Comportamento

Como o perfeccionismo secretamente atrapalha você:

Como o perfeccionismo secretamente atrapalha você

Embora o perfeccionismo seja comumente visto como acreditar que você quer ser perfeito ou talvez a obsessão de querer que algo seja exatamente certo, ser um perfeccionista pode manifestar-se de outras maneiras sutis:



A necessidade de verificar algo várias vezes;

Procrastinar com o pensamento de que não é o momento perfeito para começar algo;

Sempre ser a primeira pessoa a detectar um erro;


Isso realmente reflete mais do que pensamos e pode ser uma bênção ou uma maldição.

“Perfeccionismo é mais do que empenhar-se para fazer o seu melhor para alcançar um objetivo; é um reflexo de um eu interior atolado em ansiedade “, disse Thomas S. Greenspon, um psicólogo e autor de um artigo recente sobre um” antídoto para o perfeccionismo “.

Em outras palavras, o perfeccionismo nasce do mal-estar, preocupação e dúvida, em vez de um simples e básico querer fazer as coisas bem.

A psicologia por trás do perfeccionismo


Por que algumas pessoas são perfeccionistas? Existem várias razões pelas quais esse traço de personalidade é mais forte em alguns do que em outros e é até uma certa mentalidade psicológica.

Enquanto algumas pessoas entendem os erros como uma lição, os perfeccionistas enxergam isso como uma falha pessoal. Eles, mentalmente, punem a si mesmos e sentem essa sensação de fracasso, o mesmo medo do fracasso que o perfeccionismo se origina.

Outra fonte de perfeccionismo é a questão do ego. Muitas pessoas querem que as coisas sejam perfeitas, porque possuem uma mentalidade de cuidar do que as outras pessoas vão pensar sobre elas, se serão ser julgados negativamente, se algo não se encaixa em um determinado padrão.

As experiências da infância podem, igualmente, permitir o perfeccionismo evoluir em sua personalidade, especialmente, se você aprendeu de um pai ou de um guardião que você, de algum modo, não pode ser amável, se não for perfeito. Isto transcende em sua maneira de pensar ao longo do trabalho e dos relacionamentos na idade adulta.



Como o perfeccionismo secretamente atrapalha você

Muitas pessoas têm conforto em ser um perfeccionista, mas é um mito comum que o perfeccionismo cria a perfeição.

Uma desvantagem é o tempo desperdiçado em fazer algo aparentemente perfeito e, na verdade, isso faz com que você se torne menos produtivo.


Passar mais tempo em algo pode ser uma ilusão. Nós pensamos que estamos melhorando algo, mas, todo esse tempo gasto não é necessariamente tempo de qualidade e poderia estar dificultando o seu desempenho.


Como mudar sua mentalidade perfeccionista

Se você sente que seu perfeccionismo está prendendo você, essa pode ser hora de mudar seus hábitos e a maneira de pensar. Existem várias estratégias que você pode adotar para mudar sua mentalidade perfeccionista e melhorar o seu sucesso na vida.



Abandonar a mentalidade de “tudo ou nada”

Uma mentalidade comum quando se trata de perfeccionismo é, ou você quer fazer algo bem, ou não faz nada. Mas o problema com isso é negar a importância do processo. Alcançar a grandeza vem da experiência e das introspecções ganhas neste processo, permitindo-lhe a possibilidade de ajustar e aplicar isso para o sucesso futuro. Isso, reduz a chance de fracasso global.



Tenha em mente a regra 80/20 e 70%

Às vezes é fácil ignorar a essência de algo, quando se trata de perfeccionismo, mas, nem tudo que você estiver fazendo precisa de 100% de perfeição.  Apenas 70% é tudo o que realmente precisa para que algo seja excelente, um pequeno ajuste pode ser feito depois. Desta forma, você está vendo o resultado final claramente, ajudando a ver problemas potenciais.

A regra 80/20 é uma boa para manter em mente, apenas 20% dos seus esforços podem equivaler a 80% dos resultados. Mais do que isso não vai fazer uma grande diferença, o que lhe dá margem para afinar os detalhes em uma data posterior.



Pedir feedback positivo

Feedback é o pior pesadelo de todos os perfeccionistas e, ao mesmo tempo, obter feedback positivo e negativo é o ideal, isso é algo com o qual um perfeccionista encontra dificuldade por já estar ciente de deficiências e inadequações. Consequentemente, pedir o feedback positivo em uma regularmente pode ajudar a contrariar isso e obter um equilíbrio de opinião.


Separar o “necessário” do “bom ter”


Muitas ideias podem ser grandes, a menos que o perfeccionismo seja a sua ruína. Priorização é fundamental aqui, mas um perfeccionista pode achar difícil deixar de fora ideias que eles acham que devem ser incluídas. No entanto, isso é prejudicial para a qualidade do seu trabalho ou projeto e pode adicionar uma pressão extra sobre si mesmo.

Antes de iniciar qualquer projeto, certifique-se de criar uma lista de  prioridades, o que o projeto de fato precisa, e o que pode ser um acessório que pode ser deixado de lado para mais tarde, se o tempo permitir.


Comemore pequenas vitórias todos os dias

A mentalidade de um perfeccionista tende a inclinar-se para o negativo, mas  assim que escrever 3 realizações diárias, isso pode ajudar a deslocar esta mentalidade mais positiva. Qualquer coisa pequena de “Eu levantei mais cedo do que meu alarme hoje” a “Eu encontrei uma pessoa nova e interessante” pode começar a fazer a mente pensar de forma mais positiva e diminui a negatividade.


Defina metas realistas

Definir metas irrealistas é uma característica definitiva de um perfeccionista e acaba fazendo a pessoa se sentir inadequada, porque elas podem ser difíceis de alcançar. Digamos que você é um ator que tem o objetivo de se tornar uma estrela de Hollywood dentro de um ano, ou você quer ter um livro bem-sucedido publicado dentro dos próximos 6 meses, mesmo que você ainda não tenha escrito uma palavra, enquanto isso poderia acontecer, realisticamente, você está se obrigando a se decepcionar.

Ter objetivos é uma coisa maravilhosa, mas almejar algo impossível pode criar sentimentos de desmotivação. Então, colha esse desejo de melhorar a si mesmo por todos os meios, mas não ao ponto de fazer-se sentir pequeno.


Concentre-se na imagem maior

Você não pode sempre extinguir o perfeccionista em você (isso é perfeccionismo), mas você pode tornar-se um “perfeccionista saudável”. Você pode fazer isso sempre mantendo a imagem maior em mente. Sempre que você começar a se aprofundar em um aspecto ou detalhe de seu projeto, pergunte-se o quanto isso afetará o resultado final. Se ele só contribui para cerca de 2%, então você precisa deixá-lo. Este é um exemplo de custo de oportunidade onde há perda potencial de outras vias ou alternativas por causa do foco único em uma ideia acessória.

Pisar para trás antes de mergulhar,  pode fazê-lo ganhar muito tempo e ainda o liberta para focar-se em um resultado melhor.

_______

Traduzido pela equipe de O Segredo  Fonte: Life Hack

Direitos autorais da imagem de capa: awrangler / 123RF Imagens

Se você está vivendo um momento difícil, esse texto vai ajudar:

Artigo Anterior

Uma vida de princesa requer batalhas. Lute pelas suas!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.