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Como prevenir e tratar dores nos ombros…

Aquilo que conhecemos como “ombro” nada mais é do que um conjunto de articulações, tendões e músculos que permitem que o braço se mova a diferentes direções. Essa mobilidade, sem dúvidas, não tem preço.



Quando há compressão dos tecidos ou das estruturas ósseas surgem os incômodos. Nesse artigo explicaremos como prevenir e tratar as dores nos ombros.

Dor nos ombros: o que saber a respeito?

Essa mobilidade tão importante que os ombros nos oferecem pode se alterar, por exemplo, quando carregamos muito peso, fazemos movimentos bruscos ou repetitivos, etc. A dor pode aparecer por algo em particular e sumir, ou continuar e se repetir a cada noite.


É bom saber que o ombro é composto por três ossos: o úmero, a omoplata e a clavícula. Na cavidade glenóide, que é arredondada, os ossos, tendões e músculos estão unidos. Os tecidos da área são denominados manguito rotador e sua função é cobrir a cabeça do osso do úmero ao mesmo tempo em que une a omoplata com o ombro. Os problemas, incômodos e doenças dessa articulação podem ser divididos em:



Bursite

É uma inflamação de uma bolsa que é cheia de um líquido lubrificante e que ajuda a movimentar o ombro. É uma espécie de almofada entre os ossos e tecidos moles, que serve para reduzir a fricção quando movimentamos os braços.

O uso excessivo dos ombros inflama essa bolsa, localizada entre o manguito rotador e parte da omoplata. A bursite é caracterizada pela incapacidade de realizar atividades quotidianas como pentear o cabelo ou se vestir.

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Tendinite

Está associada à bursite porque também é uma inflamação, mas nesse caso de um tendão, uma espécie de cordão que conecta o músculo ao osso. Com o passar dos anos a tendinite pode ocorrer em vários tendões ou, no caso dos ombros, em quatro que se localizam no manguito rotador e no bíceps.

A inflamação dos tendões pode ser aguda (por movimentos repetitivos dos braços por cima da cabeça) ou crônica (devido a certas doenças degenerativas, tais como a artrite), bem como o desgaste repetitivo.



Ruptura

Também ocorre nos tendões devido a movimentos muito repetitivos e bruscos, lesões repentinas ou envelhecimento. As rupturas podem ser parciais ou completas. As lesões no tendão ou no bíceps e no manguito rotador são as mais frequentes.
Abraço



Compressão


Ocorre quando o acrômio pressiona os tecidos moles ao levantar os braços, afastando-os do corpo. Ao realizar esse movimento a parte superior da omoplata vai comprimindo os tendões da bolsa e do manguito rotador,  podendo causar tendinite ou bursite, muita dor e limitação no movimento.


Instabilidade

Isso acontece quando a cabeça do osso do braço sai da cavidade do ombro de forma forçada, como pode ser no caso de um golpe, uma queda ou uma lesão.Também se conhece como deslocamento e pode ser parcial (subluxação) ou completa (luxação). Uma vez que o osso volta ao seu lugar correto, pode gerar incômodos ao fazermos um movimento específico.



Osteoartrite

Se um ou dois de seus ombros doem, a osteoartrite também pode ser um causa. Um dos tipos mais comuns se deve ao uso e o desgaste. Os sintomas são inflamação, rigidez e dor, e começam a atingir pessoas de idade media.

Vai se desenvolvendo lentamente e aos poucos, limitando os movimentos. Também, pode estar relacionada com lesões surgidas ao praticar esportes ou realizar certos trabalhos, além de se relacionar com a ruptura do manguito rotador.


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Fratura

É quando os ossos se quebram. Nesse caso podem ser os da clavícula (pescoço), o úmero (braço) ou a omoplata (escápula). Quando o paciente é adulto pode ser devido a uma queda, e quando é mais jovem, pode ser causado por uma lesão de alto impacto, como uma batida de carro ou um esporte de contato, por exemplo. Provoca uma dor aguda, contusões e inflamação. É necessário aplicar um gesso e, em alguns casos, fazer cirurgia.


Como acabar com as dores nos ombros?

O exercício é a melhor maneira de tratar, prevenir e melhorar os quadros de dores nos ombros:

Movimento de levantamento dianteiro

Utilize uma faixa de resistência que ajude você a reforçar sua flexibilidade. Segure na extremidade de um móvel ou de uma porta para que fique à altura da cintura, estique ao máximo o corpo, mantendo o braço rígido até ficar quase paralelo ao chão. Não levante o braço mais do que à altura da orelha.

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Levantamento de ombro

É um exercício similar ao anterior, também requer de uma faixa. Pegue um dos extremos com uma  mão e coloque-o sobre o abdômen e depois pegue o outro extremo com a mão livre. Abra o braço e verifique que esteja paralelo ao chão, mantenha a posição por alguns instantes e volte para a posição inicial.


Levantamento para trás

Prenda a faixa em uma das pernas de uma mesa. Coloque-se de frente para a mesa e pegue o outro extremo da faixa com uma mão, estique o braço pra trás sem ultrapassar a linha do ombro (ou até onde você conseguir).


Rotação de corpo cruzado

Com a faixa ainda presa na mesa, coloque-se de lado e pegue-a com a mão que estiver mais afastada. Dobre o pescoço e coloque-o bem próximo ao corpo. A única coisa que você deve mover são os pulsos, para fora. Ainda que o ombro não se mova você estará fortalecendo todo o braço.


Levantamento de peso

Não é preciso ir a uma academia e pegar o maior peso.  Você pode praticar com um pacote de arroz ou encher uma garrafa com meio litro de água ou com areia. Levante o braço por cima da cabeça, estique-o ao máximo e abaixe, flexionando o pescoço.

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