Como ver o mundo positivamente?

5min. de leitura

“O período de maior ganho de conhecimento e experiência é o período de maior dificuldade na vida de cada um. ”  – Dalai Lama



Já tive a oportunidade de frequentar e conhecer diversas religiões, desde o Cristianismo ao Budismo, bem como algumas excelentes Ordens, o que me permitiu adquirir uma visão bastante peculiar sobre o mundo.

Frequentemente, vejo-me auxiliando alguém e ouvindo:

“Como consegue ser sempre tão positivo?”

“Passei por problemas suficientes para mudar minha visão de vida”


“Mas isso não deveria deixá-lo mais triste?”

Não! E vou explicar o porquê:

Nós, como seres humanos, temos a capacidade, senão o dever e necessidade, de mudar, de transformar, evoluir! E na história da humanidade sempre fomos impulsionados a evoluir graças à dor ou ao sofrimento (e por que não considerar os luxos e confortos como uma forma de tentar diminuir o sofrimento?).


Inventamos as roupas, pois sofríamos com o frio. Inventamos a roda, pois sofríamos com a mudança e nossos pés doíam em grandes distâncias. Inventamos os remédios, pois morríamos com as doenças. E assim vai.

Se não passássemos frio, provavelmente, não precisaríamos de roupas. Se nossos pés não doessem, talvez não precisaríamos de calçados ou rodas. Se não tivéssemos doenças, não precisaríamos de remédios.

Mas nascemos falhos, em um mundo de sofrimento, e precisamos evoluir. O grande diferencial é o quanto conseguimos mudar quando a vida nos pressiona.

Sabendo que estamos fadados a sofrer, pois somos imperfeitos, o que devemos fazer?

Evolua

Ao invés de considerar as situações ruins como problemas, passe a encará-las como impulsionadoras. Cada dificuldade que passamos nos torna melhores e mais fortes. Parece clichê, e é, mas faz todo sentido. Cada dificuldade que passamos, se não desistirmos de vencê-la, em algum momento, encontraremos uma solução. Se ela não nos tornar mais fortes, ao menos nos tornará mais sábios.


Esteja preparado

Esteja preparado para a dor, sabemos que uma hora ou outra sentiremos dor, física ou emocional, é inevitável. Quando caímos pela primeira vez de bicicleta, é uma experiência assustadora, entramos em desespero, pois nunca tínhamos experimentado aquilo, sofremos pelo medo.  Da segunda vez, estamos mais fortes e não consideramos aquilo desesperador, já prevíamos que isso poderia acontecer. Foi dolorido, mas não nos trouxe sofrimento.

Quando, pela primeira vez, temos uma desilusão amorosa, sofremos muito e não sabemos como lidar com a dor. Mas quando encontramos alguém que nos encanta novamente, por mais que o amemos, estamos preparados para a rejeição, de um jeito ou de outro, e caso ocorra, não sofreremos como na primeira vez.


Torne-se um conselheiro

Considere a dor ou dificuldade uma amiga, tanto para lhe impulsionar, como para ajudar aos demais. Quando passamos por demasiadas situações desagradáveis, adquirimos sabedoria. Só podemos ajudar verdadeiramente alguém quando sabemos pelo que essa pessoa passou. Cada experiência negativa ou desafiadora que enfrentamos, nos providencia experiência de vida e nos permite ajudar aqueles que estão passando pelo mesmo. Torne-se um conselheiro e use sua própria dor ou dificuldades como um meio de ser útil e ajudar os demais. Isso faz toda a diferença!


Por fim, pense positivo!

Veja a dificuldade como um prelúdio para o sucesso! Cada dificuldade está ali para prepará-lo para ser uma pessoa melhor, um líder melhor. As dificuldades nos preparam para a vida. São como as dores do parto, antes da felicidade do nascimento. Considere cada dificuldade como a dor necessária da batalha, antes da vitória. Lembrem-se sempre de que, independente de qual for a dor, ela lhe trará algo de positivo e lhe permitirá ser uma pessoa melhor do que jamais foi.

As dificuldades nos permitem crescer sábios e nos preparam para desafios excepcionais, assistir os que necessitam e ver o sucesso e a evolução como sendo as únicas possibilidades.

Comemore as dificuldades e contemple a sua evolução!

_____________

Direitos autorais da imagem de capa: chinnna / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.