publicidade

Conheça 10 dicas para se acalmar

Quando se tem na manga algumas dessas técnicas para acalmar o coração, nossa qualidade de vida pode até melhorar, afinal estaremos mais serenos e ter melhor foco para lidar com as adversidades do dia a dia.



Levamos uma rotina cada vez mais intensa, cansativa e estressante e, em muitos momentos, utilizar-se de técnicas para se acalmar pode poupar uma pessoa de situações ainda mais difíceis e evitar mais aborrecimentos.

E quando se tem na manga algumas dessas técnicas para acalmar o coração, nossa qualidade de vida pode até melhorar, afinal estaremos mais serenos e ter melhor foco para lidar com as adversidades do dia a dia. Confira abaixo algumas delas.

10 técnicas para se acalmar:


1. Por meio dos sentidos

Essa técnica é especial para aqueles momentos em que você estiver muito nervoso e agitado. Observe o ambiente ao seu redor e liste cinco coisas que você pode ver, em seguida, quatro coisas que pode tocar, três que pode escutar, duas que pode cheirar e uma cujo gosto pode sentir.


2. Distração cognitiva

Se você estiver passando por um ataque de pânico ou à beira de uma crise de nervos, esta é uma das melhores técnicas para se acalmar: conte mentalmente e regressivamente de 100 a 0, de 3 em 3, ou seja: 97, 94, 91, 88, e assim por diante.


3. Relaxamento muscular

Nessa técnica você vai contrair um grupo muscular por vez, de 5 a 10 segundos e, em seguida, relaxar. Os principais músculos, ou grupos, que você deve trabalhar são: maxilar, braços, mãos, barriga, pés, panturrilhas e coxas. Essa técnica faz com que você se concentre em outra coisa, sem ser o que está tirando a sua calma.



4. Meditação

Essa técnica é fantástica, mas exige prática e um pouco de conhecimento. Procure um mestre de yoga para ensinar você a meditar.


5. Com música

Deixe pronta uma lista com músicas que o acalmem e relaxem, no celular, pendrive ou em todas as formas possíveis de mídia, para que, quando você precisar se acalmar, consiga ter acesso rápido a essas músicas.


6. Escreva em um diário

Essa técnica funciona muito bem para se acalmar, pois sempre temos acesso a um pedaço de papel e uma caneta. Quando você estiver precisando muito se acalmar, escreva tudo o que está sentindo e tudo que você gostaria de dizer, faça um desabafo para o papel. Você verá que, à medida que as palavras forem sendo escritas, você se acalmará, aos poucos.


7. Controle a respiração

Essa técnica pode ser feita em apenas 60 segundos. Inspire profundamente, pelo nariz, e segure o ar por alguns segundos. Repita esse processo quatro vezes. Depois, fixe a atenção no peito, na região do coração, por 15 segundos.


8. Imaginação guiada

Concentre-se e imagine um lugar em que você se sinta em paz e relaxado, pode ser sua casa ou onde você gostaria de estar agora. Enquanto pensa nesse lugar, comece a adicionar detalhes à cena, de maneira a focar-se no campo da imaginação. Você pode montar essa cena com os olhos abertos ou fechados, como preferir.


9. Suspire

Inspire, deixando o ar entrar rapidamente em seus pulmões, e solte-o naturalmente, suspirando! O suspiro é uma boa tática, pois quando você solta o ar através do suspiro, suas preocupações e pensamentos negativos se vão juntamente com aquilo que você expirou.


10. Procure ajuda profissional

Em algumas fases de nossa vida, não somos capazes de lidar com tanto estresse e ansiedade sozinhos e, nesse momento, pode ser fundamental procurar ajuda profissional. Dentre essas dez técnicas para se acalmar, que listamos, com certeza alguma vai ajudar você nos momentos de nervosismo e ansiedade.

 

Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: declofenak/123RF Imagens.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.