Como pensar positivo todos os dias:



Muitos já ouvimos falar da importância da positividade, mas poucos realmente sabem dizer porque ela é tão é importante.

Emoções negativas estreitam nossas mentes, forçando-nos a escolher entre opções limitadas. Este fenômeno é especialmente observável quando estamos em situação de risco de vida, tendo de tomar medidas imediatas.

Quando estamos presos com um número reduzido de opções como resultado de emoções, tomamos decisões erradas, das quais nos arrependeremos.

Então, é muito importante pensar positivo. Mas… como?

Abaixo estão algumas dicas práticas e específicas para que você possa começar a fazer mudanças reais.

Comece com a sua postura: Sente-se em linha reta!

Embora se possa pensar cultivo de positividade exige sempre esforço consciente, na verdade isso não acontece.

Sentar-se corretamente pode parecer irrelevante para a positividade. Mas um estudo revelou a associação entre postura e pensamentos positivos.

O resultado mostra que as pessoas estão mais propensas a gerar pensamentos positivos e recordar memórias positivas quando estão sentadas corretamente.


Tenha uma colher de chá em seu bolso

Qual outra função além da usual uma colher pode ter? William Peynsaert conhece uma função brilhante das colheres de chá para a evasão de negatividade.

Tudo o que precisamos é de uma colher de chá e uma calça com bolsos. Nada mais.

O que fazemos é colocar a colher de chá em um lado do bolso. Sempre que sentirmos que estamos formulando um pensamento negativo, colocamos a colher no outro bolso. Simples assim.

O princípio por trás disso é que a ação de mudar a colher de bolso ocupa nosso cérebro, evitando que ele tenha motivação para focar nos pensamentos negativos.

Pode parecer bobagem, mas funciona.


Em vez de notícias ruins, leia algo edificante pela manhã

É comum assistirmos noticiários matinais, por uma questão de nos mantermos a par das últimas notícias. Isso é importante para não nos isolarmos do mundo. Mas, quais são os focos das notícias?

Acidente de carro. Ataque terrorista. Desastre natural. Todos os tipos de incidentes desanimadores.



É importante saber sobre tudo isso, mas um controle sobre as notícias que lemos/assistimos é essencial. Dedique parte do seu dia a algo mais edificante.

Em vez de notícias, comece o seu dia lendo um capítulo de um livro poderoso ou qualquer outra ação que impulsione seu espírito.


Liste 3 coisas pelas quais você é grato a cada dia

É simples e fácil de fazer. Tente listar pelo menos 3 coisas pelas quais você é grato a cada dia. Isso ajuda e muito.

Estudos revelam uma multiplicidade de vantagens em expressar reconhecimento numa base diária. Ser grato é associado com o nosso bem-estar. A gratidão também pode melhorar relacionamentos e ajudar com a maturidade emocional. Gratidão pode simplesmente promover a felicidade.

É verdade que podemos sempre encontrar insatisfação na vida. Assim como satisfação. Tudo é questão de ponto de vista.


Comemore suas pequenas vitórias todos os dias

Uma maneira fácil de começarmos a cultivar a nossa positividade é anotar nossas pequenas vitórias em uma base diária. E uma pesquisa mostrou os potenciais benefícios de fazê-lo.

O progresso é muito mais do que apenas um passo mais perto do sucesso. Na verdade, se registrarmos corretamente os nossos progressos, não quão pequenos sejam, recebemos um impulso de confiança instantaneamente!

Teresa Amabile, da Harvard Business School, e Steven Kramer leram aproximadamente 12.000 textos de diários escritos por 238 pessoas de 7 diferentes empresas. Os funcionários foram convidados a escrever sobre suas emoções e humores, níveis de motivação e percepções do ambiente de trabalho, bem como o trabalho que realizavam e quais eventos se destacaram em suas mentes em uma base diária num período de 4 meses.

O resultado mostrou que qualquer realização, independentemente do seu tamanho, ativa o circuito de recompensa do nosso cérebro. Uma vez ativado, a dopamina é liberada, e sentimos orgulho e realização.

Mais importante, o produto químico nos motiva a continuar também a assumir desafios e tentar repetir a mesma realização da próxima vez. Isto forma um ciclo de reforço positivo que facilita nosso sucesso.

Portanto, preste muita atenção ao que você conseguiu. Correu 400m? Levantou-se 10 minutos mais cedo? Monitore isso e reconheça suas conquistas! Nunca é demais.


Referências do texto: The Royal Society: The broaden-and-build theory of positive emotions – SFGATE: How posture influences mood, energy, thoughts – Quora: How do I get rid of negative thinking? – Harvard Health Publications: Giving thanks can make you happier – Amazon: The Progress Principle: Using Small Wins to Ignite Joy, Engagement, and Creativity at Work by Teresa Amabile and Steven Kramer

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Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Life Hack






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