5min. de leitura

Como se sentir bem quando seus mantras e afirmações não funcionam

Repetir mantras positivos ao longo do dia é uma recomendação padrão para se sentir feliz e iluminar sua luz interior. Mas esses mantras podem não se manifestar?


Segundo alguns pesquisadores, podem, particularmente para aqueles com baixa autoestima. Dizer-se: “Eu sou bonita”, quando você não se sente assim, pode levar a pensamentos sobre como isso não é verdade. Afirmações positivas podem resultar em pensamentos que não fazem jus a seu próprio respeito, lhe causando ainda mais tristeza, quando tudo que você sempre quis foi ser feliz.

Quando eu estava trabalhando na mudança de minha própria mentalidade, experimentei esse fenômeno. Antes que eu pudesse realmente acreditar nas declarações positivas, eu precisava mudar alguns comportamentos básicos e sentimentos sobre mim mesmo.

Aqui estão quatro maneiras de se sentir bem consigo mesmo, quando mantras e afirmações positivas não funcionam:

1. Pratique a gratidão.

Faça uma lista com cinco coisas pelas quais você é grato. Perceber as bênçãos já presentes em sua vida, te ajuda a perceber que você é digno delas. Gratidão é a base de uma mente positiva.


A minha própria vida e mentalidade cresceram completamente cerca de um ano atrás, quando eu me desafiei a 30 dias de gratidão. Antes do desafio, listas mentais do que me faltava consumiam minha energia mental e me cegavam para oportunidades inexploradas.

Uma mente em sintonia com a abundância identifica facilmente novas possibilidades.



2. Se aceite.

Acredite que você é perfeito exatamente como você é. Você não precisa mudar nada sobre si mesmo. Negatividade e autocrítica se alimentam a ideia de que não somos suficientes. Acredite que você é.

Toda a minha vida eu fui solitário. Por muitos anos eu resisti a isso, e tentei mudar a mim mesmo para me encaixar no padrão. Mas acontece que uma das minhas maiores paixões é pensar profundamente sobre a vida e escrever sobre esses pensamentos. Isso não pode ser feito em meio a uma multidão.

Muitas vezes, as coisas que não gostamos em nós mesmos são nossos maiores presentes. Nós não gostamos dessas coisas porque elas nos fazem nos destacar e ter um aspecto diferente. Mas as nossas diferenças são realmente nossos superpoderes.

Só quando aceitamos a nós mesmos pelo que somos, podemos começar a alavancar essas superpotências e criar a vida que estamos destinados a viver. Uma vez que eu aceitei a minha preferência de sair sozinho, eu parei de me sentir sozinho e fui capaz de me dedicar totalmente a viver a minha paixão.


3. Medite.

Crenças negativas sobre nós mesmos são muitas vezes ligadas a emoções dolorosas enterradas no corpo físico. A meditação nos ajuda a limpar esses blocos, removendo o gatilho de autodúvida e tristeza na raiz.

A meditação me trouxe imensa cicatrização após um diagnóstico de câncer aos 27 anos. Não foi minha primeira experiência com essa dor, meu pai e minha irmã morreram com um ano de diferença um do outro quando eu era um adolescente. Todo mundo disse que eu era forte na escola depois que minha família morreu, mas ninguém disse isso após saberem de meu diagnóstico. Eu senti como se estivesse perdendo minha cabeça.

Mas naquele lugar de trevas eu aprendi a meditar, finalmente transformei uma vida de tristeza acumulada em luz. Os pensamentos positivos sem esforço irradiam de um corpo cheio de luz.


4. Cultive a compaixão.

Todo mundo tem dias difíceis. O fato de você não estar se sentindo bonita, forte ou inteligente hoje, não significa que você é falha. Significa apenas que você teve um dia difícil. Seja o seu melhor amigo. Elogie a si mesmo, até quando estiver no seu pior dia. Isso é compaixão em ação.

Eu sofria de depressão na adolescência, e era frequentemente enviado para psiquiatras. Cresci pensando que era profundamente falho. Mas através da meditação e autoaceitação, eu percebi que só porque estava tendo um momento difícil, não significa que há algo de errado comigo.

A tristeza é um sinal para abrandar. Eu sou paz e bem, mesmo não me sentindo dessa forma em todos os momentos.

 

_____

Traduzido pela equipe de O Segredo

Fonte: Mind Body Green





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.