Ao olhar para a Nakagin Capsule Tower em Tokio, no Japão, você tem a impressão de estar vendo várias lavadoras de roupas empilhadas. O prédio de 13 andares é composto por 144 apartamentos em cápsulas de 30 metros quadrados e é um dos mais famosos da cidade.
Construído em 1972, a torre é um exemplo do Metabolismo Japonês, um movimento arquitetônico emblemático do Japão pós-guerra e foi o primeiro prédio com apartamentos em cápsulas do mundo. Cada cápsula é um apartamento completo e foram projetadas para atender aostrabalhadores que precisavam viver em Tóquio. Elas são equipadas com fogão, geladeira, uma mesa dobrável que, muitas vezes, divide espaço com uma cama e um banheiro semelhante ao de um avião.
Fotos: Noritaka Minami
Atualmente, grande parte do prédio está desocupado por causa de infiltrações de água e da presença de amianto no sistema de ar condicionado o que acabou fazendo com que algumas cápsulas fossem transformadas em escritórios.
Para os curiosos e aventureiros, é possível experimentar uma das cápsulas que tem sido alugada através do Airbnb por US$ 30 a noite.