Comportamento

Concorrente vegano do MasterChef Romênia deixou o programa por se recusar a cozinhar carne

capa site Concorrente vegano do MasterChef Romenia deixou o programa depois de se recusar a cozinhar carne

O personal trainer de 36 anos optou por não passar por cima de seus valores, abandonando o avental assim que descobriu que teria de cozinhar carne.

O MasterChef é um programa exibido em vários países, e de muito sucesso, tornando-se uma das competições de culinária mais importantes. Os participantes, amadores e profissionais, passam por várias provas em que têm suas habilidades testadas a todo momento.

Além de provar que sabem como cozinhar os pratos típicos do seu país e de diversas regiões, também têm a paciência e os nervos testados a todo momento. Com provas que exigem organização e capacidade de trabalhar em equipe, além de várias inovações de uma temporada para outra, os participantes seguem em disputas acirradas mostrando que não apenas sabem cozinhar, mas que estão dispostos a aprender cada vez mais.

No MasterChef Romênia, um episódio complexo ganhou destaque nos tabloides internacionais — o personal trainer Alex Lenghel, de 36 anos, decidiu abandonar o avental ao ser obrigado a cozinhar carne em uma das etapas do concurso. As sucessivas temporadas mostram que o ambiente é hostil para quem opta pela culinária vegana, vegetariana ou mais restritiva, tendo espaço aberto apenas para consumo de carnes e laticínios.

Poucos participantes nas edições dos vários MasterChefs conseguiram se arriscar e conquistar posições de destaque na competição, isso porque, em algum momento, precisam abrir mão do estilo de vida que levam para cozinhar a proteína animal. Para os que adotam o veganismo como forma de existência, parando de consumir qualquer produto de origem animal — desde o vestuário até a alimentação —, pode ser doloroso ver seus valores questionados para conquistar um prêmio.

2 Concorrente vegano do MasterChef Romenia deixou o programa depois de se recusar a cozinhar carne

Direitos autorais: reprodução Instagram/ @massive.vegan

Muitos se perguntaram por que Alex entrou na competição, principalmente porque são vários os momentos em que precisam cozinhar alimentos de origem animal. Mas, segundo entrevista no canal Pro TV, ele defendeu que queria mostrar aos romenos que é possível cozinhar sem nenhum produto animal na maioria das refeições, e que isso não afeta a saúde nem o bem-estar humanos.

O personal trainer, que já ganhou diversas competições fitness, esbanja um corpo delineado em músculos e mostra que não é preciso ingerir carne para ter uma aparência dos sonhos. Em vários momentos, ao longo da competição, Alex conta que foi dominado pela vontade de vencer a etapa, sentindo-se forçado a quebrar os próprios princípios, cozinhando a carne para que pudesse chegar mais longe na competição.

3 Concorrente vegano do MasterChef Romenia deixou o programa depois de se recusar a cozinhar carne

Direitos autorais: reprodução Instagram/ @massive.vegan

Mesmo assim, ele queria mostrar que seu estilo de vida e a forma como se alimenta são acessíveis, não exigindo nada além de um bom preparo. Como a competição fica mais acirrada a cada etapa, e a maioria dos preparos exigem a inclusão de uma proteína animal, Alex se viu impelido a escolher infringir seus princípios ou abandonar o programa.

Na rodada em que saiu da competição, Alex formou dupla com Andrei Klabacs, e apresentaram um prato que não agradou aos juízes. Enviados para a rodada de eliminação, precisavam refazer um prato que o chef David Contant apresentou, com uma proteína animal.

Na primeira parte do desafio, os participantes tinham de passar um barbante ao redor do corte de carne, o que ficou evidente que Alex Lenghel não estava confortável. Um dos jurados ainda incentivou o jovem, dizendo que bastava apenas cozinhar e apresentar, não era necessário comer a carne. O concorrente respondeu que não queria participar do desafio porque não faria o prato da prova, então um dos juízes se aproximou do seu balcão e perguntou se ele gostaria de participar da prova ou desistir e ir para casa.

4 Concorrente vegano do MasterChef Romenia deixou o programa depois de se recusar a cozinhar carne

Direitos autorais: reprodução Instagram/ @massive.vegan

Nesse momento, Alex tirou o avental, abandonando o reality show definitivamente. Nas redes sociais, o participante afirmou que seu objetivo era chegar o mais longe que conseguisse cozinhando apenas alimentos veganos, e que não se arrepende de nada, muito menos de abandonar o programa defendendo seus princípios.

0 %