23min. de leitura

Como ser mais paciente? Aprenda o segredo aqui!

O que é ser uma pessoa paciente


Como a paciência nos afeta

Como se tornar mais paciente

Paciência e qualidade de vida


Como ser mais paciente? Essa é uma pergunta recorrente nos dias atuais, em que o mundo moderno nos joga diariamente em um turbilhão de emoções. E, entre elas, a impaciência é uma das mais comuns.

Cenas de brigas no trânsito, discussões familiares, irritabilidade constante e doenças relacionadas ao estresse causado pela correria do dia a dia se tornaram comuns e revelam o quanto esse problema invadiu a nossa sociedade.

Em meio ao caos de nossos pensamentos, a dificuldade em parar, respirar e tomar atitudes planejadas com tranquilidade se revela. E, para muitos, os momentos de inquietação da mente se assemelham a feras impossíveis de ser controladas. Em meio a tamanha inquietude, as cobranças e obrigações diárias apenas contribuem para o aumento da impaciência. Dessa forma, alcançar a plenitude da paciência se transformou em um desafio para várias pessoas. 

Contudo, esse desafio deve ser enfrentado, pois a falta de paciência pode trazer consequências negativas para nossa vida. A curto prazo, a impaciência gera estresse e ansiedade. Entretanto, os males a longo prazo são mais graves e envolvem doenças cardiovasculares e dificuldades de respiração. Por outro lado, ao se tornar mais paciente é possível conquistar melhoras na saúde, no humor, na satisfação e no bem-estar geral consigo mesmo. Além disso, também é possível desenvolver virtudes como a tolerância, o respeito e a perseverança.


Neste texto trataremos exatamente desse assunto. Desde como a paciência nos afeta até as melhores técnicas para praticá-la e desenvolvê-la.

Continue lendo e descubra como ser mais paciente e desfrutar dos benefícios que essa virtude proporciona!


O que é ser uma pessoa paciente

A paciência é uma das maiores virtudes do ser humano. É ela que nos torna capazes de suportar nossos infortúnios com calma e resiliência. Ter paciência significa manter o autocontrole emocional e o autodomínio frente a situações muitas vezes imprevisíveis, desagradáveis e indesejadas. Ela também nos torna tolerantes aos erros alheios e influencia na perseverança que devemos ter em busca de nossos objetivos.

Sendo assim, um dos passos que devem ser dados no caminho para descobrir como ser mais paciente é justamente aprender como agem as pessoas que têm essa virtude. E é sobre isso que trataremos agora. Basicamente, ser uma pessoa paciente é…


1. Não agir por raiva ou impulso

Você, provavelmente, conhece alguém explosivo que parece não ser capaz de controlar seus atos e emoções. Também é muito provável que já tenha se incomodado com alguma situação em que uma pessoa se descontrolou por um motivo bobo e, devido a isso, acabou gerando momentos desconfortáveis.

Atitudes como essas não fazem parte da rotina das pessoas pacientes. Elas conseguem refletir durante os momentos de raiva e não transferem as emoções para suas ações. Dessa forma, conseguem evitar os transtornos causados pela impulsividade.


2. Perseverar em seus objetivos

Todos nós queremos conquistar nossos objetivos. No entanto, algumas pessoas parecem ter o dom de realizar os próprios propósitos. Elas estão sempre desfrutando de suas conquistas e não medem esforços durante a busca de seus sonhos.

Saiba que isso está ligado à paciência que tais pessoas têm. Essa qualidade é capaz de desenvolver a perseverança, que é algo fundamental para nos manter firmes e motivados. Assim, torna-se mais fácil lidar com as dificuldades encontradas durante o caminho até a realização de seus ideais sem nunca desistir.


3. Saber contornar situações indesejadas ou desagradáveis com tranquilidade

Você já presenciou alguma cena de gritaria e confusão que foi tranquilamente resolvida por uma pessoa com poucas palavras? Em caso afirmativo, saiba que, com toda certeza, você testemunhou uma pessoa paciente em ação!

