ComportamentoSuperação

Como superar um trauma e ser ainda mais forte do que antes:

Como superar um trauma e ser ainda mais forte do que antes site

Trauma. Para alguns, a palavra evoca imagens da área de emergência e médicos. Para outros, lembram do tempo que seus pais gritavam com eles. E para alguns também, a palavra lembra divórcio.



O trauma é sentido por todos, mas de maneiras diferentes. E não existe nenhuma forma de se comparar a perturbação de alguém com a de outra pessoa.

Não é um concurso onde a pessoa que mais sofreu ganha. E se fosse, qual seria a vantagem disso?

O trauma é uma parte da vida. Mas a recuperação também. Apesar de sua consistência em todas as nossas vidas, ele não é o mesmo para todos. O importante é notar que as áreas em que somos menos resilientes não nos tornam pessoas fracas. Isso faz de nós, humanos.


Como lidar com o trauma e tornar-se mais forte para enfrentá-lo?

Todos nós ouvimos o clichê, “o que não mata, torna-o mais forte”, mas o clichê não os diz como ou quando. Eu não sei quanto você, mas a última coisa em minha mente quando eu passo por algum evento traumático é a ansiedade para me tornar mais forte quando tudo aquilo acabar.

Então, aqui está uma lista de coisas a se fazer para encontrar mais resiliência  e acelerar o processo de fortalecimento de si mesmo:

– Seja flexível


Quanto mais cedo perceber que a vida nem sempre vai como planejado, mais resistente você será. Você não tem que parar de fazer planos e aceitar a decepção, mas você deve estar ciente das possibilidades que se abrem.


– Não recuse ajuda

Quando as coisas vão mal, seu celular explode com pessoas preocupadas contigo. Embora possa parecer difícil no momento, a última coisa que você deve fazer é ignorar todo apoio que você obtiver de pessoas próximas. Tente não afastar quem lhe quer bem.



– Pratique a aceitação

A negação nunca ajudou ninguém, pelo menos, não a longo prazo. Embora possa ser tentador fingir que não aconteceu nada, você está apenas prejudicando a si mesmo com esta prática. Aceite a dor e permita-se a cura.



– Seja grato

Ter gratidão por tudo o que você tem, apesar de todo o trauma, pensar no que ainda o mantém em pé, é uma ótima maneira de ser mais resiliente, dando uma brecha para a positividade entrar, permitindo-se um suspiro de alívio em meio ao caos, fortalecendo e incentivando a si mesmo, para continuar em frente.


– Mágoa e dor não são uma competição


Se é traumático para você, é traumático. Ninguém mais tem que validar isso ou dizer que você está exagerando. Não se ofenda se algumas pessoas não entenderem seu sofrimento. Todos lidam com as coisas de forma diferente, então, a dor que você sente sobre algo que lhe aconteceu, pode não ser grande coisa para o seu melhor amigo. Eles ainda são o seu sistema de apoio, por isso, não se preocupe em convencê-los que você está realmente sofrendo; eles já sabem.

E, finalmente, lembre-se que esta será uma memória. Você tem que se esforçar para que essa fase passe. Não importa o quanto você se machuque agora, vai melhorar. E acontece que o clichê é verdadeiro, o que não mata, fará de você uma pessoa mais forte!

____

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Life Hack


Direitos autorais da imagem de capa: linux87 / 123RF Imagens

Como desapegar de relacionamentos passados:

Artigo Anterior

Conheça os 3 segredos da felicidade do homem mais feliz do mundo!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.