Natureza

Conheça as 10 flores mais exóticas e raras do mundo!

Foto: Depositphotos
capa site Conheca as 10 flores mais exoticas e raras do mundo

Não podem ser cultivadas em qualquer jardim; muitas reúnem visitantes do mundo todo que estão em busca de sentir seu aroma ou apenas ver se abrirem suas pétalas.

Quando pensamos em flores, automaticamente permitimos que nossa mente seja inundada com uma quantidade infinita de pequenas e delicadas espécies (normalmente bem coloridas) que estamos muito acostumados a ver. Rosas, antúrios, orquídeas, lírios, entre outras espécies capazes de deixar qualquer ambiente mais alegre e refinado.

Mas existem algumas espécies consideradas extremamente raras e exóticas espalhadas pelo mundo e que não vemos com facilidade. As flores que trouxemos nesta lista mostram quão diversa e impactante a natureza pode ser, mostrando-se irreverente — e em alguns momentos assustadora — e até impiedosa.

Confira abaixo dez espécies de flores consideradas exóticas e raras no mundo todo:

1. Flor caveira ou snapdragon

2 Conheca as 10 flores mais exoticas e raras do mundo

Direitos autorais: reprodução/ Flickr

Quando estão floridas, nem sequer passam uma imagem assustadora, mas quando começam a secar, encerrando o ciclo natural, chegam a se parecer — e muito — com pequenos crânios de dragão. Chamada de flor-crânio-do-dragão, snapdragon ou Antirrhinum (o gênero ao qual pertence), a espécie de beleza fora do comum é nativa de áreas frias e rochosas da Europa e dos Estados Unidos.

2. Orquídea fantasma

3 Conheca as 10 flores mais exoticas e raras do mundo

Direitos autorais: reprodução Wikimedia Commons/ Jeff Hale

Considerada uma das flores mais raras do mundo, a Dendrophylax lindenii, também chamada de orquídea fantasma, só pode ser cultivada em climas extremamente quentes e úmidos, estando presente, principalmente, na Flórida, nos Estados Unidos, e em Cuba. Botânicos afirmam que a flor possui cheiro de maçã; não tem folhas e seu caule é insignificante.

3. Lírio cadáver

4 Conheca as 10 flores mais exoticas e raras do mundo

Direitos autorais: reprodução Wikimedia Commons/ Steve Cornish

Também conhecida no Brasil como flor de raflésia, é considerada a maior flor do mundo e, pasmem, cheira a carne em putrefação, atraindo os insetos responsáveis pela polinização. Elas são cultivadas nas selvas de Bornéu, Sumatra, Kalimantan e outras regiões da Indonésia; podem chegar a 11 quilos.

4. Bico-de-pomba

5 Conheca as 10 flores mais exoticas e raras do mundo

Licenciada para o site O Segredo: Depositphotos

Sob o nome científico de Lotus berthelotii, é uma flor que corre alto risco de extinção, já que é nativa de Tenerife, nas ilhas Canárias, mas existe apenas em alguns pontos isolados. Já era considerada rara no século XIX, e retirá-la da natureza para que poucas pessoas a tivessem em seus jardins pessoais acelerou o processo de declínio da espécie na natureza.

5. Orquídea sapatinho

6 Conheca as 10 flores mais exoticas e raras do mundo

Licenciada para o site O Segredo: Depositphotos

A orquídea sapatinho, nome popular para a Cypripedium calceolus, é considerada uma das flores mais caras do mundo, por isso não é vista em muitos locais. Com delicadas pétalas que lembram pequenos sapatos de fada, essas flores são originárias do continente asiático, mas já foram levadas para outros países, como o Brasil.

6. Flor kadupul

7 Conheca as 10 flores mais exoticas e raras do mundo

Licenciada para o site O Segredo: Depositphotos

Nativa do Sri Lanka, essa flor é exótica por conta de sua mortalidade extremamente rápida, desabrocha à meia-noite e morre antes que o dia nasça. Com o nome científico Epiphyllum oxypetalum, é preciso muita sorte — e dinheiro — se você quiser presenciar um exemplar dessa espécie ultraperfumada se abrindo.

7. Árvore-de-veneno-de-peixe

8 Conheca as 10 flores mais exoticas e raras do mundo 1

Licenciada para o site O Segredo: Depositphotos

Também chamada de flor de putat, é uma espécie nativa das costas do oceano Pacífico e atrai morcegos e mariposas por conta de seu odor doce. Essa foi uma das primeiras plantas a se disseminarem na ilha de Anak Krakatau, que emergiu da erupção gravíssima de 1883.

8. Campião

9 Conheca as 10 flores mais exoticas e raras do mundo

Licenciada para o site O Segredo: Depositphotos

Essa flor, que só pode ser encontrada em Gibraltar, chegou a ser considerada extinta em 1992, mas voltou a ser vista em 1994, em um ambiente ainda mais inóspito. Sendo muito sensível e morrendo rapidamente, muitas pessoas viajam até o local apenas para vê-la por algumas horas.

9. Flor-bonequinha

10 Conheca as 10 flores mais exoticas e raras do mundo

Licenciada para o site O Segredo: Depositphotos

Também conhecida como chinelo-de-darwin, essa espécie é originária da Terra do Fogo, no extremo Sul da América do Sul. Nos Estados Unidos, recebe o nome de aliens-felizes, e é considerada raríssima, principalmente por só conseguir ser cultivada em ambiente apropriado.

10. Flor-cadáver

11 Conheca as 10 flores mais exoticas e raras do mundo

Licenciada para o site O Segredo: Depositphotos

Por mais que pareça que já falamos dessa flor antes, não se confunda, essa recebe o nome científico de Amorphophallus titanium e também é considerada uma das maiores flores do mundo, mas perde o posto para a raflésia. Quando suas pétalas abrem, exalam um odor de carne podre, da mesma forma que a outra, para atrair insetos capazes de polinizá-la. Oriunda das florestas tropicais do Oeste de Sumatra, essa espécie é muito difícil de cultivar, mesmo em condições ideais.

0 %