O conclave que definirá o próximo líder da Igreja Católica conta com a participação de sete cardeais brasileiros, que possuem direito a voto e também podem ser eleitos. Em 1978, um cardeal do Brasil, que nunca teve um papa, foi escolhido por seus pares, mas recusou a posição.
No conclave de 1978, o primeiro a alcançar 2/3 dos votos foi o cardeal de Fortaleza, dom Aloísio Lorscheider. Ao ser questionado sobre sua aceitação, Aloísio negou o cargo devido a problemas de saúde, já que havia realizado oito pontes de safena. Essa história foi relembrada neste ano pelo escritor e educador Frei Betto em um artigo em seu site.
João Paulo II foi eleito em seu lugar e ocupou o cargo por 26 anos, falecendo em 2005. Antes dele, a Igreja havia perdido João Paulo I, que teve um papado breve de apenas 33 dias, e Aloísio temia uma nova perda rápida como essa.
Embora Aloísio fosse um dos candidatos mais fortes, ele articulou com seus colegas para não ser novamente votado. Segundo o livro do jornalista americano Tad Szulc, “Papa João Paulo II – A Biografia“, as discussões no conclave estavam em impasse e Aloísio precisou mobilizar votos de cardeais latino-americanos e africanos para Wojtyla, que se tornaria João Paulo II.
O brasileiro faleceu dois anos após João Paulo II, no dia 23 de dezembro de 2007, em Porto Alegre, aos 83 anos, devido a falência múltipla dos órgãos após quase um mês internado. Seu caso foi até mencionado em uma cena do filme “O Poderoso Chefão 3 (1991)“.
Filho de imigrantes alemães, Lorscheider nasceu em Estrela (RS). Ele foi arcebispo de Fortaleza e Aparecida e também presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e do Conselho Episcopal Latino-Americano. Em 1976, recebeu o título de cardeal do papa Paulo VI.
Conclave deste ano com brasileiro entre os favoritos
Dom Sergio da Rocha, arcebispo da Arquidiocese de São Salvador da Bahia e primaz do Brasil, é um dos cardeais brasileiros com direito a voto na escolha do novo papa e também pode ser candidato ao cargo. Apesar da falta de confiança nas chances de um papa brasileiro por parte das próprias congregações do país, ele foi mencionado entre os favoritos pela imprensa francesa.
Dom Sergio figura na lista dos 15 principais candidatos do diário Libération. Cardeal desde 2016, Rocha integra o C9, um conselho de nove cardeais estabelecido pelo papa Francisco para orientá-lo nas reformas da Igreja, atuando desde 2023.
Embora tenha sido mencionado, em uma recente coletiva de imprensa, ele evitou discutir o tema e preferiu ressaltar o legado de Francisco.
Nesse momento, não temos muito a dizer sobre o conclave, temos o que falar sobre o papa Francisco. O conclave está nas mãos de Deus. Certamente, o Espírito Santo irá conduzir os cardeais eleitores que nos ajudará a tomar a decisão que for a que Deus quer para a igreja afirmou.