Além de acalmar os mais esquentados, as pessoas pacientes também sabem enfrentar aqueles problemas imprevisíveis sem perder o autocontrole e acreditando que tudo vai se acertar. Elas enxergam o lado positivo de qualquer situação e, com isso, conseguem a superação de seus problemas, sem perder a paciência. Isso ocorre porque tais pessoas entendem que os imprevistos acontecem e que de nada adianta desesperar frente aos desafios da vida.


4. Buscar manter a harmonia dentro das relações

Existem pessoas que conseguem construir relações harmoniosas, sejam elas familiares, sejam amorosas ou de amizade. Para elas, as relações duram anos e acontecem raríssimos desentendimentos. E, quando eles ocorrem, são resolvidos com um bom diálogo e sem nenhum estresse.

Assim agem as pessoas pacientes. Elas sabem que brigas e discussões não resolvem divergências e, na verdade, somente contribuem para a deterioração das relações. Por isso, elas mantêm sempre a calma, buscando preservar a harmonia e o bem-estar dentro de seus relacionamentos.


Como a paciência nos afeta

como ser mais paciente-homem

Agora, que você já sabe como agem as pessoas pacientes, deve estar se perguntando como a paciência pode afetar a sua vida e quais benefícios ela traz, certo? Então, espere um instante, estamos quase chegando nesse ponto!

A virtude da paciência se revela em nosso comportamento não só nos momentos que pedem decisões complicadas, mas também nas relações que construímos, na nossa saúde e até na sabedoria que adquirimos ao longo dos anos.

Sendo assim, ela nos afeta das seguintes formas…


Icon

Auxilia-nos a tomarmos decisões mais corretas

Se você já se arrependeu de uma escolha feita às pressas, sabe o quanto é importante manter a calma em uma situação que pede a tomada de decisões difíceis. Nessas horas, o impulso natural do ser humano é buscar a solução mais rápida que seja capaz de afastar o infortúnio. No entanto, apesar de ser um hábito comum, isso pode gerar ainda mais problemas.

A paciência é uma ótima aliada na hora de tomar decisões importantes. Ela faz com que pensemos mais antes de tomar qualquer atitude, avaliando a situação por completo e diminuindo os riscos de tomar decisões equivocadas. Assim, ao pararmos para analisar os prós e contras de qualquer decisão, conseguimos impedir o desencadeamento de outras complicações.


Icon

Torna-nos pessoas mais confiáveis

É difícil confiar em pessoas impulsivas e que parecem não refletir sobre suas palavras e atitudes, concorda? Pessoas impacientes transmitem a sensação de descontrole e instabilidade, o que pode levar à desconfiança. Por outro lado, é muito mais fácil acreditar em pessoas tranquilas e pacíficas, com seus semblantes calmos e vozes suaves.

Sendo assim, você já deve imaginar o motivo de essa qualidade nos tornar mais confiáveis, não é? Além disso, a confiança precisa de tempo e cuidado para se estabelecer entre duas pessoas. E, para que isso aconteça, é necessário desenvolver a empatia e demonstrar uma real preocupação com os sentimentos do outro.


Icon

Aumenta a nossa resiliência

Quem não gostaria de ter a fórmula secreta para enfrentar e superar as dificuldades da vida sem grandes sofrimentos, não é mesmo? Infelizmente, ainda não conhecemos uma receita mágica para conseguir tamanha proeza. Entretanto, sabemos que com o auxílio da paciência pode ser mais fácil conquistar essa façanha.

Essa qualidade melhora a capacidade que temos para aceitar e tolerar situações difíceis. Por meio dela, conseguimos passar por momentos como a perda de um emprego, a espera pelo resultado de um concurso ou o tratamento de uma doença sem nos desesperar. Assim, aumentamos a nossa resiliência e conseguimos superar tais obstáculos, enquanto, ao mesmo tempo, mantemos o funcionamento saudável de nossa mente.


