ColunistasDesenvolvimento Pessoal

Como transformar dúvida em sucesso?

COMO TRANSFORMAR DÚVIDA EM SUCESSO capa e foto 01

SEREI CAPAZ?



Vivemos em tempos de pessimismo. Para todos os lados que olhamos, vemos pessoas “de mal com a vida”. Existem vários fatores que nos impedem de viver de forma plena e, o contágio social, é um dos grandes responsáveis pela escassez de sorrisos. A instabilidade política e económica tem sido a “zona de conforto” de muitos. Presos a uma ideologia coletiva que diz que o país está mal, adiamos projetos, sonhos e ambições, sem a consciência de que amanhã, pode ser tarde demais.

Para quem acompanha os meus artigos, não é novidade quando digo que devemos viver o presente com intensidade. Devemos usufruir do bem-estar, da felicidade e do sucesso no “agora”. “Mas nesta conjuntura, como é que isso é possível? ”- questionará o leitor. Este artigo pretende acima de tudo quebrar alguns paradigmas sociais que de uma forma ou de outra, o têm impedido de viver a vida que sempre desejou.

Somos governados por várias forças, entre elas as forças políticas, económicas, religiosas, clubísticas, sociais, municipais, etc.


como-transformar-duvida-em-sucesso-capa-e-foto-02

Que existem hierarquias à nossa volta, ninguém discute, o que é de facto importante percebermos é se a existência dessas estruturas afetam na verdade a nossa capacidade de vencer. Será que é pelo facto de existir instabilidade que somos “piores” profissionais? Será que a crise Mundial nos torna pessoas menos responsáveis? Será que é a corrupção de alguns que nos retira a seriedade e honestidade?

Recorremos vezes demais a pré-conceitos que nos são incutidos por quem tem voz social ativa, e na verdade somos nós e não “eles”, que decidimos deixar entrar as dúvidas na nossa mente. Somos nós os responsáveis por “dar ouvidos” às vozes pessimistas, somos nós que consciente ou inconscientemente permitimos que as nossas competências e aptidões sejam colocadas na balança que tende para lado do fracasso.

Neste momento deverá estar a questionar-se: “Mas se toda a gente está a passar por dificuldades, como posso eu escapar a essa realidade? ”. Na verdade, e ao contrário do que é amplamente divulgado, não são todos os que estão a passar por momentos de desequilíbrio. Muitos souberam manter a sua postura vencedora e estão a colher os frutos com maior intensidade do que “o normal”.


Sempre se ouviu dizer que “em terra de cego, quem tem olho é rei”, ou seja, a dúvida que foi instalada na sociedade, permitiu que os resistentes dessem passos largos rumo ao sucesso, enquanto quem manteve uma postura passiva e receosa, recuou a toda a velocidade na sua escalada.

como-transformar-duvida-em-sucesso-capa-e-foto-03

Confesso que não é fácil ser alguém que pensa diferente no meio da multidão. Não devemos é jamais afirmar que “É Normal” sair derrotado. Poderá “Ser Comum” ver a maioria das pessoas abrir mãos daquilo que os torna únicos, mas isso não torna a situação “Normal”.

Algo importante a guardar é que somos apenas e só nós, os responsáveis pelas decisões da nossa vida. Mesmo que muitas vezes achemos que muitas das situações são reflexo do poder de outros, a verdade é que não existe ninguém mais responsável na nossa vida. Cada um de nós cria a sua própria realidade, segundo a segundo, através dos seus pensamentos, emoções e ações.


Quando a dúvida e o medo invadem os nossos pensamentos, de imediato surgem emoções nocivas e com isso damos um passo para a retaguarda. E como contornar esse problema? É simples na verdade: decidindo mudar! Só a partir do momento em que diz basta, é que toda a sua química começa a mudar. Será que quer continuar a viver em regime de recessão na sua vida pessoal? Saiba diferenciar problemas globais e realidade pessoal. Saiba diferenciar boatos e factos. Saiba diferenciar especulação e realidade. É na autonomia de pensamentos que conseguimos transformar dúvidas em sucesso.

Muitos acreditam que o dinheiro e as oportunidades desapareceram. A realidade é muito diferente. O dinheiro não desapareceu, apenas mudou para as mãos dos aventureiros. As oportunidades não acabaram, elas apenas mudaram o seu padrão. A qualidade de vida que muitos invocam do passado não cessou, o que existiu foi uma mudança comportamental social que se tornou massiva à volta do pessimismo e do terror psicológico.

