3min. de leitura

Comunicar-se não é apenas falar, pois a forma como falamos comunica muito mais

Como ter comunicação assertiva entre casal: comunicar-se não é apenas falar, pois a forma como falamos comunica muito mais.


O tom da voz, se falamos baixo ou alto, as expressões faciais e gestos corporais, também comunicam. Você pode falar a mesma frase, por exemplo, em tom de voz calmo ou berrando, vai ser diferente para quem ouve.

Algo comum entre casais é a expectativa de que outro entenda o que está querendo informar. Quando não expressamos nossas necessidades com clareza, geralmente acabamos zangados.

Não é assertivo soltar indiretas ou fazer uso do silêncio, para que o outro perceba que tem algo errado. O famoso “ficar de bico”. Expressar o que queremos também não significa querer que o outro faça do nosso jeito. É comunicar como as coisas são na minha perspectiva, na minha opinião.


Também é comum entre casais expressões do tipo: “Ele ou ela deveria saber que eu preciso disso ou daquilo.” Ou: “Fulano ou fulana deveria ter se oferecido para isto ou aquilo”, entre outras. A questão é que as pessoas pensam diferente de nós, têm necessidades diferentes da nossa, têm preocupações diferentes, fazem diferentes suposições e se concentram em diferentes questões.

Se não disser o que quer muitas vezes, o outro não vai saber, não vai adivinhar.

Se você não está satisfeito(a) com algo que seu parceiro(a) esteja fazendo e quer que as coisas mudem, diga-lhe, mas de forma assertiva, sem levantar o tom da voz ou de forma agressiva, ou apontando os pontos fracos dele(a), diga-lhe como se sente, que emoções ou sentimentos desperta em você quando ele(a) tem determinado comportamento e o que você espera.

Faça isso sem julgar ou dizer ser errado. Só é um jeito diferente do seu. Casal que se comunica de forma assertiva tem melhor saúde mental.


Pesquisas mostram que são pessoas menos propensas a desenvolver doenças como: depressão, ansiedade, infarto e mal de Alzheimer.


 

Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123RF Imagens.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.