Icon

Ajuda-nos a construir a sabedoria

Talvez você já tenha reparado que muitas histórias de ficção contam com um velhinho sábio que está sempre passando seus ensinamentos adiante. Apesar de tal estereótipo ter se tornado comum, isso não significa que a sabedoria só pode ser alcançada quando conquistamos cabelos brancos e idade avançada.

Na verdade, a sabedoria é construída dia após dia. Para isso, é preciso paciência. Sem ela, perdemos a motivação para encarar cada dia como uma nova aprendizagem. Além disso, ela nos ensina a refletir, o que é fundamental para avaliar aquilo que já sabemos, o que ainda precisamos aprender e quais coisas devemos reaprender.


Icon

Auxilia-nos a manter boa saúde

As tribulações da vida moderna e o cotidiano agitado ajudaram a tornar comuns alguns males, como o estresse, a ansiedade e a depressão. O excesso de cobranças e expectativas, as frustrações e as insatisfações diárias são alguns dos fatores responsáveis pelo aparecimento de tais doenças e que podem ser controlados com o desenvolvimento da paciência.

Com base nesse aspecto, a paciência afeta de forma positiva a saúde mental, física e emocional. Isso ocorre devido à redução dos níveis de estresse que, a longo prazo, podem desenvolver doenças cardiovasculares, problemas de pele, desarranjos intestinais e problemas psicológicos. Além disso, ela também ajuda a lidar com situações indesejadas que podem desestabilizar o controle emocional e desencadear sentimentos depressivos.


Icon

Torna-nos amigos e companheiros melhores

Todos nós sabemos o quanto é difícil construir e manter relacionamentos saudáveis, uma vez que eles requerem tempo, dedicação e comprometimento. Muitas vezes, eles surgem nos momentos em que apoiamos e confortamos o outro, buscando diminuir suas dores, ou quando perdoamos os erros cometidos.

Nesse sentido, a paciência leva ao desenvolvimento de outras qualidades, como tolerância, respeito, empatia, compaixão e compreensão. Dessa forma, nós nos tornamos melhores companheiros, tanto nas relações amorosas quanto nas de amizade. Isso acontece porque passamos a ser mais cuidadosos com aqueles com quem convivemos, tolerando suas falhas e respeitando as peculiaridades de cada um.


Como se tornar mais paciente

como ser mais paciente1

De acordo com a lei da atração, nós atraímos aquilo que emanamos. Portanto, aquele que deseja construir relações com mais paciência e se livrar dos problemas causados pela falta dela, precisa buscar as melhores maneiras para aprender a ser mais paciente e, assim, conseguir mudar a sua vida.

Já mencionamos que a paciência nos afeta e explicamos como agem as pessoas pacientes. Certamente, ao longo do conteúdo, você pôde perceber os diversos benefícios que essa virtude proporciona e deseja descobrir como conquistá-la, não é mesmo? Então, não se desespere! Falaremos sobre isso agora.


  • Utilize a técnica da RESPIRAÇÃO

A nossa respiração está estritamente ligada ao nosso estado emocional. Talvez você já tenha notado que ao nos agitar a respiração se torna mais rápida e irregular. Já nos momentos de relaxamento, ela é longa e suave.

Você deve utilizar esse aspecto natural a seu favor. Portanto, nos momentos de impaciência, feche os olhos e concentre-se na sua respiração. Permita-se sentir completamente as inspirações e expirações até que se sinta melhor. Com isso, o cérebro receberá mais oxigênio e sua mente ficará mais lúcida e tranquila.


  • CONTE até se acalmar

Você conhece aquela velha técnica de contar carneirinhos para dormir nas noites de insônia? Se isso realmente ajuda a dormir, não podemos afirmar. No entanto, para controlar a irritação e praticar a paciência, essa técnica pode ser bastante eficaz.

Durante situações estressantes ou momentos decisivos, adquira o hábito de contar. Inicialmente, conte de 1 até 10. Ao terminar, caso não tenha se acalmado, conte até 20, e assim por diante. O importante é manter toda sua concentração na contagem e só parar quando finalmente conseguir se tranquilizar.


