9min. de leitura

Como recuperar sua energia e seguir seus sonhos…

“O segredo da mudança é focar toda sua energia não em brigar com o obsoleto, mas em construir o novo.”- Dan Millman

Não me importa quem você é ou onde você mora, todos temos uma coisa em comum. Gostamos de sonhar – fechar nossos olhos e imaginar que estamos vivendo a vida que fomos destinados a levar. É um desejo que está intrínseco em nosso DNA. Querer mais. Realizar mais. Ser mais.



Por isso começamos novos negócios, escrevemos romances, aprendemos a tocar guitarra, fazemos MBA, mudamos de carreira, aprendemos a cozinhar, cozinhar, ou a falar Swahili (dialeto falado no leste da África).

Todos nós perseguimos um sonho. Assim como sonhos do dia-a-dia, como encontrar felicidade nas coisas mais simples, ter boa saúde, independência financeira; encontrar um lugar pra chamar de lar, alguém para amar, ou um caminho para a paz interior.

Sonhos não só fazem o mundo um lugar melhor, mas tornam você e eu melhores seres humanos. Precisamos correr atrás dos nossos sonhos a cada chance que tivermos. Felizmente, a maioria de nós o faz, e com todos os nossos corações.


Infelizmente, muitos de nós desistem de seus sonhos antes mesmo de começarem, enfiando-os no fundo da gaveta de meias até esquecerem que eles sequer estiveram lá. Também é fácil inventar desculpas para nossos sonhos não alcançados. Não sabemos onde começar, ou não temos tempo, dinheiro, habilidades, ou comprometimento. Mas, o verdadeiro inimigo é mais profundo e traiçoeiro.


Estamos claramente desgastados. Não temos energia para seguir nossos sonhos.

SEGUIRSEUSSONHOS

Há sempre algum lugar para ir e algo para fazer. Reuniões tardias no trabalho, caronas a dar, almoços a fazer, lixo a tirar, trabalho doméstico a terminar. Pegamos um resfriado. Perdemos o emprego. Começamos um relacionamento. Terminamos um relacionamento. Aniversários. Feriados. Visitas ao dentista. A lista é interminável e exaustiva. Não é surpresa não termos deixado nada no depósito para uma vida melhor. É tudo o que podemos fazer para manter a vida que temos.


Dinheiro não é a grande moeda do nosso tempo. Energia é. Energia física para sair da cama, e energia positiva para fazer algo melhor com nossas vidas. Os sonhos mais nobres do mundo não significam nada se não tivermos energia para segui-los.

Essa é a questão sobre energia; ela pode ser drenada de nós de muitas maneiras diferentes. Com certeza, saúde ruim o fará, mas um relacionamento tóxico também, ou não ser capaz de pagar a hipoteca, ou descobrir que seu filho está sofrendo bullying na escola. Preocupações. Medo. Arrependimento. Todos eles são “o alfinete que estoura o balão”, são drenadores de energia.

Felizmente, existe esperança. Muita esperança. Só precisamos aprender como recuperar nossa energia. Na verdade, reivindicar nossa energia é uma das batalhas mais importantes que iremos lutar. Vencemos aqui e ganhamos força para lutar a maior batalha de todas – a luta pelos nossos sonhos e pela vida que imaginamos.

Claro que recuperar nossa energia não acontece acidentalmente, e não é sempre fácil. Mas, a cada dia há oportunidades de ouro para reclamarmos nossa energia. Aqui vão algumas dicas para começar.

Apenas aponte seu dedo para uma e vá em frente. Não importa qual delas. Qualquer uma servirá. Depois tente novamente. E de novo. Antes de você perceber, verá que tem energia suficiente para reivindicar a vida que deseja.


Dicas para viver a vida que você deseja

Viva o momento

energiaesonhossss

Quer ver sua energia pairar? Pegue-se vivendo no passado e no futuro sempre que possível. Observe o arrependimento uma vez que aparece, ou culpa, ou anseio. Reconheça quando você começar a pensar sobre o que pode ou não acontecer amanhã. Pegue todos esses momentos “passado e futuro”, e então traga-se de volta ao momento que está vivendo agora. O momento presente é o único lugar onde você encontrará paz e poder.

