Como parar de se preocupar:

Algumas ‘regras’ em torno das preocupações são recorrentes. Estas são as mais frequentes:

1. Preocupação em reduzir o risco de algo ruim acontecer em uma situação incerta

Embora isso seja razoável quando somos confrontados com eventos de mudança de vida, não é verdade que quanto mais nos preocupamos, mais seguros estaremos. Você pode se preocupar a cada hora do dia e o problema ainda estar lá, independentemente do quanto você ponderou sobre aquilo. Converta este tempo de inquietude e trace seu plano B caso haja imprevistos.




2. Devemos alcançar a certeza antes de poder agir

É bom fazer uma avaliação de risco, mas é uma atitude irrealista. Às vezes você tem ter fé e acreditar que você vai lidar com o que vem em sua direção.


3. O sentimento de incerteza é terrível e deve ser evitado

Outra regra que vai deixar uma pessoa se sentindo frustrada constantemente. A incerteza é uma parte natural da vida e aprender a viver com incerteza é a chave para se sentir menos preocupado.

Esteja ciente de suas preocupações, mas tente não responder a todas e cada uma delas que surgir. Procure enxergar isso como um pensamento transitório, como uma nuvem de passagem. Lembre-se DE que este sentimento inquietante é composto de pensamentos e não fatos.


Concentre-se no momento presente depois que a preocupação passar. Fique no momento ao invés de deixar seus pensamentos vagarem para o “e se?” Ao pensar sobre o futuro ou o passado.

Fique atento também a estes comportamentos inevitáveis que mantêm as nossas preocupações:

1) eterna busca por garantias: isso só dispara mais incerteza e temores


2) verificação e reverificação: os pensamentos de “e se” semeiam as dúvidas em nossa mente

3) preocupação tardia: quando se inicia as intermináveis ponderações sobre se tomamos a decisão certa.

Preocupação é uma característica constante do nosso mundo. Todos nós detestamos passar por este sentimento, mas podemos sempre encontrar formas produtivas para tolerá-la e extingui-la. Aprenda a desafiar a sua mente, por que estamos sentindo isso? Defina qual é o problema e decida se é algo dentro de seu controle. Foque na resolução de preocupações em vez de lhes permitir  marinarem em sua mente.

Traduzido pela equipe de O Segredo  Fonte: Mental Help

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Direitos autorais da imagem de capa: rido / 123RF Imagens

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