  • Pare para REFLETIR

É comum que os motivos que nos levam a agir com impaciência sejam recorrentes. Pode ser uma pessoa específica, uma situação que envolva um longo tempo de espera, a falta de sono ou até mesmo a fome. Nesses casos, a reflexão pode fazer verdadeiros milagres.

Sendo assim, sempre que estiver em uma situação desagradável e sentir a irritação o invadindo, pare um instante e reflita. Procure entender os motivos que estão proporcionando o desconforto e busque a melhor forma de solucioná-lo. Assim, sempre que o problema se repetir, será mais simples lidar com ele. Outro aspecto relevante é que, por meio da reflexão, podemos perceber quais comportamentos nosso contribuem para a sensação de impaciência.


  • Faça LISTAS DE TAREFAS

Um dos grandes problemas da vida moderna é a quantidade de afazeres com que precisamos lidar diariamente. Eles sufocam a nossa mente, deixando-nos ansiosos e confusos. Isso ocorre devido à sobrecarga de informações que o cérebro precisa gerenciar.

Para evitar que isso aconteça, é imprescindível criar o hábito de organizar as tarefas diárias em uma lista de prioridades. Dessa forma, a mente não fica “pulando” de pensamento em pensamento e pode se concentrar na atividade que está realizando no momento. Assim, evitamos que o estresse gerado pelo excesso de atividades nos deixe impacientes.


  • Pratique EXERCÍCIOS FÍSICOS

É um fato conhecido que os exercícios físicos melhoram a nossa saúde, mas esse não é o único benefício que eles proporcionam. Além disso, a prática regular de atividades físicas também colabora com o desenvolvimento de nossa paciência, uma vez que durante o desenvolvimento da atividade exercitamos nossa concentração e liberamos as energias acumuladas.

Ao praticar uma atividade física, o nosso cérebro fica mais sensível aos hormônios que auxiliam no controle de sensações como estresse e ansiedade. Outro ponto importante é que a prática regular de exercícios físicos também melhora o sono, o que é imprescindível para diminuir a irritabilidade durante o dia.


  • MEDITE nas horas vagas

Manter o corpo saudável é uma das melhores formas para se tornar mais paciente. Entretanto, é preciso cuidar também da mente, pois é nela que sentimentos bons e ruins se instalam. Por isso, é interessante praticar a meditação para afastar as crenças negativas que contribuem para a nossa impaciência.

meditação é uma técnica que estimula o poder de concentração e que deve ser praticada durante, pelo menos, 20 minutos por dia. Para meditar, é preciso focar a mente e viver apenas o presente. Por isso, é preciso deixar de lado o caos dos problemas modernos para que uma energia pura e positiva possa fluir pelo seu corpo.

Essas são algumas das técnicas mais eficazes para se tornar mais paciente. Contudo, é importante ressaltar que o que funciona é pessoal, pois cada pessoa é um ser único. Sendo assim, você precisa testar cada método e ver o que melhor se adapta a você para, finalmente, alcançar os resultados desejados.


Paciência e qualidade de vida

como ser mais paciente2

A qualidade de vida envolve questões como o bem-estar físico, psicológico e emocional, as relações que mantemos com amigos e familiares, a nossa saúde e a satisfação que temos em relação à nossa vida e àquilo que conquistamos. O significado de qualidade de vida pode variar de pessoa para pessoa, mas, na maioria das vezes, ela é identificada como a noção de sentir-se bem consigo e com o ambiente ao redor.

Nesse sentido, o desenvolvimento da paciência também pode afetar os fatores que influenciam na consolidação de uma boa qualidade de vida, como a autoconfiança, o bom humor e o sucesso profissional. É sobre isso que trataremos agora. Basicamente, a paciência colabora com os seguintes aspectos:


1. Aumenta o nosso bom humor

Uma das melhores sensações que podemos ter são aqueles momentos de sorrisos espontâneos, sem motivo especial aparente. O bom humor é a maneira pela qual o corpo expressa que está bem e saudável. Mantendo-o em alta, o indivíduo sofre menos e tem maior produção de endorfina — hormônio que relaxa e aumenta a sensação de bem-estar.

