Como realizar meu desejo de viver mais leve?

Na realidade atual, ter a sensação de que faltam horas no seu dia é algo comum. Viver mais leve, equilibrar o trabalho, os afazeres de casa e o relacionamento com a família parece uma missão impossível. O problema é que se desdobrar em mil por causa da rotina agitada pode prejudicar a sua vida e a sua saúde.

Com a cabeça cheia, o estresse se torna uma constante, sendo difícil ter uma boa noite de sono e até mesmo aproveitar os momentos de lazer com os filhos. Mesmo que esse desejo de viver mais leve pareça distante, é possível, sim, dar um basta nesse ciclo vicioso em que mal se consegue respirar.

Para ajudá-lo a ter maior qualidade de vida e mais leveza na sua rotina, separamos 9 dicas para serem postas em prática a partir de agora. Ficou animado? Então, confira o post até o final!

1. Planeje e desacelere

Tentar encaixar todas as atividades em um único dia não dá certo. Sempre uma coisa ou outra não é feita, e a culpa por não ter sido capaz de dar conta de tudo é esmagadora.

Para viver mais leve, é essencial desacelerar e respeitar o seu ritmo. Quando as tarefas são realizadas na pressa, é normal que algo não saia como o esperado — e vamos combinar que ter que refazer levará um tempo ainda maior.

Por isso, organize o seu dia com o auxílio de uma agenda e não tente abraçar o mundo. Planeje com cautela as atividades que têm prazo e precisam da sua atenção e realize-as com foco, mas sem se deixar de lado, certo?


2. Tenha um tempo para si

Resumir a sua vida em tentar agradar e ficar fazendo as coisas para os outros é algo que o anula, não é mesmo? Como resultado, surge a sensação de não se reconhecer mais como pessoa — o que é frustante e desagradável.

A fim de viver mais leve, reserve, com frequência, um tempo para si. Tome um banho demorado, saboreie uma taça de vinho e aproveite a sua própria companhia.

Pequenos momentos a sós consigo são benéficos para a sua vida e ajudam a se reconectar com o seu interior. Além disso, é uma forma de fazer as pazes com o seu reflexo no espelho e voltar a se enxergar como alguém que possui vontades e necessidades próprias.


3. Seja grato

Focar apenas nas baixas vibrações traz o amargor para o seu cotidiano, e se vitimizar por não ter o que deseja não fará com que os elementos bons se aproximem. Portanto, ter gratidão pelas suas conquistas é algo importante na jornada para viver mais leve.

Ser grato pelas pequenas coisas é uma forma de dar menos peso para o que possa acontecer de ruim ao longo do caminho. Por isso, reconheça e agradeça tudo que já conquistou, por ter vencido uma fase difícil, por ser quem você é. Os obstáculos existem para a superação, então os encare de frente e aprenda com os seus erros!


4. Pratique exercícios

Além de serem benéficos para a saúde, já que evitam doenças e melhoram a respiração, os exercícios físicos também auxiliam no equilíbrio emocional. Com a prática regular de atividades físicas, o seu organismo libera endorfina, uma substância que dá a sensação de bem-estar para o corpo. Assim, fica fácil se sentir feliz e com mais disposição ao longo do dia.

Não é necessário se matricular na academia hoje mesmo, pois é viável optar por outros exercícios — como caminhada ao ar livre, natação, yoga ou, quem sabe, andar de bicicleta. Ao incluir qualquer uma dessas atividades por 30 minutos na rotina do seu dia, já é possível viver mais leve.


5. Descubra um hobby

Viver afundado no trabalho prejudica o seu processo de autoconhecimento, já que há pouco tempo para explorar o que você gosta. Além disso, a sua mente fica focada continuamente na carreira e é difícil se desligar e relaxar.

Nesse sentido, ter um hobby é uma alternativa de afastar o estresse da sua vida e descobrir coisas diferentes e prazerosas. Apenas alguns minutos são necessários para se distrair e praticar outra atividade. Pode ser pintura, jardinagem, artesanato ou até mesmo observar os pássaros. Pense nos seus gostos pessoais e no que deseja fazer no tempo vago em vez de preenchê-lo com mais trabalho.


6. Durma bem

qualidade do seu sono reflete no seu humor e na sua disposição para enfrentar o dia cheio. Se a noite foi mal dormida ou repleta de interrupções, acordar feliz e com energia é praticamente impossível.

Portanto, garanta que o seu quarto seja confortável e propício para o sono. Evite deixar a televisão ligada e invista em cortinas para reduzir a claridade. Dê uma atenção especial na qualidade do seu travesseiro, pois acordar com dor de cabeça é um sinal de que o item não está adequado.

Tenha roupas de cama confortáveis e um bom colchão para evitar dores e problemas de coluna. Crie uma rotina relaxante antes de dormir e descanse de 6 a 8 horas para aproveitar todos os benefícios.


7. Alimente-se adequadamente

Pular refeições ou comer rápido são hábitos ruins que fazem parte da vida da maioria das pessoas que têm uma rotina agitada. Mas sem a alimentação adequada, fica difícil ter energia e é algo que pode acarretar dores no estômago e de cabeça, além do mau humor.

Por isso, procure se alimentar corretamente e não fique muito tempo sem comer. O ideal é fazer pequenas refeições de 3 em 3 horas. Além do mais, inclua no seu cardápio alimentos como legumes, verduras, grãos, frutas e outras opções saudáveis. Também não se esqueça de apreciar as refeições e comer com calma, saboreando o alimento — é sensacional!


8. Tenha momentos em família

Para viver mais leve é imprescindível se desligar totalmente do trabalho ao chegar em casa. Pense que, ao passar pela porta, todos os problemas devem ficar do lado de fora.

Para aproveitar bem o tempo livre, valorize a relação com a sua família e invista em momentos divertidos. Que tal uma noite de jogos ou de filmes? Passar um período com as pessoas amadas é uma forma de recarregar as baterias e de cuidar do relacionamento familiar.


9. Cuide do relacionamento a dois

Dar atenção ao relacionamento a dois também acrescenta leveza a sua vida, afinal, sentir-se amado é muito gostoso. Por isso, priorize o diálogo com a pessoa querida, divida e ouça as angústias e, então, juntos, procurem uma forma de ajudar um ao outro. Às vezes, basta ser ouvido para tirar o peso do coração.

Acrescente romance à vida a dois: saiam para jantar uma vez por semana, vejam um filme romântico e permitam-se aproveitar a companhia um do outro — ser feliz e completo no amor ajuda a melhorar as outras áreas da sua realidade.

Como você pôde perceber, viver mais leve no seu dia a dia é algo importante para ter disposição e simplicidade na sua rotina. Com as dicas acima, alcançar esse objetivo será bem mais fácil: basta acreditar, colocar em prática e ver a vida de uma maneira positiva.

Quer acrescentar positividade ao seu cotidiano? Então, leia nosso artigo sobre os três movimentos para a rotina que fazem a diferença!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: Rock Content



Deixe seu comentário