ColunistasComportamento

Como os introvertidos enxergam as pessoas e o mundo…

COMO OS INTROVERTIDOS ENXERGAM AS PESSOAS E O MUNDO capa e dentro

Ser introvertido não é exatamente um mar de rosas. Sempre cercados de pensamentos, perdendo o foco do presente. Suas ideias não são bem recebidas por serem profundas demais e que, em determinados contextos, são “fora dos padrões”.



Ser introvertido nem sempre é fácil. Confundido como tímido ou anti-sociável, ele precisa a todo instante ser maleável quando não é a sua praia. Os convívios sociais são um pesadelo devido ao tamanho dos estímulos desconhecidos. Enquanto os extrovertidos buscam a energia de fora, os introvertidos precisam buscar dentro de si e, para tal, precisam se isolar periodicamente.

Ser introvertido é um desafio se o reconhecimento das pessoas é o seu objetivo. Se em algum momento ser outra pessoa passou pela sua cabeça, você é um introvertido ou já teve uma experiência introvertida.

como-os-introvertidos-enxergam-as-pessoas-e-o-mundo-capa-e-dentro


Porque as vezes falamos pouco quando na verdade deveríamos expor nossos pensamentos mais íntimos. E quando resolvemos abrir a boca, parecem não nos entender. Ser introvertido parece uma condição eterna. Que por mais que nos esforcemos, sempre voltaremos ao nosso estado normal. Que a balança da personalidade pende ao longo do dia e ao longo das interações, é um fato. Se você já imaginou sendo mais popular ou menos desconhecido em um cenário ideal, parabéns, você sabe das dificuldades.

Ser introvertido pode ser difícil quanto mais jovem você for. Quando a busca pela aceitação é uma constante, ser popular parece surtir efeito. Dizem que a fase do jovem é marcada pela rebeldia. Pura balela!! O que é existe é a renúncia da sua personalidade para a adequação do grupo. Você sabe que não quer estar ali, por reconhecer que seus gostos são distintos, porém não há ninguém que o compreeenda e, por isso, você aceita a submissão. Se você é introvertido, seus efeitos são devastadores.

Ser introvertido nos relacionamentos é um problema. Quando precisamos nos comunicar, travamos. Quando expressar nossos sentimentos “is a must”, o amarelamento. Na juventude, é comum os mais comunicativos possuirem os melhores resultados com o gênero oposto.

Ser introvertido é pensar bastante antes de proferir uma única palavra. Que precisamos ensaiar para que tudo saia do jeito que pensamos. Que praticamos nas nossas mentes antes de falar no telefone. Descrever nossas características não é uma aptidão natural.


Porém, todavia, contudo, ser introvertido tem seus momentos de glória!!

Ser introvertido é uma das melhores características para ajudar o próximo. Na falta de amizades, compensamos em caridade muito além do esperado. Queremos agradar aqueles que amamos e, com isso, saímos do nosso mundinho e entramos corajosamente no coração do próximo.

Ser introvertido é saber que nem sempre falar é o melhor caminho. Que o silêncio vale ouro. Que ficar calado rende amizades. Quando todos falam, você cala. Você se torna reconhecido por não ditar regras à vida alheia. E por falar nisso…

Ser introvertido é oferecer os melhores conselhos quando nos perguntam sobre o que fazer da vida. Sabemos sair do lugar comum, pois dar conselho qualquer um faz. Agora, fazer com profundidade são outros quinhentos. Somos empáticos com o sofrimento alheio. Que escutar as aflições e angústias é o que o introvertido sabe de melhor. Que falar pouco e com propriedade é auxiliar de verdade.


Ser introvertido é aquele que convive com a solitude. Que estar sozinho é prazeroso. Que amizades tem seus momentos, porém não morre de saudades por elas. Ler um livro, ver um filme e debater sobre pensamentos são hobbies peculiares. Estar sozinho não incomoda quem está acompanhado de Deus.

Quem sabe você não precise de um amigo introvertido na sua vida !!!

Felipe Giannini


O segredo da felicidade…

Artigo Anterior

Deixa-me amar você….

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.