5min. de leitura

Conheça os 3 segredos da felicidade do homem mais feliz do mundo!

Matthieu Ricard, um monge budista tibetano de 71 anos é considerado o homem mais feliz do mundo!

Ele, atualmente, mora no Nepal, mas nasceu na França. Matthieu era um intelectual francês com Ph.D. em genética molecular, mas desistiu de seus títulos para se tornar um budista e humanitário. Participou de um estudo cerebral sobre meditação e compaixão do neurocientista Richard Davidson, da Universidade de Wisconsin. O estudo durou 12 anos.


Matthieu teve sua cabeça conectada a 256 sensores e através dessa experiência, Richard conseguiu descobrir que a mente de Matthieu era mais relaxada e leve quando ele meditava com compaixão.

No período dessa meditação, seu cérebro produzia um nível de ondas gama (que se refere à consciência, atenção, aprendizado e memória) tão elevado que nunca antes havia sido relatado.

Outra descoberta foi que a atividade em seu córtex pré-frontal esquerdo era muito grande em comparação ao lado direito, isso lhe proporcionou grande capacidade de sentir felicidade e menor propensão à negatividade.

Esse incrível monge se considera uma pessoa verdadeiramente feliz e a meditação o ajuda muito nessa questão. Ele, muitas vezes, passa um dia inteiro meditando, sem se cansar ou enjoar.


Abaixo estão os conselhos de Matthieu Ricard para aqueles que buscam uma vida genuinamente feliz:

1. Pare de se considerar o centro do universo

De acordo com Matthieu, é cansativo passar todos os seus dias se preocupando apenas consigo mesmo, além do que o egoísmo leva à infelicidade. Quando nos focamos em fazer tudo funcionar apenas a nosso favor, passamos a enxergar o resto do mundo como inimigos e ameaças ao nosso sucesso. Isso está longe da verdade e nos coloca em uma maré de acontecimentos negativos. Somos todos um. Portanto, a benevolência e compaixão por aqueles ao nosso redor beneficia a todos. Isso não significa que devamos permitir que as pessoas tirem vantagem e nos coloquem para baixo, mas nossa gentileza e solidariedade deve estar acima de tudo. Quando estamos em um estado mental positivo, temos mais probabilidade de passar uma mensagem iluminada àqueles que estão por perto, o que pode motivar uma transformação em sua vida.


2. Exercite sua mente todos os dias

Matthieu acredita que uma mente mais positiva está ao alcance de todos nós, e que em nosso interior existe um potencial para a bondade. Precisamos treinar nossas mentes, diariamente, para que, a cada dia, possamos estar mais preparados para seguir em frente em nossa missão de felicidade. Assim como um maratonista não pode competir, sem antes ter treinado para atingir os quilômetros necessários, nós também não podemos dar novos passos, sem estarmos com nossas mentes preparadas.


3. Passe quinze minutos por dia tendo pensamentos felizes

O amor e felicidade, geralmente, são pensamentos passageiros, apenas uma distração até nossas mentes serem preenchidas com preocupações, dúvidas e insatisfações. Apesar de esse ser o padrão atualmente, não é assim que as coisas deveriam ser. Amor e felicidade devem ser constantes em nossos pensamentos e vida, de forma geral. Por isso, Matthieu nos aconselha a pensarmos em emoções positivas durante 15 minutos a cada dia. Se mantivermos essa prática, todos os dias, por duas semanas, já começaremos a notar resultados positivos. Ricard mantém a prática há 50 anos, não é à toa que é considerado uma das pessoas mais felizes do mundo. Essa prática é apoiada pela ciência, Richard Davidson realmente descobriu que, mesmo uma meditação de 20 minutos por dia, contribui para a felicidade geral das pessoas.


Você concorda com as dicas de felicidade de Matthieu? Compartilhe suas opiniões através dos comentários!





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.