Desenvolvimento PessoalO Segredo

Como usar a depressão a seu favor

A depressão pode ter várias causas, que vão desde traumas de infância, perdas, problemas financeiros, até a genética,  ou pode não ter causa nenhuma, apenas surgir. Em qualquer dos casos, o inimigo é o mesmo, nós próprios.



Por que lamentamos o que nos acontece, o que nos falta, o que nos assombra, o mal-estar e a dor na alma que sentimos e não fazemos nada para mudar?  A resposta é simples, por mais que não se queira admitir, nós nos acostumamos a viver em depressão, em ansiedade, até mesmo em pânico.

Essas condições, tornam-se a nossa zona de conforto.  O medo do desconhecido, do mundo lá fora, das pessoas e, principalmente, do fracasso, faz com que nos acomodemos e até mesmo, nos sintamos seguros, da forma em que estamos.  É uma sensação amarga, porém conhecida e isso nos conforta, além de servir de escudo ou, de forma mais comum, de desculpa, para nossas ações ou a falta delas.  Passamos, então, a viver na mediocridade, na sombra e nas lamentações, tendo certeza, de que essa é a melhor condição que jamais conseguiremos.  Só que não…  Podemos reverter esse quadro,  a cura depende exclusivamente de você e de nenhum outro ser ou circunstância.

Se as pessoas que te são queridas, te julgam, te acusam de preguiça, de relaxamento, de falta de vontade, de não ser sociável,  peça a elas que pesquisem e leiam sobre o que é depressão, ansiedade, pânico, o que não falta é informação.


Se a pessoa realmente se importar com você, vai aceitar e seguir sua sugestão, para que possa, de alguma forma te amparar, ou pelo menos, dizer, como a letra da música do desenho Toy Story: “amigo estou aqui”!  Caso contrário, pegue essas pessoas e coloque-as numa prateleira ou gaveta, temporariamente.  Não se deixe influenciar.

E, a partir daí, use a depressão a seu favor, faça dela um marco, a partir do qual, você se tornará uma pessoa melhor ou a sua melhor versão.  Repita para si mesmo: eu sou a cura, tudo o que eu preciso para ser feliz e livre desses males, já está dentro de mim, é só encontrar e aprender a usar.

Não é mudar um ponto de vista, uma maneira de agir ou um sentimento, é nascer de novo.  É como se tivéssemos morrido, mas, por algum motivo, fomos premiados com uma segunda chance.  Temos uma nova e sagrada chance de sermos e fazermos tudo diferente, só que com a vantagem de poder usufruir de todo o conhecimento que adquirimos, através do sofrimento.

Não existe quem não tenha sofrido.  O sofrimento é necessário e indispensável.  Cabe a cada um de nós, entretanto, saber usá-lo em nosso benefício, até chegarmos ao ponto de agradecer, sempre que alguma coisa não saia como imaginávamos ou queríamos.


Como se proteger da negatividade

Artigo Anterior

Descubra seu traço de personalidade secreto com base em seu signo do zodíaco

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.