Comportamento

Conheça os melanésios, os únicos negros do mundo com cabelos loiros

Capa Conheca os melanesios os unicos negros do mundo com cabelos loiros

Naturais das Ilhas Salomão, os melanésios provam que os cabelos mais claros não são exclusividade dos caucasianos.

Quando pensamos em cabelos naturalmente claros, geralmente nos lembramos de alguém de pele branca. Além de geneticamente cabelos loiros ocorrerem em pessoas caucasianas, também existe uma construção social de que pessoas de cor, negras ou asiáticos, não ficariam bem com as madeixas loiras, mas com o passar dos anos, o acesso a tinturas de cabelo se disseminou e as pessoas descobriram que, independentemente da cor da sua pele, poderiam usar o cabelo da forma e cor que quisessem.

Mas o que pode chocar algumas pessoas é que, apesar de não ser algo comum, existem sim pessoas negras que já nascem com os cabelos loiros, estes são os melanésios, habitantes das Ilhas Salomão, na Oceania.

Mesmo com a pele retinta, o cabelo desses indivíduos já nasce loiro, sem precisar de descolorantes, derrubando de vez a ideia de que somente europeus e seus descendentes podem ser loiros.

À medida que as pessoas desvendam a dinâmica da Terra e entendem a ligação das várias cores de pele, a natureza, por sua vez, continua a revelar fenômenos que atiçam a curiosidade das pessoas e as surpreendem acerca do entrelaçamento das etnias.

2 Conheca os melanesios os unicos negros do mundo com cabelos loiros

Direitos autorais: Graham Crumb / Wikimedia Commons

Em 1796 Charles de Brosses escreveu sobre uma antiga etnia negra e em 1832 foi a vez de Jules Dumont d’Urville escrever sobre a mesma raça e sua cor de cabelo única. E foi assim que o mundo tomou conhecimento dos povos chamados melanésios, típicos da Melanésia, região do extremo oeste da Oceania.

A Melanésia inclui as Ilhas Salomão, sub-região da Oceania. Perto estão, por exemplo, a Austrália, Papua Nova Guiné, Fiji, Vanuatu e Nova Caledônia.

Na história, ainda existe um debate sobre o surgimento desse povo nas ilhas. Uma linha de pensamento e estudo atribui sua origem aos povos que vivem na Papua atualmente. Outros pesquisadores acreditam que os ancestrais dos melanésios chegaram às Ilhas Salomão há mais de 3 mil anos. Apesar de ainda não ter sido encontrada uma resposta definitiva para essa questão, todos concordam com os traços impressionantes dos melanésios e sua cultura, que chama a atenção para além dos seus cabelos loiros, que por si só impressionam.

O cabelo loiro é mais comum em crianças, pois à medida que as pessoas envelhecem, eles tendem a escurecer, por isso nem todos os adultos melanésios são loiros. Existem várias teorias sobre como eles conseguiram seus cabelos claros. Alguns estudiosos argumentam que vêm do sol e do consumo de peixes, enquanto outros afirmam que a causa são os casamentos com europeus que se estabeleceram nas ilhas no passado.

3 Conheca os melanesios os unicos negros do mundo com cabelos loiros

Direitos autorais: Graham Crumb / Wikimedia Commons.

De acordo com o portal de notícias Pulse.NG, até pouco tempo, os indígenas melanésios praticavam o canibalismo, a caça de cabeças, o sequestro e a escravidão, assim como a tribo asmat. No entanto, com o contato com outras etnias, principalmente os europeus, a maioria dos melanésios se converteu à fé cristã.

A maioria dos melanésios vivem em ambiente rural, voltados para a produção para o consumo da própria tribo, além da pesca, que também é predominante por lá. Dessa forma, cerca de 90% deles levam uma vida mais analógica.

A presença dos melanésios, pessoas negras com cabelos loiros naturais, mostra que o mundo tem muito ainda a se surpreender com a humanidade.

0 %