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Como yoga muda seu cérebro e saúde mental tremendamente

Se você é um fã da yoga, provavelmente está bem ciente de que essa prática pode trazer muitos benefícios físicos. Estudos já mostraram que a yoga pode ajudar com a perda de peso, construção muscular e tonificação, flexibilidade das articulações e até mesmo com problemas crônicos, como fibromialgia e artrite reumatoide. Mas você sabia o quanto essa antiga prática também pode melhorar a sua saúde mental e habilidades? Um estudo recente feito com adultos com ligeira perda de memória mostrou o quão saudável a yoga é para o seu cérebro.



O estudo e o que foi descoberto

Os pesquisadores, bem cientes dos benefícios físicos da yoga, procuraram compreender mais sobre os benefícios mentais / cognitivos deste regime de exercícios. A fim de fazer isso, eles recrutaram um grupo de voluntários de meia-idade e mais velhos que, após a entrevista, expressaram preocupações sobre as suas memórias, e tinham de fato sido diagnosticados com uma forma leve de declínio cognitivo, uma condição que pode ser precursora da doença de Alzheimer e outras formas de demência. Estas condições, se agravadas, podem ter um impacto grave e negativo na qualidade de vida do paciente.

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Os pesquisadores fizeram uma varredura no cérebro de todos os pacientes, a fim de estabelecerem uma base para sua atividade / função mental. Então, dividiram os participantes em dois grupos distintos, um que recebeu uma sessão de treinamento do cérebro de uma hora, mais quinze minutos de prática diária, enquanto o outro recebeu uma sessão de kundalini yoga de uma hora, com quinze minutos de prática em casa diariamente (em outras palavras, ambos os grupos passaram a mesma quantidade de tempo com estas intervenções).


Ao final deste estudo de três meses, fizeram uma varredura no cérebro de todos os participantes novamente, para ver se as intervenções tinham tido qualquer efeito sobre a sua saúde cognitiva. Verificou-se que ambos os grupos de pacientes tinham experimentado melhora cognitiva em áreas do cérebro que afetam as habilidades de memória e linguagem. No entanto, o grupo que participou de yoga também exibiu melhora em áreas do cérebro que controlam a concentração e atenção; em outras palavras, o grupo de yoga também saiu deste estudo com maior capacidade de se concentrar e realizar várias tarefas, mostrando que a yoga foi superior para melhorar as funções mentais.

O estudo em contexto

Uma das partes mais interessantes deste estudo é que ele não está sozinho. Ele faz parte do crescente corpo de evidências que mostram que os benefícios mentais / cognitivos da yoga podem ser iguais ou mesmo superiores aos físicos.

No passado, por exemplo, estudos clínicos semelhantes sobre yoga encontraram uma ligação positiva entre esta prática e depressão e ansiedade, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, transtorno de estresse pós-traumático, e até mesmo distúrbios psicóticos graves, como a esquizofrenia. Um estudo ainda descobriu que esta prática aparentemente leve e suave, foi realmente melhor do que aeróbica na melhoria das funções cerebrais, tais como velocidade e precisão de processamento mental.


Em suma, este estudo em pacientes com declínio cognitivo leve é simplesmente parte de um crescente corpo de evidências clínicas que mostra que a yoga, além de melhorar a saúde do corpo, é capaz de melhorar a saúde da mente. Em suma, esta prática é um método verdadeiramente holístico para melhorar todos os aspectos da sua saúde, além de trazer um alto grau de prazer e satisfação para aqueles que dela participaram em base diária.

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Traduzido pela equipe de O SegredoFonte: Life Hack

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Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




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