Relacionamentos

Confira os segredos das pessoas felizes no amor:

casalfeliz

Você já se perguntou qual é o caminho para a felicidade no amor? Essa é uma indagação que a maioria de nós já deve ter se feito, uma vez que as pessoas estão sempre em busca de relações que as façam se sentirem bem e amadas.



No entanto, no mundo de hoje é muito comum ouvir histórias de vários problemas de relacionamento, o que nos leva a questionar: qual é o segredo das pessoas felizes no amor?

Embora não exista uma fórmula exata para responder a isso, existem alguns fatores que fazem bem a todas as relações e que as ajudam a serem mais alegres e saudáveis.

Pensando nisso, elaboramos a seguir uma lista de 7 elementos que ajudam a alcançar a felicidade no amor. Confira!


1. Otimismo/positividade

Ser uma pessoa otimista e ter uma visão positiva das coisas é algo que faz muito bem ,tanto para a vida individual, quanto para os relacionamentos.

Quando olhamos o mundo com positividade, tudo fica mais leve e conseguimos lidar melhor com os problemas e as dificuldades que aparecem. Assim, as pessoas são mais felizes no amor porque não dão tanto valor aos defeitos do seu parceiro e enxergam os problemas da relação como questões solucionáveis e passageiras.

negatividade costuma fazer as coisas ruins parecerem bem maiores do que realmente são e, muitas vezes, é isso que atrapalha uma relação.  Todo relacionamento passa por suas dificuldades, de vez em quando, mas o importante é saber lidar com esses momentos e prezar por aquilo que é bom.


As pessoas otimistas dão mais valor às qualidades do outro e às coisas boas que constituem a vida a dois. Com esse modo de pensar, os desafios são vencidos mais facilmente e o amor tende a ser mais duradouro.


2. Humor

O senso de humor está muito ligado ao otimismo. Quanto mais positividade atrairmos para nossa vida, mais bem-humorados nos tornaremos e vice-versa.


É inegável que o humor torna qualquer situação mais leve. Por isso, essa é uma característica que ajuda muito quando se fala em felicidade no amor. Um casal sem senso de humor, que leva tudo a sério demais, constrói uma relação pesada, com cobranças e com maior dificuldade de passar pelos problemas.

Quando, por outro lado, as pessoas vivem de maneira mais descontraída, tudo ganha novos ares e os relacionamentos se tornam bem mais fáceis, assim como as dificuldades não conseguem abalá-los com tanta força.


3. Companheirismo


Esse é um elemento que faz toda a diferença. Quando os parceiros se apoiam, a relação é muito mais saudável e positiva.

Se pessoas desejam ter um relacionamento feliz e estável uma com a outra, é importante que aprendam a ouvir e apoiar-se mutuamente. Esse é um exercício que deve sempre ser feito na vida em conjunto, pois ao longo da jornada de um casal surgirão obstáculos e cada um terá opiniões diferentes.

É aí que o companheirismo se faz necessário: mesmo que vocês não concordem em tudo, busquem entender e mostrar seu apoio ao outro, desenvolvendo uma verdadeira cumplicidade, para que a relação permaneça feliz.



4. Lealdade

A lealdade e a confiança são a base de todo relacionamento. É essencial que os parceiros saibam que podem contar e confiar um no outro. Quando uma relação é afetada por traições e mentiras, ela passa a ser fundamentada na insegurança e na desconfiança, o que a torna tóxica e infeliz.

O amor precisa de uma base segura para permanecer e crescer, e o casal deve prezar por cuidar dessa base. Para isso, é necessário que eles mantenham entre si a honestidade, a sinceridade e a franqueza, pois essas características serão grandes responsáveis pela qualidade da vida a dois.



5. Respeito

Não é possível existir uma relação saudável sem respeito mútuo entre os envolvidos. Isso vale tanto para os relacionamentos amorosos quanto para qualquer outro.

Como respeito pode-se entender a necessidade de ter consideração pela outra pessoa, valorizando quem ela é, seus direitos e seus sonhos sem lhe causar quaisquer danos. Nesse sentido, os parceiros que se respeitam são bem mais felizes.

Pesquisas mostram que casais que se tratam com igualdade e com consideração, sentem-se mais satisfeitos e costumam ter relacionamentos mais duradouros. Assim, a felicidade no amor está diretamente ligada à valorização da dignidade e do respeito entre parceiros.



6. Desapego

O desapego é o que leva, muitas vezes, ao bom humor, ao companheirismo e à parceria. Trata-se de abrir mão de preconceitos e ideias prontas e permitir-se estar aberto para conhecer e aprender com a realidade do outro.

Em um relacionamento é comum aparecerem conflitos, pois as pessoas são diferentes e, por mais que elas se amem não concordarão sempre em tudo.


O desapego é o que impede que as diferenças se tornem obstáculos incontornáveis e, ao mesmo tempo, é o que torna uma relação muito mais enriquecedora. As pessoas que conseguem desapegar-se de vez em quando e acolher a perspectiva do seu parceiro, acabam ganhando novas experiências e ampliando seus horizontes.

É importante que o casal aprenda a dialogar entre si com disposição, paciência e com mente aberta, para que ambos consigam negociar e para que cada um aprenda a ceder, quando for necessário.


7. Bem-estar consigo mesmo

Esse é um elemento que, na verdade, contribui imensamente para todos os outros citados anteriormente. Para chegar à felicidade no amor, é preciso primeiro estar feliz consigo mesmo.

Quando alguém se cuida, valorizando o amor-próprio, e vive a vida com leveza, humor e positividade, outras coisas boas serão atraídas. Um relacionamento feliz e com amor é como uma consequência desse estilo de vida.

Assim, é importante aprender a valorizar a si próprio e independentemente da existência de um parceiro. Afinal, relacionamentos saudáveis existem para acrescentar coisas boas às nossas vidas e não para serem o único centro da nossa felicidade.

Esses foram alguns exemplos de elementos que fazem parte das relações de pessoas felizes no amor. Esperamos que você tenha gostado! Confira mais sobre o assunto acessando nosso post sobre como é um amor que faz bem.

________

Direitos autorais da imagem de capa:  Andriy Petrenko – Ukraine /  123RF Imagen

Signos do zodíaco, do mais confiante para o mais inseguro:

Artigo Anterior

5 dicas preciosas para proteger suas emoções:

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.