Ouço frequentemente comentadores e críticos afirmarem que o Brasil não é território de oportunidades. Permita-me discordar. Com a facilidade de criar ideias e negócios globais, a partir deste universo chamado internet, virtualmente qualquer país pode sediar um conceito de negócio que explore os mercados além-fronteiras. As barreiras territoriais deixaram de existir para os que acompanharam a evolução do mercado.

como-transformar-duvida-em-sucesso-capa-e-foto-01


O que vemos é muitas pessoas a viver num modelo do século passado e que tem o seu prazo de validade expirado. Devemos por isso mesmo, afastar a dúvida e o medo e ter a capacidade para ver para além do que é linear. As oportunidades de sucesso existem e são praticamente ilimitadas para quem cria produtos e serviços de qualidade. Isso é algo que jamais irá mudar.

Para lhe dar um exemplo, mesmo vivendo no momento no Brasil, tenho clientes e leitores espalhados pelos quatro cantos do planeta. Tudo isto ocorre porque soube pensar para além do medo. Acontece ainda porque decidi não governar a minha vida segundo os padrões que me tentam diariamente “vender”. A opção foi minha, é minha e será sempre minha. Porque não decide fazer o mesmo?

Acredito que deve ter a sua mente a “borbulhar” neste momento… A minha ideia inicial é precisamente essa, fazê-lo pensar pelos seus próprios meios e não através da visão distorcida da realidade que nos mostra a comunicação social todos os dias.

A cada dia surge mais uma história de sucesso. Sabe porque não tem conhecimento delas? Porque o sucesso não vende, mas a miséria e o pânico, esgotam exemplares em questão de minutos. O positivo da vida não é digno de uma capa de jornal, nem promove milhares de partilhas e comentários nas redes sociais. Experimente publicitar uma tragédia e verá o caso tomar proporções “bíblicas” em questão de segundos.


Mudar o nosso foco para o sucesso é urgente. Vidas são despidas de significado com um ritmo alucinante e compete-lhe a si fazer essa transição o mais rapidamente possível. Não tenha pensamentos de baixa frequência, saiba separar a realidade da ficção. Não julgue ninguém pela opinião da maioria e saiba avaliar segundo os seus próprios conceitos e pilares fundamentais.

No livro e no meu curso online “A Matriz do Sucesso”, falo precisamente sobre o passo a passo necessário para converter pensamentos castrantes em pensamentos vitoriosos. Ao longo dos vários capítulos, abordo com vivacidade tudo aquilo que é ficção e tudo o que é facto enquanto forneço instruções claras para atingir o sucesso rapidamente na sua vida.

O mais curioso em relação ao livro e ao curso tem sido o feedback que tenho recebido. Existem alunos e leitores completamente chocados com os resultados que uma mudança de atitude trouxe para a sua realidade. Existem ainda os que finalmente souberam colocar em prática sonhos de infância e souberam ter a tenacidade de abandonar os padrões convencionais, abrindo assim as portas para uma vida próspera e abundante.

Por tudo isto, não queira ser apenas “mais um” no meio da multidão. Seja único, seja determinado, saiba o que deseja e decida perseguir o seu sonho com afinco. Não ouça as fantasmagóricas vozes de negação, saiba ver a “luz no fundo do túnel” sempre que dá um passo em direção à vida desejada. Seja criativo, seja audaz e arrisque. Não se contente com o presente, crie um novo futuro. Não baixe os braços de cansaço, sinta o sabor da vitória que está para breve.


como-transformar-duvida-em-sucesso-capa-e-foto-04

Agora, não fique na teoria e parta para ação. Sem ação não existe reação. Sem reação não é possível transformar a dúvida em sucesso. Saiba manter o foco e não desista até conseguir atingir o seu objetivo. Selecione com cuidado os livros que lê, os programas televisivos, e os jornais e revistas. Escolha conteúdos produtivos e que lhe possam agregar valor. Escolha remar contra a maré, a tarefa não é fácil e muitas vezes pode ser demorada, mas lembre-se: os vencedores são os superam todas as adversidades e não os que se deixam arrastar pela corrente.

Ouse ser diferente, Ouse ser Feliz, Ouse transformar Dúvida em Sucesso!

Luis Alves


Aprenda a se perdoar…

Artigo Anterior

Educamos para máquinas e não para humanos!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.