Como se livrar do sentimento de inferioridade:

Bem, esse é um assunto que vem sendo muito tratado nos livros de autoajuda, afinal, por que falta tanto amor próprio e por que nos sentimos tão inferiores aos outros?



A resposta é complexa, levando em consideração a história que cada pessoa carrega consigo.

Eu arriscaria dizer que o sentimento de inferioridade surge quando ainda somos crianças e não conseguimos suprir as expectativas dos pais e professores na escola, por exemplo. E isso reflete em sua vida adulta, como no trabalho.

Nunca nos sentimos bom o suficiente e sempre aparecerá alguém melhor.


Mudar algo que já foi implantado em nossa consciência é difícil, mas não impossível. Claro que exige um esforço diário, já que por anos esse sentimento esteve dentro de nós.

Para começar eu quero que você, que durante muitos anos se sentiu inferior àqueles que esteve ao seu redor, que achou que não fosse bom o suficiente e que se julgou sempre que algo deu errado, olhe para o espelho. Veja a si mesmo. Observe a pessoa que você julgou não ser capaz. Já parou para pensar que ninguém possui os mesmos traços que o seu? Ninguém lutou as mesmas batalhas que você, ninguém sentiu as mesmas dores que a sua, pode ter sido parecida, mas nada foi igual. Por quê? Porque você é única. Nunca existiu e nunca existirá alguém como você.

Agora, em frente ao espelho enxergue isso.


Você se sentia inferior por não ser como os outros, por pensar que não era capaz. Mas você é! Você pode mais!

Agora, antes de dormir feche os olhos e concentre-se em si mesma. Esqueça o mundo ao seu redor. Nesse momento só existe você. Esse é outro erro que costumamos cometer e que nos faz sentir inferior. Sempre pensamos nos outros, fazemos o que desejam e buscamos suprir as expectativas alheias, mas e as nossas? E nós como ficamos? Ficamos tristes, atordoados, buscando a recompensa em coisas supérfluas.

Quando você passar a se enxergar como único e não copiável, verá que tudo o que passou até agora não foi nada. Apenas um erro que pode ser revertido, e transformado em amor próprio.

Verá que todas as batalhas e dedicações não foram em vão, e verá que o grande herói da história sempre foi você.

São passos simples, mas que quando praticados a finco e com persistência surtirá efeitos incríveis.

Você é o autor da sua própria vida, é único.

Quando o sentimento de inferioridade tentar alcançá-la pense em tudo o que conquistou até agora, no que passou para chegar até aqui.

Você é uma vencedora, e sempre foi. Sinta e viva isso!

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.