  • Envolva-se em atividades que o mantenham no presente.

Exercícios de respiração profunda funcionam, bem como meditação, yoga, jardinagem, leitura, natação, corrida; uma caminhada na floresta, uma volta de bike na praia. Natureza ajuda, assim como humor, voluntariado, gratidão, compaixão, e fazer frequentemente qualquer coisa que te traga alegria.

  • Evite o estilo 24/7 sempre.

Apague as luzes, desligue a musica, o noticiário, os equipamentos e mais importante, a mente. E enquanto você estiver assim, permaneça longe de conversas com pessoas que só querem falar de quão arruinado o mundo está. Quanto mais obcecado você fica com alguma coisa, mais rápido você a traz para sua vida. E toda vez que o fazemos, nós só drenamos nossa energia.

  • Procure amigos que o elevam e apoiam; que façam você sorrir e gargalhar

Evite amigos que violam seu espaço, cobiçam seu tempo, sugam sua energia, e não te dão nada em retorno. Todos nós sabemos quem eles são.

  • Evite comer demais, beber demais, ou qualquer coisa que consuma mais tempo e energia que te dá em retorno.

Em resumo, evite qualquer coisa que te traga desequilibrio, fadiga, e enfermidade, não importa quão prazeroso ou intoxicante possa parecer. Isso significa dieta pobre, sedentarismo, álcool excessivo, cafeína e açúcar.

  • Trate seu corpo como uma Ferrari de USD 200.000

Não é suficiente simplesmente evitar expor seu corpo a influências negativas. Precisamos colocar o melhor combustível que pudermos em nosso corpo. Podemos começar bebendo mais água e comendo alimentos ricos em nutrientes que dão energia. Isso significa verduras coloridas, frutas, proteínas e gorduras boas. Experimente uma dieta livre de glúten ou livre de açúcar, ou apenas tente comer menos alimentos industrializados e processados. Mantenha um diário e anote como seus níveis de energia sobem e descem baseados em como você está alimentando seu corpo.


Viva sua própria vida

Evite dizer, fazer, e ser algo apenas porque é o que os outros querem ver e ouvir. É preciso muita energia para viver sua vida por outra pessoa.

  • Viva uma vida autêntica e consciente

Evite trabalhos que você não quer, lugares onde você não quer viver, ou situações que não atendem mais as suas necessidades. Ser consciente sobre o que você faz diariamente o coloca no caminho para encontrar seu propósito na vida, que a energizará em todos os seus aspectos.


 Trate-se bem

Isso poderia significar qualquer coisa. Chocolate. Massagem. Manhãs de descanso. Exercícios. Oito horas de sono. Flores em casa. Uma taça de vinho. Uma xícara de chá. Isso também significa abrir mão do auto-julgamento. Quando falar consigo mesmo (ou para você mesmo), use apenas palavras positivas, energizantes e de afirmação da vida.

No final das contas, tudo isso se resume a uma estratégia simples de dois pontos. Evitar as coisas que drenam sua energia ou a levam embora, e então encontrar a magia que a traz de volta a sua vida.

Mas isto requer esforço consciente e mentalidade investigadora. Temos que ser vigilantes, constantemente examinando dentro e fora, o tempo todo, procurando por aqueles pedaços de discernimento e hábito que recarregarão nosso espírito.

É o único jeito de um dia sermos fortes o suficiente para perseguir nossos sonhos e viver a vida a que fomos destinados.

Vá em frente e sonhe… mas faça de seu primeiro sonho o presente da energia.

Seu futuro eu agradecerá a você por isso.

________________

Traduzido e Adaptado – Por Ingrid Nascimento para o Site O Segredo

Do texto original “How to Reclaim Your Energy So You Can Follow Your Dreams” de Bill Apablasa

Você sabia que O Segredo está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

* Matéria atualizada em 30/03/2016 às 11:52






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.