publicidade

Como treinar seu cérebro para ser mais criativo:

“Imaginação é mais importante que conhecimento. Pois o conhecimento é limitado a tudo o que agora conhecemos e entendemos, enquanto  a imaginação abraça o mundo inteiro e tudo o que há para conhecer e entender.” – “A criatividade é a inteligência se divertindo.”  – Citações de Albert Einstein



Mentes criativas sempre estarão em demanda, elas são necessárias em artistas, empresários, inovadores, escritores e são contribuintes individuais dentro de uma organização.

Aqui, apresentamos algumas maneiras de expandir e alavancar os talentos criativos de sua mente. Se você valoriza a criatividade, este artigo irá fornecer algumas dicas úteis.

Como treinar o seu cérebro para ser mais criativo

1.Esqueça o resultado

As melhores mentes criativas estão muito mais preocupadas com o processo, não com o resultado. Ao permanecer no momento e concentrar sua atenção na tarefa em mãos, um bom criador entende que um resultado favorável é mais provável.

Aproveite o processo. O resultado vai cuidar de si mesmo.



2.Ignore as críticas

Nota pessoal: como escritor, sou propenso a criticar o meu trabalho – e às vezes a níveis obsessivos. E sabe de uma coisa? Quando faço isso, a qualidade do meu trabalho sofre. Não consigo pensar claramente.

Quando os criadores relaxam e se afastam de qualquer crença autoimposta, as ideias começam a fluir. Falando nisso…


3.Relaxe

O estresse é um terrível companheiro para a criatividade. As melhores ideias não surgem, e não podem surgir, quando a mente está tensa. Elas devem vir naturalmente. Faça o que for necessário para relaxar. Dê um passeio, sente-se ao lado de um lago ou sob uma árvore, medite, jogue… qualquer coisa.



4.Escreva suas ideias

Anotar ideias criativas realiza duas coisas importantes:

Primeiro, você terá um registro físico da ideia, tornando mais plausível que algo saia disso.

Em segundo lugar, este hábito libera valiosos recursos cerebrais para reunir outras ideias criativas.

Portanto, mantenha um “diário criativo” e caneta à mão.


5.Leia muito

Talvez nenhuma outra atividade estimule o cérebro mais do que a leitura; o que a torna uma atividade insubstituível para os criadores. Quando lemos de forma consistente, novas conexões neurais são formadas no cérebro – um processo conhecido como neuroplasticidade.

Ler não precisa ser uma atividade terrível. Encontre qualquer tema interessante para você e passe meia hora lendo antes de se deitar.


6.Escute Mozart

Einsten  atribuiu seus talentos criativos a Mozart, que é considerado por muitos como o mais prolífico e influente compositor da era clássica.

Chamado de “efeito Mozart”, existe uma abundância de pesquisas que mostram que “a música de Mozart pode induzir uma melhoria de curto prazo no desempenho de certos tipos de tarefas mentais conhecidas como raciocínio “espacial-temporal”.


7.Medite

A meditação é propícia ao pensamento criativo, a prática acalma e relaxa a mente. De acordo com a Universidade do Sul da Califórnia, uma pessoa tem em média de 60 a 70 mil pensamentos por dia.

Lembra-se do que foi discutido anteriormente sobre a importância de uma mente relaxada no pensamento criativo? Meditação, quando praticada de forma eficaz, promove o funcionamento de alto nível do cérebro – um componente essencial para o pensamento criativo.


8.Elimine os alimentos ruins

Álcool, cigarros, açúcares refinados, alimentos processados ​​- todos os consumidos, especialmente no Ocidente – são contraproducentes para o pensamento criativo sustentável.

Essas “coisas ruins” rapidamente esgotam nossos níveis de energia, incluindo os  recursos energéticos dentro do cérebro. Eliminar estes itens tóxicos vai ajudar a manter a sua energia e promover uma sensação de saúde e bem-estar. Energia, saúde e bem-estar são qualidades importantes quando se trata de pensamento criativo.


9. Exercite seu corpo e cérebro

A atividade física é um componente vital para manter os níveis de energia e saúde. Ela é um indutor potente de pensamentos originais.

Exercitar seu cérebro é tão importante quanto. Mais especificamente, atividades abstratas deslocam os recursos do cérebro para abordar uma solução de um ângulo diferente.

À medida que as conexões neurais criativas de nosso cérebro crescem, a capacidade de conceber ideias criativas também aumentará.

Há muitas maneiras de exercitar seu cérebro. Se você possui um smartphone, existem muitos aplicativos gratuitos que desafiam sua capacidade de resolver problemas. Ou, você pode usar quebra-cabeças.

____

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Power of Positivity

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.