publicidade

Como a vida fica mais bonita quando você passa confiar e aproveitar o momento…

Como a vida fica mais bonita quando você passa confiar e aproveitar o momento…

“Poucos de nós vivemos no presente. Estamos sempre antecipando o que está por vir ou lembrando o que aconteceu.” ~ Louis L’Amour



Atualmente vivo na cidade, mas passei minha infância em uma aldeia rural inglesa. Era tranquilo e adorável- o tipo de lugar que você desesperadamente quer deixar quando é novo e cheio de energia, mas para o qual quer voltar quando se torna um pouco mais velho.

Naquela época, para chegar à escola local, eu tinha que caminhar por uma longa estrada, que tinha campos em ambos os lados. Durante meia hora todas as manhãs e tardes, tinha em meu caminho belas paisagens – riachos, bosques, cavalos brincando nos campos.

Mas eu nunca vi nada disso.


Lá, era comum as pessoas levarem seus cães para fazer suas necessidades no campo. Por causa disso, tinha que manter meus olhos no chão quase constantemente.

Então, lá estava eu ​​todas as manhãs, olhos no chão, me certificando de não pisar em nada desagradável, ignorando todo o resto. Fechado para toda a beleza ao meu redor.

Fico feliz em dizer que um dia eu tive uma epifania. Eu percebi que por ser tão cauteloso, estava perdendo a paisagem incrível de minha viagem.


Naquele dia, eu percebi que queria caminhar até a escolha presente e consciente do maravilhoso mundo ao meu redor.

Eu queria olhar ao redor e experimentar a vida em toda a sua glória, não apenas me preocupar em pisar no cocô.

Então eu o fiz.

E sim, talvez meu sapato tenha se encontrado com algo desagradável algumas vezes, mas a minha caminhada tinha se tornado muito mais agradável. Lembro-me dos sentimentos de unidade e liberdade que me preenchiam até hoje.

E realmente, isso é ser consciente e presente. É dizer sim à vida e perceber os seus arredores. Totalmente.

É dizer sim. Eu posso pisar em algo desagradável, me machucar, me sentir bobo, expor minhas vulnerabilidades, mas tenho que experimentar todas as nuances e oportunidades que a vida tem para oferecer.

Também estou feliz em dizer que esta foi uma lição que eu levei para a minha vida adulta.

Claro, muitas vezes no passado eu pisei em algo desagradável. Trabalhos não funcionaram, relacionamentos terminaram, pessoas próximas a mim foram embora de várias maneiras diferentes.

Mas, durante todo o tempo de inatividade, eu sempre tentei continuar olhando ao meu redor, ver o cenário, o quadro maior.

Qual o problema em expor o seu “eu” real e acabar se machucando? É tudo parte da rica experiência da vida, e você vai lidar com isso, porque está vivendo completamente.

Atenciosamente. No presente.

Não se trata de fingir que não há caca de cachorro no caminho; é aceitar que ela existe e mover-se para frente de qualquer maneira; é estar atento ao que está acontecendo, mas apreciar a vida independentemente.

Portanto, meu conselho hoje é aceitar que você pode “entrar” em algo desagradável, mas aja de qualquer maneira.

Permaneça atento e envolvido no momento, em vez de se concentrar no que poderia acontecer.

Pratique a presença; viva cada experiência plenamente.

Quando você se torna presente em suas interações, começa a desfrutar muito mais cada encontro. Você se envolve em sua vida, totalmente.

O que é ótimo é que a presença é como um músculo que você pode treinar. Quanto mais você trabalhar nela, mais presente e consciente será.

Então, gaste alguns minutos a cada dia treinando seu músculo de presença.

Há algumas maneiras de fazer isso, mas uma das mais simples é contar a sua respiração por alguns minutos a cada dia. Tomar uma respiração profunda de vez em quando ajuda de muitas maneiras.

Tudo o que você precisa fazer é encontrar um lugar calmo e respirar lentamente. Conte as respirações. De dez em e dez. Parece simples, mas requer muito foco.

Se sua mente vaguear, comece de novo. Tente fazer dez respirações ininterruptas e focadas.

Acho que esta é também uma grande mini meditação para usar se precisar recalibrar e realinhar comigo mesmo, talvez durante uma pausa no trabalho.

Em algumas ocasiões, eu ainda me encontro observando muito o caminho. Penso que todos nós somos culpados de concentrar-nos tanto no que pode acontecer, que perdemos o que está acontecendo.

Espero que depois de ler isso você possa ser capaz de tentar viver mais plenamente em seu ambiente atual.

Comece a apreciar a bela paisagem ao seu redor, e saiba que você está lá, no momento, desfrutando de todos os aspectos da vida.

E se você está em um momento desagradável, saiba que é apenas uma pequena parte de um quadro muito maior, que merece ser experimentado em todo o seu esplendor.

____

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Tiny Buddha

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.