AmorAutoconhecimentoMensagem de Reflexão

Como vencer o pior vilão dos relacionamentos afetivos

Um dos sentimentos que mais prejudica um relacionamento certamente é a mágoa. A palavra tem origem no latim macula, representa um sentimento de desgosto, pesar, tristeza e ressentimento. Todos estes desconfortos emocionais geram mal estar na vida a dois.



É comum haver desgaste numa relação, já que cada ser humano é único, e traz consigo uma grande bagagem de memórias que compõem sua personalidade. Mas, a partir do momento que esse desgaste não é resolvido há o acumulo de sentimentos, que por sua vez gera a mágoa, tornando o relacionamento um fardo a ser carregado.

Como vencer a mágoa?

Relacionamento é dialogo, a partir do momento que dois seres humanos decidiram ficar juntos, ambos devem dialogar sempre que possível. A conversa serve para resolver as pendências e tornar a relação algo prazeroso. Muitos casais, tanto de namorados quanto de marido e mulher, deixam o relacionamento virar rotina e apesar de conviverem diariamente, não conversam e resolvem o que é para ser resolvido.


O fato do ser humano possuir particularidades influencia fortemente para o bem estar de uma relação. Os comportamentos que não são benéficos para o casal devem ser discutidos, tudo no intuito de melhorar a convivência.

Outro fator que influencia fortemente é a questão de valores. De diversos casais que tive oportunidade de atender, nenhum deles sabia conscientemente quais eram os seus próprios valores e muito menos os do parceiro. E se você não sabe o que é importante tanto para você quanto para a pessoa com que convive, prepare-se para dor, pois será um jogo de tentativa e erro constante, que por sua vez também gera o sentimento de mágoa, pois ambas as pessoas sentem que não estão tendo seus valores supridos. Novamente a solução é o diálogo. No meu livro “Desenhando Seu Destino: Como alcançar mais resultados em 10 áreas da sua vida”, eu detalho bem essa parte de relacionamentos, irei transcrever abaixo algumas perguntas para trazer a tona os valores do companheiro:

O que é importante para você em um relacionamento?

Como você sabe que o que é importante para você está sendo atendido plenamente? Quais os comportamentos demonstram isso?


Quais são as regras para isso acontecer?

04 Relacionamento

Peça seu parceiro (a) para que faça o mesmo com você e coloquem em prática as respostas. Todo relacionamento é baseado em valores e estes devem estar claros e supridos para ambos, dessa forma vocês irão desfrutar de união estável e equilibrada, vivendo as mais fabulosas experiências da vida a dois.

Outro ponto importante é o fato de perdoar. Muitas pessoas perdoam superficialmente, de inconscientemente acabam alimentando a mágoa gerada pelo parceiro. Perdoar significa se desprender, ou seja, passado deve ficar no passado, se já aconteceu o que podemos fazer é aprender e quando se perdoa verdadeiramente algo fabuloso acontece, a carga emocional negativa relacionada ao evento se neutraliza por completo.


Perdão e diálogo são as chaves para eliminar a mágoa. Reservem um momento da semana ou do mês para conversarem e objetivem sempre o melhor para a relação. Penso que se todos os casais tivessem essa consciência, certamente muitos deles não teriam que se desgastar no processo de separação.

Por Edson Oliveira

Oração ao dormir

Artigo Anterior

Moment cam, aplicativo que transforma pessoas em caricaturas, ganha adeptos famosos

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.