Como se recuperar de um rompimento amoroso – de acordo com a neurociência:

7 DICAS DE COMO SE RECUPERAR DE UM ROMPIMENTO AMOROSO:



Quem já viveu uma paixão, sabe o quanto esta emoção pode ser avassaladora. O amor paixão é tão forte que pode nos levar a fazer verdadeiras loucuras. A arte, a ficção e a história estão repletas de histórias de amor movidas pelo seu inebriante sabor, muitas sem um final feliz.

Embora a maioria das pessoas, embaladas por uma cultura recheada de romances cinematográficos, deseje viver este sentimento intenso talvez até mesmo como uma meta de vida, a paixão também traz um lado ruim. Tendo sua origem no latim, passionis, sua etimologia remete ao sofrimento e nos leva a pensar no estado de constante angústia que vive o apaixonado: sua cabeça é constantemente invadida por pensamentos envolvendo aquela pessoa e parece que todo o resto perde a graça se não estiver em sua companhia. Tudo vale só para ficar junto. O apaixonado vive os efeitos de um verdadeiro vício! A paixão é tão poderosa que nem mesmo os deuses do Olimpo eram imunes à sua maldição e muitas de suas mais trágicas narrativas foram movidas por ela.

Quando algo vai errado e este amor não é correspondido ou é interrompido, o cenário que se constrói é de uma verdadeira catástrofe. Um rompimento pode afetar a nossa saúde física e emocional de formas severas, levando a quadros de adoecimento. Seus efeitos, conforme revelam pesquisas, são comparáveis à abstinência de cocaína.


Mas o que fazer quando parece não haver mais nenhuma saída? O que a neurociência tem a dizer sobre isso?

A pesquisadora e PhD. Helen Fischer, que se dedica ao estudo do amor, dá algumas dicas. Acompanhe abaixo!


1.NÃO FIQUE SOZINHO

A solidão apenas agrava o sofrimento. Estar em boa companhia, em especial de bons amigos – aqueles que te fazem sentir bem – é uma boa maneira de colocar seu cérebro de volta à sensação de conexão e positividade. Compartilhar momentos acompanhado eleva no seu cérebro o nível de substâncias que estão baixas por causa do rompimento.


2.LIVRE-SE DAS LEMBRANÇAS

Um viciado em álcool não deixa a garrafa à vista – ela vai constantemente lembrar do gostinho da bebida! Da mesma forma, para quem se recupera de um rompimento amoroso, lutar contra a vontade de ficar lendo aquelas cartas ou mensagens nas redes sociais é muito importante. Também vale evitar ligar, frequentar os mesmos ambientes ou buscar por notícias. Se alguém insistir em ficar falando daquela pessoa, não tenha medo, imponha os seus limites!


3.PRATIQUE ATIVIDADES FÍSICAS

Praticar atividades físicas estimula a produção de substâncias no cérebro que reduzem a dor e aumentam a sensação de bem-estar e segurança. Estudos apontam que a prática de exercício físico pode ter efeitos comparáveis ao uso de antidepressivos. Além disso, elas regulam o metabolismo e elevam o humor. O mesmo vale para a luz do sol.


4.MANTENHA-SE OCUPADO

Se arrume, saia, faça algo novo, diferente! Evite ficar trancado em casa sem fazer nada – isso só vai piorar o seu estado! Além disso, fazer algo novo ou emocionante vai descarregar no seu cérebro doses de substâncias que se encontram baixas por causa da abstinência amorosa.


5.SORRIA E BUSQUE POSITIVIDADE

Sorrir estimula a produção de substâncias associadas ao prazer. Listar coisas positivas da sua vida, memorizá-las e repetir também é uma boa forma de afastar o pessimismo e lembrar que nem tudo acabou. Ainda existem muitas coisas boas em sua vida que não dependem daquela pessoa!


6.DÊ TEMPO AO TEMPO

O tempo cura. Assim como qualquer outra abstinência, um rompimento precisa de um tempo. Não há mágica: é preciso esperar. O término de uma relação modifica sua rotina, é necessário um tempo para se adaptar! E não há problema algum em ficar para baixo. Isso apenas demonstra o quanto você está em consonância com seus sentimentos. Apenas não deixe que isso o domine!


7.CRIE UM MANTRA

Afastar os pensamentos obsessivos e invasivos não é uma tarefa fácil. Para isso, uma dica é criar um mantra – uma frase curta que você pode repetir para si mesmo quando precisar! Pense em algo positivo e que dê perspectivas para o futuro, como, por exemplo “eu me amo e mereço ser amado”. Experimente o que funciona para você. A ordem é se sentir bem com essa frase!

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Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




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