Como superar o fim de um relacionamento…

Todos que já passaram pelo fim de um relacionamento sabem como pode ser um momento complicado. Mas você sabia que às vezes essa perda pode fazer com que passe por um processo de luto? Luto mesmo, aquele que passamos quando alguém próximo a nós vem a falecer.



O Luto é conhecido por ter algumas fases: “A Negação, a Raiva, a Negociação, a Depressão e a Aceitação”.

No começo vem a Negação, o momento em que não queremos acreditar no que está acontecendo, queremos apenas acordar, como se tivesse sido um pesadelo. Depois vem a Raiva e queremos gritar, xingar, colocar pra fora tudo o que sentimos. Então começamos a querer negociar, buscamos soluções na troca, se eu fizer isso ou aquilo talvez tudo volte a ser como era. Temos depois a fase da Depressão, quando ficamos tristes, choramos, e tudo parece muito doloroso e difícil. No fim chegamos a Aceitação, o momento em que entendemos o que aconteceu, conseguindo abraçar a realidade e seguir em frente.

como-superar-o-fim-de-um-relacionamento-foto-02


Claro que essa é uma explicação mais didática, essas fases ocorrem simultaneamente e se misturam, gosto de dizer que esse é um processo de construção para a aceitação saudável do término de um relacionamento, e existem algumas técnicas e conceitos que podem nos auxiliar a melhorar o nosso estado emocional e acelerar esse processo.

Algumas coisas são simples, como compreender que um relacionamento é uma via de mão dupla, todos os envolvidos erram e acertam, e todos são um pouco responsáveis pelo desfecho da situação. Outras coisas como: não ficar em casa chorando e se lamentando, sair com seus amigos, conversar com outras pessoas sobre outros assuntos, fazer coisas que gosta de fazer, coisas que fazia antes do relacionamento e talvez tenha deixado de fazer, todas essas atitudes positivas nos ajudam a ter um estado mental favorável para passar por tudo isso.


 Mas existem duas técnicas muito eficientes e simples que eu vou ensinar que vão te ajudar a superar esse momento:

Análise dos prós e contras:

Pegue uma folha e com um lápis ou uma caneta faça duas colunas, uma coluna de Prós e outra de Contras, essa será a sua balança, agora você vai fazer uma análise do relacionamento nos últimos meses ou semanas. Como era o seu antigo relacionamento? Pense sobre isso, ele era realmente bom? Quais coisas boas existiam nesse relacionamento, e quais coisas ruins? O que estava acontecendo que não era muito legal?


Percebam que não estou entrando no mérito de quem é o “mocinho” ou “vilão” da história, a reflexão aqui é sobre o relacionamento entre vocês, a maneira como ele funcionava.

Então liste os prós que ainda existiam e os contras que estavam presentes nesse relacionamento, se depois se lembrar de mais itens vá adicionado nas colunas, não existem limites.

Após terminar de listar os prós e contras, atribua valores para eles, por nível de importância, valores de 1 a 5 (1 para itens menos importantes e 5 para mais importantes).

No fim some os valores dos itens Prós e Contras do antigo relacionamento, essa será sua balança para ver de maneira concreta e real como o relacionamento era para você.

Leia e reflita sobre essa lista por um período entre 21 e 30 dias.


Carta de Gratidão

Após criar a lista e dar as notas para os itens no exercício anterior, vamos para a Carta de Gratidão, só mais uma vez pense sobre o seu antigo relacionamento, mas agora ciente das coisas boas que ele trouxe para você e sobre as coisas negativas que existiam nele.

Você irá escrever uma carta, uma carta onde vai agradecer a Deus, ao Universo, a Você mesmo, ou seja, uma carta para quem você quiser, onde vai agradecer por esse relacionamento ter existido na sua vida, e vai dizer nessa carta não as coisas negativas que aconteceram, mas quais as lições positivas que você conseguiu aprender com esses desafios.

Já pensou nisso: “Quantas coisas esse relacionamento possibilitou que você aprendesse e desenvolvesse? Como ele pode ter te tornado uma pessoa ainda melhor e mais forte? ”.

Então escreva sua carta especificando isso, quais os aprendizados que esse relacionamento te ofereceu, como eles te prepararam para uma vida melhor, te tornaram uma pessoa melhor, e te possibilitarão ter uma postura melhor nos relacionamentos futuros, ou seja, te ajudarão a ter relacionamentos melhores.

Por fim agradeça por tudo isso, por todas essas oportunidades que você tem, pela possibilidade de recomeçar e fazer sua vida ainda melhor.

Leia essa carta, se necessário acrescente novos elementos, e reflita sobre tudo isso durante um período de 21 a 30 dias.

como-superar-o-fim-de-um-relacionamento-capa-e-foto-01

O fim de relacionamentos são coisas comuns, que acontecem pelos mais diversos motivos, mas se você permitir, esse término pode ser uma experiência positiva, se utilizar essas duas simples técnicas que citei acima você vai começar a enxergar esse momento como uma nova fase cheia de possibilidades e caminhos para um futuro ainda melhor.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.