8min. de leitura

Conheça os 6 destinos para viagens espirituais imperdíveis!

Quando estamos sobrecarregados, cansados e tristes, não há nada mais vivificante que viajar!


É por isso que, cada dia mais, pessoas procuram por viagens espirituais para renovar as energias e encontrar a paz interior.

No Brasil e no mundo, existem diversos destinos indicados para quem busca tranquilidade e inspiração. São locais tidos como sagrados e que recebem visitantes de todo os lugares. Independentemente de religião, as pessoas querem se conectar com algo superior e, assim, voltar para suas rotinas renovadas.

Neste post, trouxemos 7 destinos que ajudarão você na sua busca por autoconhecimento e iluminação espiritual. Confira!

1. Bodhgaya, Índia

Bodhgaya é um dos locais de peregrinação mais visitados por budistas no mundo todo. Segundo a história, foi lá que Buda Gautama, o fundador do Budismo, atingiu a iluminação, debaixo de uma árvore bodhi.


O destino é perfeito para uma viagem espiritual. Sendo budista ou não, você encontrará em Bodhgaya inspiração para meditar e para buscar o autoconhecimento. Quem visitou a cidade e esteve em locais como o Mahabohi Temple, garante que é um paraíso de paz.

Além do templo, a cidade possui outros atrativos sagrados, como a bodhi tree — árvore sagrada onde Buda meditou até atingir a iluminação —, a grande estátua de Buda com seus jardins majestosos e diversos monastérios budistas, como o Thai Monastery e o Royal Bhutan Monastery.


2. Santiago de Compostela, Espanha


Enquanto algumas pessoas buscam destinos de reflexão e silêncio, outras preferem roteiros de peregrinação, como Santiago de Compostela, Espanha. Considerada a maior rota de romaria da Europa, o lugar recebe pessoas de todo o mundo. As maiores motivações são a busca pelo autoconhecimento, o contato com outra cultura e o turismo.

O percurso é considerado uma jornada espiritual, que consiste em uma peregrinação de 783 km. São semanas dedicadas à reflexão e ao encontro da paz interior. Quem já foi garante que, mais do que uma caminhada, o Caminho de Santiago é uma experiência espiritual transformadora.


3. Terra Santa, Jerusalém

Em hebraico, Jerusalém quer dizer “Cidade da Paz”, mas ela é conhecida mesmo como Terra Santa. Todos os anos, adeptos das religiões abraâmicas — judeus, cristãos, muçulmanos etc — de todo o mundo peregrinam pelas ruas de Jerusalém para reforçar a fé e encontrar paz espiritual.

Para os cristãos, ela é sagrada porque foi cenário da pregação e crucificação de Jesus. Para os judeus, Jerusalém é santa porque abriga as ruínas do Templo de Salomão. E, para os muçulmanos, é a cidade que abriga sua mais importante mesquita.

Como você pode notar, não é à toa que Jerusalém é considerada Santa e serve de roteiro espiritual para pessoas de diversas religiões.


4. Vaticano, Itália

Para os católicos, o Vaticano é o centro da espiritualidade e do poder da Igreja que os representa. É um dos lugares mais indicados para buscar paz interior e renovar as energias, principalmente após acompanhar a celebração de uma missa dirigida pelo próprio Papa.

Para quem é católico e deseja uma experiência espiritual inesquecível, é uma ótima escolha. Para quem não é religioso, ainda assim o passeio é renovador, já que as belezas e o encanto das basílicas, das obras de arte e dos museus são de encher os olhos dos visitantes.

Na cidade do Vaticano, não deixe de ir à Praça de São Pedro, à Capela Sistina, à Basílica de São Pedro, aos museus do Vaticano e a tantos outros pontos turísticos cheios de boas energias.


5. Machu Picchu, Peru

Construída no século XV, a cidade perdida dos incas é também um ótimo destino para quem quer revigorar as energias. A cidade, que foi palco da poderosa civilização inca, possui uma beleza natural impressionante. Não é à toa que, em 2007, foi considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

O local é considerado místico e sobrenatural devido à forte religião do povo inca. Eles adoravam o Deus Sol e, por isso, construíram sua cidade no ponto mais alto da região — os Andes Peruanos. Além disso, toda sua construção é feita de granito branco, considerado pelos incas como portador de energias especiais.

Outro fator que torna Machu Picchu encantador é o enorme respeito que eles tiveram pela natureza. Na verdade, os incas eram verdadeiros adoradores de Gaia e construíram seus templos, muros e costumes em equilíbrio com ela. Não tem como visitar a região e não sentir as vibrações que ele emite.


6. Aparecida, São Paulo

Para os católicos que buscam uma viagem espiritual, Aparecida do Norte é uma boa opção. A cidade, que recebe todos os anos milhares de peregrinos, se destaca pela Basílica de Nossa Senhora Aparecida, que é considerada a terceira maior do mundo.

O templo foi construído no formato de uma cruz grega. Além disso, possui uma torre de 100 metros e capacidade para receber 75 mil pessoas.

Além da Basílica de Nossa Senhora Aparecida, outros pontos que merecem destaque são: a Passarela da Fé, que oferece uma linda vista da cidade, a Sala de Promessas, o Museu de Cera Sacro, o Mirante da Torre, a Matriz Basílica Velha, entre outros.


7. Círio de Nazaré, Belém do Pará

Todos os anos, romeiros de vários lugares participam da procissão em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, em Belém do Pará. São aproximadamente dois milhões de fiéis que caminham pelas ruas da capital em manifestações de fé e cultura.

A festa religiosa — que, em 2013, foi considerada Patrimônio da Humanidade — tem duração de 15 dias, em que são realizadas missas, novenas, procissões e festas, além de comidas típicas da região e feiras de artesanato local.

Ao longo deste texto, você viu que existem diversos destinos para entrar em conexão com a espiritualidade e alcançar paz de espírito. São regiões cercadas de boas vibrações, capazes de renovar qualquer pessoa que pisar nos seus solos sagrados.

Isso acontece porque, além de relaxar a mente, viajar enriquece a alma e faz bem para o coração. Não importa qual religião você segue: o que realmente vale é a experiência adquirida durante o percurso.

Gostou das nossas dicas de viagens espirituais? Então compartilhe este post nas suas redes sociais e permita que seus amigos conheçam esses destinos também!

____________

Direitos autorais das imagens: rpbmedia / 123RF Imagens – joserpizarro / 123RF Imagens

silverjohn / 123RF Imagens – photka / 123RF Imagens –  siv2203 / 123RF Imagens –  pastore55 / 123RF Imagens





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.