ComportamentoFelicidadeO Segredo

Como pessoas inteligentes lidam com pessoas tóxicas

como pessoas inteligentes lidam

Lidar com pessoas tóxicas é algo que temos de fazer em algum momento da vida. Você pode encontrar narcisistas, mentirosos compulsivos, manipuladores e mentirosos, entre muitos outros.



O problema com pessoas tóxicas é que mesmo que você queira evitá-las, sempre encontram uma maneira de entrar em sua vida. Suas ações nascem da necessidade de pertencerem a um grupo, e você pode ser o escolhido.

Felizmente, existem algumas alternativas que pessoas inteligentes usam para evitar que as pessoas tóxicas permaneçam em suas vidas.

“Quanto mais conheço as pessoas, mais amo meu cão.” – Diógenes de Sínope-


Neste artigo, oferecemos uma série de dicas para lidar com pessoas tóxicas. Descubra-as!

1. Não preste atenção a elas

O que as pessoas tóxicas mais buscam é atenção. Elas querem alguém para vê-las e fazê-las sentirem-se importantes. Buscarão a todo custo que cada evento ou situação seja sobre elas.

Quando você percebe que uma dessas pessoas tem alcançado seu objetivo, corte a atenção.


Se a pessoa tóxica te prendeu em uma conversa, mude de assunto e dê a outros a oportunidade de falar.

O mais comum é que essa pessoa procure atrair a conversa para onde se sinta mais segura. Você pode evitar isso, explicando que esse assunto já acabou e agora está em outro.

Em poucos minutos, a pessoa tóxica vai se afastar. Com o tempo, ela vai passar completamente longe, quando perceber que você não está dando a devida atenção que procura.



2. Não conte seus segredos para os fofoqueiros

Que mal causam as pessoas que não sabem como manter um segredo! Pessoas tóxicas não tem nenhum problema em espalhar o que você as disse. Além disso, vão te criticar e falar mal pelas costas.

Às vezes é difícil identificar essas pessoas, porque muitas vezes parecem confiáveis e amáveis. Mas há sinais que podem ajudar:


  • Elas falam mal dos outros.
  • Sempre comentam os segredos que lhes foram confiados.
  • Buscam a confiança de todos.
  • Quando você faz um comentário negativo sobre alguém, ela vai dizer a essa pessoa.

O melhor antídoto para os amantes da fofoca é não dizer nada. Basta viver a sua vida sem convidá-las. Se elas estão em seu círculo social, mantenha distância.

“Como você espera que outro guarde seu segredo quando você mesmo, ao confiar, não conseguiu guardá-lo?” – Francois Of Rochefoucauld



3. Passe muito tempo com seus amigos reais

As pessoas inteligentes sabem que ter uma forte rede de apoio é importante na vida. Quando você tem isso, nem deve se preocupar com pessoas tóxicas.

As pessoas inteligentes sabem que os verdadeiros amigos são mais valiosos do que qualquer bem material.



4. Evite os manipuladores

As pessoas inteligentes sabem que os manipuladores podem arruinar uma vida. As pessoas manipuladoras te machucam de modo a alcançarem seus objetivos.

Para evitar manipuladores, primeiro você deve aprender a distingui-los. Você saberá quem eles são, porque todos os seus sentimentos se tornarão negativos.



5. Deixe que os mentirosos enganem a si mesmos

As pessoas tóxicas mentem compulsivamente para os outros e para si mesmas. Precisam se convencer de que dizem a verdade para se sentirem melhores. Infelizmente para elas, mentiras sempre rsão descobertas.

As pessoas inteligentes não se irritam com as mentiras e nem discutem, só deixam que a verdade apareça sozinha.

Isso geralmente acontece mais cedo ou mais tarde, porque manter uma história falsa é difícil e as contradições não demoram a aparecer.


6. Ignore dramas e discussões

Pessoas tóxicas são especialistas em discutir por tudo. Se algo não vai como desejam, fazem um debate e drama por horas.

Gostam que todos saibam de seus problemas. Elas gostam de ser o centro das atenções e não perdem a oportunidade.

Se você se encontra nesta situação, aja de forma mais racional. Tente falar com a pessoa tóxica com calma. Se não tiver sucesso, termine a discussão explicando que assim não podem chegar a uma solução, e peça para que te procure mais tarde.

Se o problema não tiver solução ou não queira solucioná-lo, apenas diga que não é problema seu.

“Ignorar as pessoas tóxicas é uma verdadeira arte.”

Vai levar algum tempo para entender que essas pessoas não são necessárias em sua vida. Mas uma vez que entender isso, você vai ser mais livre.

 

___

Traduzido pela equipe de O Segredo

Fonte: La Mente es Maravillosa

Como a carência emocional devora o amor

Artigo Anterior

Como usar lâmpadas de sal para clareza mental e melhor sono

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.