ColunistasPositividade

Como se manter positivo em tempos difíceis:

O ser humano está o tempo todo passando por um processo de individuação (a grosso modo, é o processo pelo qual nos tornamos únicos no mundo, não de forma solitária, mas nos construindo e nos tornando parte do todo), e nesse processo, é inevitável não passar por situações difíceis.



Há momentos em que alguém nos diz algo negativo a nosso respeito, ou até mesmo algo que não gostaríamos de ouvir. Em outros momentos nos sentimos rejeitados ou fora de contexto. Tem também aqueles em que nada está relacionado a ninguém especificamente, somente a nós mesmo, por exemplo, um plano que não deu certo, algo que aconteceu quando não esperávamos, um sonho que não se concretizou e por aí vai. Eu poderia enumerar aqui diversas situações difíceis pelos quais nós humanos podemos passar ao longo da existência, no entanto, não é esse o foco primordial de nossa “prosa” (permitam-me usar um “verbo prosear” usado por minha queria avó que nesse momento já está presente na eternidade).

Quando estamos frustrados nos momentos em que assuntos pessoais nos atrapalham em nossas relações de modo geral, é natural que a irritabilidade se instale em nós e há uma tendência para que a situação evolua de forma negativa, maximizando dessa forma aquilo que já estava em uma situação crítica, caótica. Diante dessas circunstâncias que a vida nos traz, temos uma inclinação para agir negativamente.


Também é natural que as pessoas à nossa volta também sigam esse mesmo princípio e em uma relação dialética, reajam também negativamente a nós, formando assim, um ciclo negativo. Diante dessa problemática, nosso dia acaba preenchido por angústias e desapontamentos, sendo essa uma estratégia onde não há vencedores, todos perdem.

Sei que não é fácil manter uma ATITUDE POSITIVA em situações negativas (tenham certeza que de fato sei, afinal, lido com pessoas todos os dias e é natural que elas me tragam os conteúdos que para elas não está fácil suportar). No entanto, também sei que é possível, com alguns recursos humanos, arranjar uma forma assertiva de resolver qualquer assunto positivamente. A seguir apresentarei algumas vivências de como você pode agir para continuar sendo positivo mesmo em meio às situações difíceis:


1.NUNCA RESPONDA NO CALOR DA HORA.


Temos que saber que nosso cérebro (não serei muito técnico nessa explicação uma vez que confesso que as aulas de Neuroanatomia nos tempos de faculdade eram as que eu menos gostava) tem uma estrutura chamada amígdala (não, não são as amídalas que algumas pessoas têm na garganta). A amígdala é responsável pelas ações automáticas que temos em nosso dia-a-dia. Ela é o centro que identifica os perigos e ameaças, gerando medo, ansiedade e nos coloca em situação de alerta. Resumindo em miúdos, diante de uma situação-problema é natural que deixemos a amígdala “tomar conta” de nossas ações, e pronto, quando nos damos conta, já agimos por impulso. Agora que você já tem conhecimento desse fato, quando algo ocorrer que te tire do sério dê algum tempo para ficar calmo, deixe que as informações possam ser processadas de forma mais tranquila para assim, poder construir uma resposta e/ou uma solução mais elaborada, mais inteligente, mais equilibrada e positiva.


2.PROCURE FALAR SEMPRE EM UM TOM DE VOZ AGRADÁVEL.

É natural que enquanto humanos nos espelhamos uns nos comportamentos dos outros (e isso ocorre desde a fase inicial da evolução humana quando o bebezinho imita os que estão à sua volta). O simples ato de mudar o tom de voz, o deixando mais agradável, fará com que o seu interlocutor se espelhe aos poucos em seu comportamento, minimizando assim a agressividade inicialmente expressa.



3.RESPIRAR FUNCIONA E NÃO É COISA DE LIVRO DE AUTOAJUDA.

Respirar nos faz ser induzidos através de um processo natural de relaxamento. Em momentos de crise, procure respirar fundo (sei que não é fácil e se você tiver passando por uma situação complicada nesse momento vai querer esmurrar o autor que aqui vos escreve, mas pode acreditar, funciona). Esse mecanismo permite a oxigenação do cérebro, facilitando assim o raciocínio, promovendo uma decisão mais acertada e adequada da situação.



4.USE APENAS O QUE LHE POSSA SER ÚTIL.

Essa dica passarei de forma simples e útil. Caso esteja conversando com alguém muito negativo, procure “peneirar” algo de bom no que ela diz (nem mesmo que for um aprendizado de “como não se comportar”, ou “o exemplo que não posso seguir”). Caso tenha algo de útil, use para a sua vida, caso não tenha, rejeite o que não for adequado.


5.ENCONTRE OPORTUNIDADE NAS DIFICULDADES.


Começarei aqui com uma frase célebre de Einstein: “no meio de toda dificuldade reside a oportunidade”. Ou seja, é necessário em tempos de cólera, adotar uma postura positiva diante da negatividade da situação, aumentando desse modo a probabilidade de construirmos uma solução criativa, residindo nela oportunidades para ser bem sucedidos (e é justamente essa visão que grandes personalidades utilizam em tempos caóticos e fazem disso um mar de oportunidades, remando, literalmente, contra a maré).


6.ERRAR É HUMANO, NECESSÁRIO E VOCÊ PODE TER ABERTURA PARA ADMITIR.

Admitir um erro e aprender com ele é sim um ato revelador de sua autoconfiança. Saber reconhecer as próprias falhas é ter uma atitude positiva face ao outro e a si mesmo. Isto permite com que você se coloque numa situação de constante aprendizagem e autodesenvolvimento, admitindo assim, que quer melhorar contribuindo para a solução ou resolução do problema.



7.É POSSÍVEL INSTRUIR O POSITIVISMO.

Sempre que tiver oportunidade, esteja com pessoas positivas, assista a palestras, vídeos, filmes ou leia alguns livros que estimulem as atitudes positivas. Estando em contato com um universo positivo a sua mente estará sendo instruída e estimulada a viver de um modo positivo.



8.NÃO CONSEGUIMOS AGRADAR A TODOS.

Temos que aceitar que nem os grandes mestres que por aqui passaram agradaram a todos, sendo assim, você não está sozinho. Perceber isso irá libertá-lo de um grande número de fardos desnecessários que às vezes vivemos. Desse modo, estaremos mais disponíveis para focar nas coisas e pessoas que podemos interagir de uma forma mais positiva.

Diante disso, caso você tenha chegado até esse ponto desse humilde artigo, desejo que tenha discernimento, tranquilidade e equilíbrio para passar por todas as situações difíceis o mais positivo possível!


Caso tenha gostado desse artigo ou caso ele tenha feito sentido para você, compartilhe com os seus amigos o máximo que puder, pois somente assim, mais pessoas terão acesso a conteúdos energizantes e positivos como esse.

Tarólogo Diego

A felicidade não é uma loteria, mas o bilhete premiado é seu!

Artigo Anterior

Dalai lama nos ensinou: seja você a mudança que quer ver no mundo!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.