Ao aplicarmos a paciência em nossa vida, deixamos de nos martirizar por nossas falhas, dificuldades e medos. Assim, abrimos as portas do nosso emocional para que os sentimentos de alegria e satisfação possam entrar. Com isso, nós nos tornamos pessoas mais bem-humoradas e menos rabugentas, o que é fundamental para garantir uma boa qualidade de vida.


2. Deixa-nos mais autoconfiantes

Pessoas autoconfiantes perdem menos tempo se preocupando com situações comuns do dia a dia, como o medo de falhar no novo projeto da empresa. A autoconfiança é responsável por manter o nosso amor-próprio e o senso de valor, e pela percepção da própria capacidade de realização de qualquer atividade. Com isso, ela contribui para a manutenção da nossa felicidade e diminui as chances de desenvolver a depressão.

Como foi mencionado, pessoas pacientes desenvolvem melhor sua perseverança. Dessa forma, elas se tornam mais confiantes de que conseguirão realizar seus objetivos, mesmo que isso leve um longo tempo ou que encontrem empecilhos ao longo da jornada.


3. Ajuda no sucesso profissional

Essa virtude também colabora nesse aspecto. Pessoas pacientes têm mais chances de conquistar promoções e alcançar o sucesso na carreira. Isso ocorre porque aqueles que conseguem aplicar essa qualidade no ambiente de trabalho conseguem se destacar perante os outros. Outro ponto a ser destacado é que para se conseguir o trabalho dos sonhos também é preciso ter calma e esperar o momento em que essa conquista chegará.

Sabemos que o sucesso profissional é um dos fatores que mais colaboram para uma boa qualidade de vida. Além de garantir a sensação de realização e dever cumprido, essa conquista, muitas vezes, garante boas condições de vida ao proporcionar acesso aos melhores serviços de saúde, educação e lazer.


4. Torna-nos mais felizes

Provavelmente, você já assistiu a alguma comédia romântica que terminou com um lindo final feliz. Seria ótimo se a nossa vida pudesse ser sempre como o final desse tipo de filme: com todos os problemas resolvidos e as pessoas alegres e em paz. Infelizmente, isso nem sempre acontece. Contudo, com o auxílio da paciência, é possível ser mais feliz.

O motivo disso é bem simples: quanto mais desenvolvemos a paciência, menos nos envolvemos em conflitos desnecessários e deixamos de nos preocupar com problemas que não podemos resolver no momento. Por conseguinte, temos mais tempo para apreciar a nossa família e curtir os momentos de descontração.

Como você pôde perceber ao longo do conteúdo, a resposta para a pergunta inicial é bem simples: para se tornar mais paciente é preciso praticar. Seja através do uso de técnicas de respiração, seja parando por um minuto para refletir, é fundamental treinar essa virtude para que ela se torne uma qualidade natural em nossa personalidade e, dessa forma, possamos ser contemplados pelos benefícios que ela proporciona.

Ademais, foi possível descobrir que a paciência é capaz de nos fazer esperar o momento ideal para tomar as decisões corretas, de aquietar a mente e o coração nas horas de infortúnio, de nos tornar mais tolerantes e, por fim, de nos transformar em pessoas melhores e mais desenvolvidas. Além disso, ela também traz benefícios físicos e emocionais, auxilia na manutenção de boas relações interpessoais e colabora para o sucesso profissional.

Agora, que você já sabe como ser mais paciente, não deixe de compartilhar este post em suas redes sociais. Assim, você ajuda outras pessoas a descobrirem as melhores maneiras para aperfeiçoar essa virtude tão importante na vida!


Direitos autorais das imagens licenciadas para o site O Segredo: rock content –  jlpfeifer / 123RF Imagens – zurijeta / 123RF Imagens –  wavebreakmediamicro / 123RF Imagens





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.