas ou que você guarda rancores ou mágoas. O ato de perdoar não precisa incluir o perdão verbal, perdoe no seu coração e ame a quem te ofendeu e machucou.


Perdoar abre portas, caminhos, traz luz para a escuridão.

Quem você precisa perdoar hoje?

Carta para o meu novo amor…

Artigo Anterior

Detox para a alma!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.