ComportamentoRelacionamentos

Como saber se alguém te ama (mesmo que não o diga):

como saber se alguém

Como descobrir se alguém te ama, mesmo que não diga?



Recebi a pergunta abaixo de uma cliente, e ela me lembrou de como é difícil distinguir as coisas que realmente importam em um relacionamento, das coisas que nos foram ditas que “deveriam” importar.

Pergunta: “Estou namorando há cerca de três meses. Ele é um grande cara, bonito, inteligente, e mais importante, me trata com respeito. No entanto, eu tenho um histórico difícil de relacionamentos. Eu estava noiva de um cara que nunca cumpriu suas promessas e rompeu o noivado. Eu fui casada com um homem que me traia. Como você pode imaginar, a confiança é um problema para mim.

Eu tenho trabalhado em mim mesma e agora me amo e me respeito muito mais. Por causa disso, tenho sido capaz de desenvolver lentamente este maravilhoso relacionamento. Eu não quero que as coisas deem errado.


Aqui está o problema: Josh nunca disse: “Eu te amo.” Eu sinto que ele realmente se importa, mas eu me sentiria muito melhor se ouvisse essas palavras. Estou sendo boba ou insegura? Devo me preocupar por ele não dizer essas três palavras mágicas?”

Aqui está o que eu disse a ela. Espero que ajude você também:

Ele parece ser um bom parceiro para você. Ele te respeita e valoriza, o que é fundamental para uma relação duradoura. Ele te honra e valoriza porque você aprendeu a amar a si mesma e parar de tolerar mentirosos.

Parece que este é um relacionamento muito mais saudável do que os que já experimentou. Vamos celebrar isso!


Você pergunta sobre essas três pequenas palavras. Quando é o momento certo para dizer, “Eu te amo”? Parece que você está pronta para professar o seu amor e ele pode não estar ainda. Veja como saber o que fazer:

Observe suas ações, não suas palavras

Se ele está mostrando que se importa com você, isso é o que mais importa. Como você provavelmente sabe, as palavras não são tão importantes quanto consistência e companheirismo.

Eu ficaria mais preocupada se ele dissesse “Eu te amo” depois de apenas quatro encontros, e suas ações não correspondessem. Como você sabe que suas ações significam que ele te ama?



Eu criei uma avaliação para ajudá-la a descobrir se alguém te ama, mesmo que não diga:

  • Essa pessoa te liga e manda mensagens consistentemente?

  • Vocês se reúnem regularmente?
  • A relação está aumentando e crescendo?
  • Você se sente valorizado por essa pessoa?
  • Você se sente seguro com ela (emocional e fisicamente)?

  • Ela é atenciosa e gentil?
  • Você se sente bem sobre o relacionamento quando está com ela e quando não está?
  • Esta pessoa está aberta a conversar quando vocês discordam?

Se você pode responder “sim” a todas as perguntas acima, essa pessoa se importa profundamente com você e te prioriza em sua vida.

É útil saber que as pessoas expressam seu amor de muitas maneiras diferentes e nem sempre é da maneira que esperamos. No livro “As Cinco Linguagens do Amor”, o autor Gary Chapman lista as cinco maneiras de expressar o amor da seguinte forma:

  • Palavras de Afirmação

  • Tempo de qualidade
  • Dar Presentes
  • Atos de Serviço
  • Toque físico

Sugiro que você avalie as linguagens de amor para descobrir qual é a sua preferida. Eu recomendo que você peça para seu parceiro fazer o mesmo, para que você possa aprender sua linguagem de amor também.

Compreender a maneira como cada um de vocês expressa o amor é uma das chaves para aceitar e acolher seu parceiro. Isso pode diminuir a ansiedade que você sente quando não está recebendo o que precisa em um relacionamento.


Então, é realmente importante ouvir as palavras “Eu te amo”?

Eu acredito que essas três palavras são altamente superestimadas. Elas podem ser significativas, se forem ditas no contexto certo e com sinceridade. Mas podem significar coisas diferentes para pessoas diferentes. Para um parceiro, “Eu te amo” significa “Eu acho que você pode ser a pessoa que eu tenho procurado toda a minha vida.” Para outro, pode ter um significado oposto.

Existem muitas outras maneiras de expressar o amor. Então, lembre-se de ver o que ele faz mais do que o que ele diz. Compreenda a sua linguagem do amor e a dele. Uma vez que você fizer isso, será capaz de tomar uma respiração profunda e parar de se preocupar tanto sobre se alguém diz ou não que te ama. Você se sente amada? É isso que importa.

____

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Mind Body Green

Autocontrole – como resistir às tentações e ser um vencedor na vida:

Artigo Anterior

Em um mundo que tenta fazer você se sentir sozinho(a), eu sempre estarei ao seu lado…

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.