Como usar a leitura diária para avançar 16 passos na construção da qualidade de vida?

Você é responsável pela sua melhoria contínua e pela sua qualidade de vida, isso você está cansado de saber.

O que talvez você não saiba é que o hábito da leitura já interfere na vida da pessoa, desde a gestação. Estudos comprovam que crianças que recebem a leitura, desde o útero pontuam mais nos testes de Inteligência, alfabetizam-se mais facilmente, tem facilitado o aprendizado lógico-matemático. Quer mais?

Na fase adulta essa pessoa que possui o hábito da leitura diária consegue posições de destaque e liderança na vida profissional.

Sem contar que livro novo tem perfume próprio, traz inúmeras descobertas. O livro lido tem seu perfume encorpado, como um bom vinho e traz inúmeras novas redescobertas. Já o livro digital não possui esse charme único.

Você merece sucesso, então vamos aos 16 passos!

Passo 1: favoreça a sua saúde mental. Dedique 15 a 20 minutos diários para a leitura de um livro. Escolha o estilo preferido. Sabe por quê? Porque a leitura diária mantém seu cérebro ativo. Em cérebro ativo o Alzheimer e a demência passam longe. Aproveite para brincar com jogos mentalmente desafiadores, como xadrez, jogo de memória, palavras cruzadas, porque eles colaboram com a estimulação cerebral, gerando novos aprendizados, novas conexões cerebrais. Você ganha versatilidade para resolver problemas, desafios, desvendando mistérios, analisando comportamentos. Ler flexibiliza.

Passo 2: diminua o seu estresse. Confie nesta psicóloga e neurocientista que vos fala! O livro abre diante de seus olhos inúmeras estradas e possibilidades para você conhecer novos mundos, distanciando-se das preocupações cotidianas. Desse modo, você se afasta do estresse em até 68%, segundo estudos da Universidade de Sussex. Então, diante de uma situação de estresse, pegue um livro e leia-o por 6 minutos, atentamente, respirando. Ler acalma.

Passo 3: você adquire mais conhecimento geral. A leitura diária traz flexibilidade, você passa a conhecer mais sobre pessoas, situações, lugares… desse modo você consegue desenvolver conversas mais profundas e prazerosas, saindo daquele ciclo de conversas sobre outras pessoas, política, futebol, reclamações, nada absoluto. Você pode mostrar para o mundo o quanto você é interessante, o quanto sua presença é importante, marcante e transformadora. Ler melhora a autoimagem.

Passo 4: você desenvolve a empatia. A leitura traz o conhecimento de pessoas, suas limitações, suas superações, o contexto onde viveram, dessa maneira você passa a se colocar no lugar dela e perceber o quanto você tem similaridade ou você se diferencia. Você reconhece similaridade com pessoas que você conhece, da sua família – muitas vezes – isso se chama inconsciente coletivo, como disse Jung. Quando você se coloca ao lado do outro e enxerga o mundo pelo ângulo dele, você exerce empatia. Ler diminui o preconceito!

Passo 5:  você aumenta o seu vocabulário. A leitura apresenta inúmeras palavras que você não conhece, desse modo você começa a usá-las no seu dia a dia. Seu cérebro agradece, porque você amplia a sua capacidade de expressar seus sentimentos, seus pensamentos, expondo ao mundo o seu poder interno de falar com clareza sobre tudo, de liderar equipes. Ler empodera!

Passo 6: você escreve melhor.  A leitura aumenta o vocabulário, amplia ideias, favorece a argumentação. Isso faz com que você sempre tenha assunto para escrever, saiba como expor seus sentimentos e pensamentos em palavras escritas. Ler é o diferencial na recolocação e evolução profissional.

Passo 7: fortalece o pensamento analítico. Quando você lê livros de suspense, você fica sempre buscando desvendar os mistérios, vencer os desafios propostos pela leitura. Desse modo, você adquire o hábito de – também – desvendar os mistérios do seu dia a dia, encontrar soluções para os seus desafios. Ler o motiva a buscar a ajuda ideal, para ajudá-lo a resolver seus desafios.

Passo 8: enriquece o arquivamento de dados, Memória. A leitura faz com que você conheça os personagens, suas histórias e guarde essas informações, para entender o enredo do livro. Assim como, entender fórmulas e teorias. Desenvolvendo a concentração, atenção concentrada, você cria filmes das histórias onde você faz parte, assistindo a tudo de perto. Ler amplia a memória.

Passo 9: você aprende a focar. No nosso mundo atual, tudo nos convida à dispersão: os ruídos das redes sociais, os chamados do WhatsApp, suas tarefas cotidianas, você se sente na obrigação de dar atenção para tudo ao mesmo tempo, agora. Sinto dizer, mas isso é impossível. Você fica diluído nas atividades, não aproveitando nenhuma delas. Por isso que é comum ouvir: “Nossa, o tempo passa rápido demais!” Já, se você se permitir fazer uma atividade por vez e se dedicar 15 a 20 minutos diários, para manter sua atenção focada na leitura, você estará cultivando sua saúde integral, ampliando sua produtividade pessoal, profissional. Ler amplia a produtividade.

Passo 10: diversão de baixo custo ou gratuita. As bibliotecas existem, para pesquisa e empréstimo de livros. Lojas de livros usados, os Sebos, vendem livros a preços reduzidos. Temos os e-books, audiobooks, livros em Braille, pagos e gratuitos, também à disposição na internet. Ler elimina desculpas.

Passo 11: sono de qualidade. Você se lembra da última vez que você adormeceu, enquanto alguém contava uma história? Tenha certeza de que foi uma delícia. Assim como é um prazer, adormecer com o livro nas mãos. Além de favorecer o aprendizado, durante o sono, a leitura relaxa, desacelera, desestressa você da correria diária e aproxima você do sono tranquilo, reparador. Sim, a leitura funciona como sonífero, pílula para dormir. Troque o remédio pela leitura.

Passo 12: ler é terapêutico. A leitura é uma boa companheira, diante de momentos de dificuldade, tais como: depressão, separação, luto, doença grave, desemprego. Procure livros sobre o tema da sua dificuldade que contem histórias de superação. Os livros de autoajuda, a Bíblia, todos contam sempre histórias de superação de limites e dificuldades. Então, quando você lê esses livros, você passa a ter ideias, possíveis soluções para a sua dificuldade. Ler ajuda na autocura.

Passo 13: ler embeleza. Você lê, sua mente fica esperta, raciocínio rápido, a postura vai ficando ereta, o humor melhora, a segurança de saber conversar sobre assuntos diversos, empodera, seduz. Ler desenvolve autoestima.

Passo 14: motivação já! Se você criar o hábito de ler biografias de pessoas que você admira, você passa a se identificar com aspectos dessa pessoa e a tornar viável, algumas soluções dela em sua própria vida. Ler traz sucesso.

Passo 15: o corpo traduz a mente. A leitura faz você ter foco, concentração e compromisso, isso acontece na mente. Mas, isso pode ser – também – expresso no físico, melhorando a sua alta performance corporal, fazendo com que você mantenha regularidade na alimentação, na prática física. Ler ajuda no condicionamento físico.

Passo 16: humanize-se. O leitor possui foco, empatia, respeito às diferenças, equilíbrio, desse modo tem mais facilidade para ajudar outras pessoas a se desenvolverem. Ler é amar a si mesmo e ao próximo.

A leitura nos empodera não somente intelectualmente, mas também na nossa busca constante pela evolução. Compartilhe este artigo com pessoas que você quer ver saudáveis.


Direitos autorais da imagem de capa: Rahul Shah from Pexels.



Deixe seu comentário